Cases 8D Hubify

Aumentamos em 32% o número de vendas da SOAP, provenientes do Inbound Marketing

4 minutos de leitura

Confira como as principais estratégias de Inbound Marketing fizeram com que a SOAP tivesse um crescimento de mais de 50% na taxa média de abertura em disparos de e-mail e melhora de 9% no volume de negócios gerados!

Quem é a SOAP?

A SOAP é uma empresa especializada em apresentações profissionais que surgiu em 2003 com o propósito de auxiliar empresas e executivos a alcançarem a alta performance em apresentações estratégicas e reuniões decisivas.

Para isso, a SOAP criou uma metodologia pioneira que compreende uma estratégia bem definida, um roteiro que transforma as mensagens corporativas em uma verdadeira história, um suporte visual no estado da arte e um apresentador preparado para dar um show.

Quais eram os desafios?

Com uma conta da RD que tem mais de 20 anos, também conhecida como a terceira conta da RD, a SOAP enfrentava diversos desafios em sua estratégia de marketing digital ao trabalhar com RD. A empresa lidava com uma sobrecarga de mais de 250 fluxos na ferramenta e a gestão de mais de 300 landing pages era complexa, o que resultava em jornadas ineficientes para os leads.

Além disso, havia uma falta de clareza na compreensão da base de leads, acarretando dificuldades para avaliar o potencial de engajamento devido à saturação, o que afetava negativamente as métricas de engajamento.

A visibilidade da jornada do lead e seus resultados também eram desafiadoras, já que a própria jornada do lead não estava clara e nem a relevância do Inbound dentro da estratégia do digital. E, recorrentemente, surgia o sentimento de “Será que o Inbound está sendo eficiente?”, “A estratégia está gerando ROI?”.

Como a 8D Hubify ajudou?

Para superar os desafios enfrentados pela SOAP, a 8D Hubify desenvolveu uma série de estratégias e ações em colaboração, aproveitando as funcionalidades do RD Station Marketing e do RD Station CRM.

Primeiramente, foi realizado o desenho e a implementação de uma jornada de fluxos na RD. Isso incluiu a reestruturação dos mais de 250 fluxos existentes, simplificando e otimizando as jornadas dos leads, tornando-as mais eficazes e direcionadas para os objetivos de conversão.

Além disso, houve uma otimização dos ativos pré-existentes, incluindo as mais de 300 landing pages. A equipe revisou e atualizou essas páginas para melhorar a experiência do usuário e aumentar as taxas de conversão.

Para garantir maior visibilidade e controle sobre o impacto do Inbound Marketing nas vendas, a 8D Hubify desenvolveu uma ferramenta personalizada utilizando o RD Station. Essa ferramenta 

é uma planilha pronta para extrair os dados da RD, levantar o primeiro evento de conversão, entender se é topo, meio ou fundo de funil, e identificar se o MQL é proveniente de Inbound ou não.

Essa planilha permitiu acompanhar a representatividade das ações de Inbound no pipeline de vendas, tornando mais claro o papel do marketing na geração de leads qualificados e oportunidades de negócios.

Como foi a evolução do Funil de Marketing?

A evolução do Funil de Marketing e Vendas após a parceria entre a 8D Hubify e a SOAP é notável. Em 2023, de janeiro a agosto, a taxa média de abertura em disparos de e-mail atingiu 45%, e obteve aumento de 50% se comparado ao ano anterior.

Além disso, os disparos de e-mail geraram 10% mais leads, nos levando a uma taxa 92% acima do benchmark de mercado para o segmento de educação e treinamento.

O fluxo de e-mails apresentou uma melhoria geral de 60% na taxa de abertura, ficando 15% acima da média de mercado. Após otimizações na jornada, a mesma taxa de abertura cresceu 14%, com um aumento de 41% na taxa de clique, superando em 33% e 224% o benchmark de mercado, respectivamente.

Além disso, a visibilidade da representatividade do Inbound Marketing na estratégia se reflete no crescimento de 55% em MQLs de Inbound no segundo trimestre de 2023 em comparação com o primeiro trimestre.

* Q3 parcial até Agosto

Quais foram os resultados alcançados?

A parceria entre a 8D Hubify e a SOAP teve impactos financeiros significativos. Se compararmos o primeiro trimestre de 2023 com o segundo trimestre do mesmo ano, houve uma melhora de 9% no volume de negócios gerados por meio de estratégias de Inbound Marketing. Esse aumento demonstra a eficiência das ações implementadas na geração de receita.

Além disso, ao longo de 2023, observamos que impressionantes 32% das vendas tiveram origem nas estratégias de Inbound Marketing. Essa participação substancial no mix de vendas reflete o sucesso da abordagem, que não apenas gera leads qualificados, mas também contribui significativamente para a expansão da receita da SOAP.

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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