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Social Selling: saiba como usar as redes sociais para vender mais

6 minutos de leitura

Cada vez mais o conceito de Social Selling vem sendo difundido quando o assunto é marketing digital. A presença de usuários nas social medias é impactante no Brasil, sendo o país que mais acessa as plataformas na América Latina. Diante desse quadro, é impossível não usufruir disso.

Assim, utilizar as redes sociais para aumentar a lucratividade de um negócio é imprescindível para o sucesso das empresas atualmente, o que exige a sua presença online para atuarem como uma plataforma que gere mais vendas.

Se você ainda não está familiarizado com essa estratégia, o post a seguir definirá o conceito de forma mais detalhada e explicará suas principais características de Social Selling. Acompanhe!

O que é Social Selling?

Trata-se de uma estratégia que posiciona as empresas nas redes sociais com a finalidade de obter vendas e, consequentemente, conseguir lucro. Para isso, uma série de procedimentos são executados diariamente com base em técnicas de marketing digital.

Essas ações acontecem em redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Pinterest. São nessas plataformas que é preciso buscar um relacionamento próximo com o lead ou cliente, de modo que ele se sinta seguro e com suas dúvidas devidamente solucionadas.

Em cada rede social é necessário existir um bom alinhamento de como a empresa vai se comportar e oferecer um conteúdo interessante para o seu público-alvo, de acordo com a proposta da plataforma específica.

Quer um exemplo disso? Confira nosso vídeo abaixo:

Como aplicar essa estratégia?

Com o conceito de Social Selling bem definido, é preciso saber como aplicar essa estratégia em uma empresa. O que deve ser levado em consideração nessa fase é que cada segmento deve se relacionar com seu público-alvo de forma específica, pois esse posicionamento vai dar força à marca e resultará em engajamento.

Quanto mais uma empresa estiver próxima de seus clientes, melhor essa estratégia funcionará. Para obter esse estreitamento, é importante que a comunicação com o público-alvo seja feita da forma mais clara possível.

Utilize o funil de vendas

O funil de vendas é um conceito que busca captar e conduzir o cliente até o momento da compra, por meio de etapas que vão desde o topo até o fundo do funil. O início se configura por meio da atração, quando as estratégias buscam oferecer o conhecimento inicial ao cliente sobre um serviço que ele pode se interessar.

Assim, as outras etapas conduzem o processo até que ele chegue no final, um momento que ele vai decidir qual empresa ele vai contratar o serviço. É possível usar cada uma dessas etapas dentro das redes sociais até conseguir a tão esperada venda.

Quais são as vantagens?

Em primeiro lugar, as vendas em redes sociais permitem construir relacionamentos reais, pois a sua equipe de vendas vai identificar os leads que já estão falando sobre seu negócio, seus concorrentes ou as tendências do setor, para que você possa chegar até eles com informações úteis e na hora certa.

Com clientes em potencial compartilhando tantas informações sobre suas necessidades, desejos e problemas em seus perfis públicos, o seu primeiro ponto de contato pode ser personalizado, relevante e útil, em vez de intrusivo e frio.

Outro ponto é que o consumidor já utiliza a internet como meio de compra, então está mais do que na hora de estar nesse canal, e o seu concorrente sabe disso!

E que tal um ciclo de vendas reduzido? Com o social selling isso é possível, já que as redes sociais e motores de busca tornam a pesquisa pré-compra mais rápida e fácil para os compradores. Dessa forma, eles estarão prontos para tomar uma decisão, antes de falar com o vendedor.

Vale ressaltar que isso não é exclusivo para empresas B2C, mas as B2B também podem usufruir de redes sociais como o Linkedin para fechar negócio, aliás ao fazer um bom marketing pessoal e se tornar referência, a plataforma pode ser sua principal fonte de vendas!

#FicaADica

Como executar?

Para que a estratégia seja bem executada em uma empresa, é necessário conduzir cuidadosamente cada um dos recursos possíveis, desde a identificação de clientes até a mensuração dos resultados das campanhas.

Cumprir com cada um desses passos é formar o caminho até a venda, ou seja, concretizar a aplicação do conceito dentro do marketing de uma empresa. Veremos a seguir, as etapas desse processo!

Elabore uma estratégia

O primeiro passo é entender aonde sua empresa quer chegar. Qual a finalidade de suas ações? Captar contatos e oferecer oportunidades via e-mail? Isso tudo precisa ser discutido e definido previamente para, a partir daí, iniciar as ações.

Os diferentes estágios em que as empresas se encontram serão fundamentais na hora de definir essa estratégia. Em muitos casos, de acordo com os resultados que são obtidos ao longo do tempo, os propósitos mudam.

Entenda o que o público-alvo precisa

É necessário entender o que o público-alvo precisa para oferecer conteúdo útil e que o conduza adequadamente até a compra. Isso servirá como base no que diz respeito ao posicionamento. Assim, será possível alcançar o engajamento!

Vale lembrar que é importante saber quais são as demandas do seu cliente em potencial. Esse esforço para atendê-las é de grande valor, já que o reconhecimento aproxima a empresa do público-alvo e gera empatia, algo fundamental no engajamento.

Interaja nas publicações

As publicações da fanpage costumam gerar comentários de quem segue a página e eles podem ser fundamentais para aumentar a interação com o público-alvo. Aproveite as ações dos seguidores para responder com conteúdos mais amplos e informações extras relacionadas a essas dúvidas.

Isso aumenta o engajamento por demonstrar preocupação com os questionamentos e possíveis dúvidas de quem segue a página, além de ser uma forma de atendimento.

Trabalhe em oportunidades pontuais

Para ações precisas, é importante atuar no momento certo e direcionado a quem demonstrou interesse pelo seu produto ou serviço em algum momento. Já ligaram para sua casa oferecendo um serviço pelo qual você não tinha o mínimo interesse? Já recebeu algum e-mail nesse formato? Certamente você não deu a mínima atenção.

Essas estratégias são ultrapassadas e têm pouquíssimo retorno, além de terem custos e demanda de tempo que não se justificam, já que os resultados são fracos. O social selling precisa aproveitar boas oportunidades no tempo certo para atingir quem realmente tem interesse, assim as taxas de conversão serão altas!

Gere e qualifique os leads

Gerar leads nada mais é do que ter o público-alvo em sua base de dados de contatos. Isso é possível por meio de várias estratégias diferentes, como oferecer conteúdo útil, posts por meio de uma newsletter, e-mail marketing ou utilizar ferramentas digitais que automatizam esse processo.

Cada uma dessas estratégias capta dados relevantes iniciais que têm relação com as formas de contato em que a primeira aproximação e oferta de conteúdo pode ser feita.

Após gerar leads, chegou a hora de analisar quais daqueles serão viáveis para sua estratégia. Para isso, é preciso entender o comportamento do usuários nas redes sociais, e concluir se eles têm interesse nos seus serviços.

Ferramentas importantes como hashtags e o Geomarketing são interessantes para detectar interesses. Além disso, é importante fazer um trabalho mais analítico e orgânico que observe os temas mais abordados por esses usuários.

Analise os resultados

As métricas são dados importantes para o bom funcionamento das estratégias de marketing digital. Entretanto, esses números só têm valor concreto quando analisados profundamente. Assim, é possível perceber como os resultados podem ter sido satisfatórios — ou não — dentro de diferentes perspectivas.

Fazer uma análise detalhada é importante para concluir quais direcionamentos foram positivos e quais ainda podem melhorar. A chave para o sucesso é trabalhar para evoluir a captura e qualificação de leads até o estágio final, quando a venda é concluída.

Como você pode perceber, o Social Selling é indispensável para uma empresa que deseja aumentar suas vendas. Portanto, as ações nesse ambiente precisam ser feitas por profissionais e baseadas em conceitos atuais que trazem bons resultados.

Gostou de entender mais sobre esse conceito e todas as suas ferramentas? Agora que você já sabe a importância dessa estratégia, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a sua empresa!

Rubens Netto
Administrador, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV, é socio da 8D Hubify e Head do time de Customer Success.
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