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Customer Experience Automation: conheça a solução da ActiveCampaign

5 minutos de leitura

Você sabia que a ActiveCampaign é a empresa responsável por desenvolver a Customer Experience Automation (CXA) que fez com que os clientes passassem a ter a opção de desenvolver seus próprios objetos personalizados diretamente pelo aplicativo, sem precisar de nenhum código. 

Esse fato é tão importante, afinal, companhias adeptas de soluções CXA preveem um crescimento de 100% da receita em 2022, sabia?

E aí, quer saber mais sobre Customer Experience Automation? Continue a leitura! 

Qual a importância de se preocupar com a experiência do cliente?

Podemos dizer que a experiência do cliente é todo contato que o consumidor, ou melhor, o público de interesse, tem com seu serviço/produto, e principalmente com a marca. 

E, pensar estrategicamente a experiência que o seu cliente vai ter com seu negócio é, basicamente, planejar de forma inteligente o poder de conquista da marca.

Além disso, também é estudar a jornada do cliente e dos negócios e suas nuances que interferem nesse processo. E, posteriormente, elaborar práticas e ações de modo a agregar valor e garantir uma experiência rica, completa e prazerosa.

Desse modo é possível trabalhar a identidade da sua marca e a identificação que seu público tem com ela.

Não é apenas sobre personificar o bom atendimento, é facilitar processos, agregar conforto, segurança e diferenciação. O ideal é fortalecer uma relação acima da comercial. E esse trabalho está diretamente relacionado ao marketing, mas é preciso ir muito além dele.

O que é a Customer Experience Automation?

Ao contrário do que se pensa, a CXA não é apenas automatizar e-mails!

A Customer Experience Automation é um conjunto de ações que tornam os pontos de contato entre empresa e clientes mais amigáveis, prazerosos e fáceis.

Isso significa que tudo dentro de uma empresa é impactado e impacta a CXA!

Quais são os pilares da Customer Experience Automation?

Agora que já vimos qual é a importância da experiência do cliente e do que se trata a CXA, chegou o momento de verificar qual quais são seus pilares. Acompanhe!

Orquestração

Como não há duas empresas realmente iguais, a Customer Experience Automation permite desenvolver o conjunto de ferramentas que faz mais sentido para o modelo de cada uma, orquestrando experiências personalizadas

A palavra “Orquestrar” está ligada aos conjuntos de ferramentas existentes exponencialmente mais eficazes, conectando-os ao conjunto mais amplo de dados de clientes. 

A verdadeira orquestração aprimora as melhores ferramentas já existentes com integração, agregando valor a todo o ecossistema.

Segmentação

Os compradores modernos geram uma quantidade tão grande de dados que é impossível acompanhar humanamente. E, para enviar comunicações personalizadas, você precisa entender o que cada pessoa valoriza, em que ponto estão do ciclo de vida do cliente e muito mais. 

A Customer Experience Automation rastreia as preferências, o comportamento e vários atributos personalizados do comprador em todo o ciclo de vida do cliente. Assim, você tem o conjunto de dados mais amplo possível para segmentação. 

Personalize envios com base em praticamente qualquer parâmetro para que suas mensagens sejam sempre direcionadas ao público-alvo certo.

Personalização

Seus clientes querem experiências pessoais, mas você não tem tempo para atender cada pessoa individualmente. E se fosse possível criar uma experiência nova para cada pessoa? 

E se ninguém, ainda que membros do mesmo grupo, tivesse exatamente a mesma experiência? 

A CXA usa dados de todo o ciclo de vida do cliente para escolher o melhor conteúdo, horários de envio e canais de entrega para cada cliente. 

Dessa forma, você pode criar campanhas totalmente personalizadas com o mínimo de esforço. Replique a experiência personalizada para cada pessoa, independentemente do tamanho da sua empresa.

Automação

As ferramentas antigas de automação de marketing ainda podem exigir bastante trabalho. Primeiro, é necessário descobrir qual o interesse das pessoas, depois, desenvolver recursos automatizados manualmente (e alterá-los manualmente conforme os negócios evoluem). 

A Customer Experience Automation analisa todas as informações do cliente, destaca o que funciona melhor para cada indivíduo e ajuda a melhorar sua estratégia de envio em tempo real, com base no comportamento do cliente. Poder proporcionar a cada pessoa a melhor experiência possível enquanto você descansa é como contar com um funcionário extra (sem precisar de um espaço a mais).

Quais categorias estão incluídas na CXA?

Depois de entender os pilares fundamentais da CXA, vamos compreender quais categorias estão contempladas no Customer Experience Automation!

E-mail marketing

É possível obter dados de todo o ciclo de vida do cliente para aprimorar continuamente a eficácia de marketing por e-mail.

Automação de marketing

Você pode alinhar estratégias entre sua equipe, seu site e suas campanhas de marketing para criar uma experiência mais personalizada ao cliente.

CRM 

Sabia que é possível vender os produtos em estoque e alinhar as tarefas cotidianas com desafios atuais dos clientes e campanhas de marketing?

Gerenciamento de contas

Não perca mais tempo, conecte e-mail, chat ao vivo e interações de texto para que todas as equipes estejam cientes dos problemas de suporte, oportunidades de venda adicional e muito mais.

Quais são as vantagens do Customer Experience Automation?

Menos rotatividade

Mais de 70% de todos os clientes que trocam de empresa para a concorrência, não têm problemas com o produto. O principal problema deles é com o serviço de atendimento ao cliente.

Crescimento da empresa

Empresas com foco na experiência do cliente aumentam de 4% a 8% suas receitas em relação ao restante do setor.

Maior valor da vida útil do cliente

Consumidores que têm uma conexão emocional com a marca, têm um valor de vida útil 306% maior.

Custo de serviço reduzido

Oferecer uma experiência de alta qualidade ao cliente pode reduzir o custo de atendimento a clientes em até 33%.

Taxas de conversão maiores

Uma recomendação de alto impacto que transmite uma mensagem relevante tem 50 vezes mais chances de resultar em uma compra do que uma recomendação de baixo impacto.

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Eliane Martins
Formada em Marketing e pós-graduada em Marketing Digital, faz parte do time de Conteúdo e SEO da 8D Hubify.
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