Blog 8D Hubify

Vídeo marketing no pós-venda — a chave para reter clientes e fazer upsell

6 minutos de leitura

A fidelização de clientes é um dos objetivos mais comuns entre as marcas. Independentemente do ramo, tamanho ou objetivo, reter clientes é fundamental para a sobrevivência de um negócio no mercado. Inúmeras estratégias são criadas constantemente para manter o público próximo às marcas, e algumas vão se tornando referência de uso. Uma delas é a utilização de vídeo marketing no pós-venda.

Empresas que operam no modelo SaaS (Software como um serviço) são uns dos exemplos mais importantes no estudo desse tipo de estratégia. Uma vez que trabalham com planos de assinatura, elas precisam desenvolver ainda mais formas de contagiar o consumidor, para que ele mantenha o serviço e até chegue a pagar mais por um bônus dentro da plataforma.

As estratégias de pós-venda são válidas para qualquer tipo de negócio. Não adianta uma empresa vender um produto e o seu cliente nunca mais ter contato com a marca. Manter uma relação constante com o cliente é fundamental para que ele lembre da sua marca e dê preferência no momento de uma nova compra ou em uma re-compra.

A questão é — empresas que trabalham com SaaS têm uma relação diferente com a pós-venda, pois existe a possibilidade de cancelamento do serviço. Por ser basicamente a métrica principal desse tipo de negócio, reter clientes se torna ainda mais essencial.

3 motivos principais para os clientes cancelarem

Por mais que a empresa tenha grandes estratégias para manter seus clientes e despertar novos interesses, existem algumas situações que estão fora do poder de controle das marcas. Um cliente que tenha mudado o ramo do negócio ou declarado falência pode acarretar no cancelamento da relação, e infelizmente não podem ser evitadas.

Entretanto, existem pontos importantes que não costumam ser muito falados, e que podem definir um cancelamento. Confira!

Mal atendimento

É um dos pontos mais críticos no momento da venda e pós-venda. Ruídos na relação com o cliente podem trazer grande insatisfação, podendo ocasionar o cancelamento.

Portanto, não priorize apenas a qualidade do serviço, lembre-se que é necessário ter um bom time de vendas e de assistência pós-venda. Todos devem estar alinhados e comprometidos com o atendimento ao cliente.

Desalinhamento entre o Time de Vendas e a Entrega

Esse fato é comum quando o vendedor vende algo que a empresa não consegue entregar, ou ele chega a vender corretamente, mas o responsável pelo próximo passo com o cliente falha. 

É importante deixar bem claro para todos como serviço funciona, pois qualquer aresta mal comunicada pode gerar desconfortos para o cliente e até resultar em cancelamentos no futuro.

Desconhecimento sobre o que foi contratado

Pode parecer algo raro, mas é muito comum o cliente sair do processo de vendas e entrar na empresa sem saber como, realmente, funcionarão os serviços e as entregas.

Inclusive, isso pode ser resultado do tópico acima. Um desalinhamento do time de vendas e entrega pode acarretar no cliente contratar algo que não foi bem explicado, e na hora de utilizar o serviço ou produto, não entender como funciona.

Imagine você, cliente, acompanhou vários anúncios de marketing sobre o Netflix, durante meses leu vários artigos sobre a excelência no serviço, e resolveu contratar a plataforma. Entretanto, a plataforma é confusa e você não sabe como assistir um conteúdo, ou até mesmo o método de cadastro é complicado. 

Alguém da empresa tentou ensinar o passo a passo rapidamente, mas sozinho é sempre frustrante e você acaba não utilizando a plataforma. Convenhamos que o cancelamento é esperado, não é mesmo?

Esse processo é extremamente comum e muito pouco abordado, por conta do pouco interesse de boa parte das empresas em manter uma estratégia pós-venda de qualidade. Esse fato é prejudicial, já que a competição do mercado tornou necessário reter clientes para garantir a sustentabilidade das marcas.

Vídeo marketing no pós-venda — por que os vídeos são a melhor saída para aumentar seu faturamento?

O Inbound Marketing conversa diretamente com os resultados e faturamento de uma empresa, porém, ele não se resume somente à venda. O inbound também diz muito sobre a pós-venda, na constante tentativa de encantar o cliente, deixando ele próximo da marca.

O vídeo marketing no pós-venda é essencial para esse encantamento, pois tem motivos suficientes para ser aprovado como estratégia de conteúdo. A produção audiovisual é conhecida para atrair e reter clientes, de forma muito eficiente e que é facilmente absorvida pelo público.

Por exemplo, os vídeos demonstrativos são essenciais no fechamento de vendas — 57% dos consumidores estão mais propensos a comprar um produto, depois de assistir um vídeo sobre ele.

Entendendo a importância do vídeo na construção de interesse do público, os profissionais de marketing transformaram essas produções em ferramentas essenciais para aumentar o faturamento de empresas

Trabalhando com essa ferramenta, o upsell se tornou mais acessível. Um aumento na re-compra e um público mais interessado em escalar os níveis de assinatura dentro das empresas que utilizam o modelo SaaS, foram alguns dos pontos que mudaram após a incorporação do audiovisual nos planos de marketing.

Tudo isso por conta da variedade que esse conteúdo pode atingir. Uma empresa consegue produzir vídeos de inúmeras formas, tanto para enriquecer os valores de sua marca, ou até se aproximar mais do cliente. Existem formatos que movimentam bastante público, e ajudam nessa manutenção de interesse dos clientes. Saiba quais são eles!

Tutoriais

Um dos mais procurados pelos usuários da internet, os vídeos tutoriais dominaram as plataformas digitais. De receitas de bolo até tutoriais avançados sobre edição, sempre existe um público constante para esse tipo de produção.

Além de ajudar as pessoas que já são clientes e utilizam o produto ou serviço, os vídeos tutoriais produzidos pela própria fabricante oferecem credibilidade e visibilidade para o conteúdo.

Vídeo case

Trabalhar com os cases de sucesso é fundamental para dar autoridade a sua marca. Passar a importância de seu serviço na vida do cliente — de forma transparente e sincera —  garante segurança para as pessoas dentro de seu funil de vendas.

Além disso, ele traz mais valor ao relacionamento direto com o cliente retratado no case, trocando experiências de como seu serviço ajudou na vida pessoal ou profissional dele. É uma estratégia muito interessante para reter clientes, já que aborda o assunto junto com eles.

Vídeo Institucional

Uma relação pós-venda não é só feita pela proximidade. Antes de conseguir reter clientes é necessário dar razões para isso. A confiança é a parte mais importante de uma convivência saudável com um cliente.

Investir em vídeos institucionais é uma das saídas interessantes na hora de posicionar sua marca dentro do mercado. Fazer o cliente conhecer os processos internos da empresa, a construção das plataformas e serviços oferecidos, e até os valores de marca aplicados pelo seu negócio são fundamentais no desenvolvimento da história que será contada.

A ideia aqui não é vender o serviço, diferentemente de um vídeo comercial!

Conclusão

O mercado passa por um movimento interessante, em que está extremamente competitivo e as marcas começaram a desenvolver estratégias eficientes para reter clientes.

A facilidade do vídeo marketing no pós-venda trouxe essa possibilidade ainda mais à tona. Com as produções audiovisuais, o alcance das marcas atingiu níveis impressionantes. Principalmente, pelo fato de boa parte dos vídeos serem atemporais e extremamente chamativos.

Espero que tenha gostado! Conte com os insights adquiridos com este artigo, para aplicar em sua estratégia de negócio.

E não se esqueça que você pode contar sempre com uma agência de marketing digital especialista em performance como a Hubify, basta entrar em contato com um de nossos especialistas e alinhar suas expectativas para alcançar bons resultados!

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
Buscar por