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Aumentamos em 282% o número de vendas da RDC com a implementação do RD CRM

4 minutos de leitura

Quem é a RDC?

Já pensou em pagar um valor fixo mensalmente em troca de viajar todos os anos do jeito que você escolher? É o que a RDC oferece, sendo o primeiro Clube de Assinatura de Viagens do Brasil, atuando desde 1992. 

Além de ser a forma mais prática e segura de viajar, é o consumidor que decide quando e como ir, com personalização para todos os gostos e destinos brasileiros e/ou no exterior. 

Falando em consumidor, a empresa tem diferentes personas, cada qual com suas especificidades: casais que se interessam por aventuras ou um passeio mais romântico, famílias que buscam por segurança e diversão para as crianças, idosos e aposentados em busca de tranquilidade. 

Para cada um deles a experiência é completa, desde diárias de hospedagem à sua disposição até troca por passagens, serviços turísticos e assessoria. 

Quais eram os desafios enfrentados?

A parceria com a 8D Hubify foi iniciada através do setor comercial, cujo objetivo era a implementação do RD CRM conectado ao sistema próprio, que era utilizado para criação e acompanhamento de pedidos. 

Além da captação, a distribuição de leads era um grande problema entre os mais de 100 vendedores em todo o Brasil, este processo era realizado manualmente e demorava em média 3 dias para acontecer. 

Embora a RDC já trabalhasse com a geração de demanda online, era necessário impulsionar o canal digital e distribuir os leads em tempo real, atendendo a complexa regra de distribuição.

Além disso, o CAC (Custo de aquisição de Clientes) era muito alto devido à soma de dois fatores: baixa adesão à assinatura online e custo por lead elevado, em torno de R$159,38 para Google Ads e R$ 15,09 para Facebook Ads. 

Quais foram as soluções encontradas?

A integração do ERP com o RD CRM foi criada de modo que quando uma oportunidade chega em determinada coluna de fechamento, é obtido um link com o aceite da proposta, reduzindo o tempo da venda e esforço do vendedor. 

Já a distribuição dos leads do RD Marketing para o RD CRM foi feita via API desenvolvida pela agência. Além disso, foi realizada uma consultoria pré e pós-vendas, incluindo treinamentos sobre o CRM. 

Em abril de 2023, trouxemos o foco para a captação de leads, cujos resultados foram alcançados desde a primeira oferta. O primeiro passo foi criar campanhas segmentadas por personas que direcionam para landing pages correlacionadas ao anúncio, sendo possível criar automação de marketing e segmentações, entendendo e adaptando o respectivo benefício de quem busca ao viajar, seja ele tranquilidade, segurança, romance, entre outros.

Após a conversão, os leads passam por uma jornada de descoberta com o objetivo de sanar as principais dúvidas mapeadas com o time de vendas antes do play nas ofertas. O objetivo desta jornada é de reduzir o ciclo de vendas, tornando-o mais ágil e reduzindo assim a interação com o vendedor, permitindo uma escala na operação, seja ela 100% online ou direcionada pelo time de vendas. 

Quais foram os resultados alcançados?

Embora já existisse uma estrutura de marketing, com a oferta dividida e bem segmentada por público-alvo, ICP e persona, alcançamos uma queda de mais de 3x no custo por lead

Nos primeiros 15 dias de campanha, em maio, os resultados foram de 17.069 visitantes, 15.607 leads, 2.912 oportunidades e 23 vendas — resultado este que já apresenta recordes. O CPC foi reduzido em 308,45% e o custo por lead caiu 455,93%: chegando a R$3,29. 

No mês seguinte, alcançamos um aumento de 56,06% no número de visitantes, 67,38% em oportunidades e 282,61% em vendas, com 88 realizadas. Neste período, ainda havia vendedores sendo incluídos no RD CRM. 

Após a adoção de todos, o número de vendas em julho subiu para 168, um aumento de 90,91% em relação ao mês anterior. Os resultados atuais permanecem em crescimento, a estratégia nos permite analisar por persona, entender as objeções de vendas e adaptar os anúncios e a argumentação. 

Pode-se afirmar que o uso do RD Station Marketing e CRM promoveu a integração entre as áreas de marketing e vendas e otimizou a operação. A distribuição foi reduzida para 1 minuto e o ciclo de vendas para apenas 6 dias, medido no CRM.

Além dos indicadores, melhoramos a experiência do cliente que hoje entra em uma comunicação personalizada conforme a persona que representa e recebe o suporte do time de vendas em tempo real.

8DHubify
Agência de RevOps: especializada em otimizar a jornada do cliente de ponta a ponta, começando pelo marketing, passando por vendas até o pós-vendas.
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