Blog 8D Hubify

Tudo que você precisa saber para fazer um roteiro de vídeo arrasador

8 minutos de leitura

Os vídeos são um formato cada vez mais popular no marketing digital de performance. Não é para menos: cerca de 96% dos consumidores, entre 18 e 34 anos, assistem a vídeos várias vezes durante a semana. Para utilizar esse recurso da melhor maneira, é essencial criar um roteiro de vídeo incrível para social media.

A ideia é definir tudo o que deve ser feito para garantir uma gravação eficiente e criar uma peça de qualidade. Com dedicação a essa etapa, os resultados obtidos com o conteúdo prometem se destacar.

Na sequência, veja tudo o que você precisa saber para fazer um roteiro de vídeo arrasador!

O que é e para que serve um roteiro?

O roteiro de vídeo é um recurso essencial para investir corretamente nesse formato. Ele serve como um “mapa” do que deve ser feito durante todo o vídeo, a cada cena. Ou seja, ele serve como um elemento que define a produção completa, do começo ao fim.

Ele aparece em mais de um tipo — os quais você vai conferir mais à frente — e traz descrições diversas do que é dito e feito em cena. Se o vídeo conta com algum tipo de encenação ou dramatização, é o roteiro que estabelece as falas dos atores e como devem agir — ainda que de forma simplificada.

Também é no roteiro em que são definidos os movimentos da câmera, os efeitos da edição, a sincronização de áudio e outras questões semelhantes. Desse modo, há diversos benefícios em sua utilização. A seguir, confira quais são as principais vantagens associadas!

Favorece o planejamento

A criação de um vídeo começa bem antes da gravação da câmera. Para que o conteúdo tenha qualidade e cumpra sua missão, é indispensável que ele seja desenvolvido a partir de um planejamento completo. O roteiro de vídeo é, exatamente, a peça mais importante ao falar nesse plano de elaboração.

Graças a ele, é possível ter uma visão dos pontos relevantes sobre o vídeo: como a mensagem vai ser comunicada, quais serão os recursos utilizados e até a sua duração. Assim, a gravação é totalmente orientada e permite alcançar resultados dentro da estratégia personalizada.

Oferece direcionamento ao vídeo

A internet está cheia de conteúdos em vídeo — e muitos deles são de marcas que sabem o que estão fazendo. Se a sua produção não for boa o suficiente, não se destacará e nem gerará os impactos esperados. Por outro lado, o roteiro ajuda a desviar dessa armadilha por trazer máximo direcionamento ao vídeo.

É a melhor forma de saber o que falar e como dizer, sem deixar de apresentar as informações completas. Também é algo que favorece a lógica da mensagem, o que torna a comunicação mais compreensível.

Com o direcionamento certo, principalmente, é possível alcançar os resultados esperados no momento da produção. Assim, a empresa consegue obter um retorno sobre investimento (ROI) otimizado.

Deixa o conteúdo objetivo

Com tantas opções a apenas alguns cliques ou toques na tela, as pessoas desejam consumir exatamente aquilo que buscam. Quando alguém é atraído pelo título de um vídeo, por exemplo, essa pessoa espera receber aquele conteúdo da melhor maneira. Graças ao roteiro de vídeo, isso é viável, pois ele oferece objetividade à produção.

Ao saber o que falar e fazer e em qual momento, é possível tornar a gravação muito mais eficiente. Na edição, o entendimento sobre quais são os enquadramentos, os detalhes e a proposta de linguagem também simplifica tudo. O resultado é um conteúdo completo, que segue direto ao ponto e que, por isso, é mais atraente para o público-alvo.

Simplifica a produção

A verdade é que dedicar um tempo ao planejamento e à elaboração do roteiro faz toda a diferença para a execução do projeto. Com esse mapa e todas as suas direções, o processo de produção é facilitado em todas as suas etapas.

Na pré-produção, é mais fácil planejar o que deverá ser feito ou o que deve ser preparado para as primeiras gravações. Na produção, em si, a gravação é direcionada para chegar ao desempenho esperado. Na pós-produção, a edição e a finalização são facilitadas.

Essa simplificação é essencial porque diminui os custos, reduz os erros e aproveita melhor o tempo — e ainda há um aumento no nível de qualidade.

Como montar um roteiro de vídeo impecável?

Já que o roteiro é tão importante para usar esse recurso do marketing digital de resultado, é indispensável saber como montá-lo. Não existe fórmula pronta e é sempre necessário considerar a estratégia customizada da marca, do produto e da comunicação. Mesmo assim, alguns direcionamentos são aplicáveis na maioria das situações.

Na elaboração desse mapa de produção audiovisual, alguns passos fazem toda a diferença. A seguir, veja quais são as principais dicas para montá-lo e acerte nesse processo!

Tenha em mente um modelo de roteiro

Para começar, defina qual é o tipo de roteiro que você pretende elaborar. Os tipos variam em estrutura, mas a função continua a mesma: orientar a produção de forma simplificada e efetiva.

Na decisão, considere quais são as necessidades de produção, o tamanho da equipe e quais são os recursos disponíveis. A seguir, veja quais são os 3 modelos mais importantes!

Roteiro direto

O roteiro com texto direto não conta com linhas ou colunas. Em vez disso, ele apresenta todas as informações de forma corrida, no formato de um texto tradicional. Essa é uma alternativa que dá um bom direcionamento sobre o que deve ser dito. É especialmente usado nos vídeos com bastante narração.

Além disso, é uma opção indicada para quem grava com equipe pequena ou sem tantos cortes de edição. É simples e efetivo, então faz com que a produção aconteça de maneira produtiva.

Roteiro técnico

O roteiro técnico ou de gravação é amplamente usado por suas características positivas. Ele conta com duas colunas, divididas em áudio e vídeo. Assim, é possível definir o que deve ser dito e como a câmera ou edição deve se comportar, ao mesmo tempo.

É especialmente indicado para quando o roteirista não se envolve diretamente com a gravação. Afinal, ele consegue traduzir as ideias de forma clara e técnica, o que orienta totalmente a produção.

Espelho de 5 colunas

Se quiser algo mais elaborado e com informações extras, o ideal é recorrer ao espelho de 5 colunas. Esse roteiro conta com 5 campos e permitem ter uma visão completa sobre cada cena. No geral, os dados que devem ser incluídos são:

  • identificação da cena, como o número;
  • texto falado, com o que será dito ou o que vai orientar a fala no momento;
  • fonte da fala, com a definição de quem vai dizer ou se será um voiceover;
  • letterings, em que devem ser incluídos todos os textos gráficos da tela e
  • descrição de cena, com movimentos, efeitos de edição e características semelhantes.

Conte uma história sem deixar de ser objetivo

É preciso criar um conteúdo envolvente e isso exige criar uma história que prenda a atenção do seu público. Para que ela seja fácil de acompanhar e efetiva em seus resultados, deve ter começo, meio e fim.

Logo na introdução, você pode explicar do que o vídeo se trata e o que a pessoa aprenderá ou saberá se chegar ao final. Inclusive, é uma ótima deixa para incluir uma vinheta, o que é recomendado no caso de tutoriais, aulas, demonstrações e produções semelhantes. O desenvolvimento deve ser completo e, ao final, vale recapitular o que foi dito.

No entanto, não deixe de se manter objetivo. Não demora em apresentar as informações importantes e dê o ritmo certo à produção. Assim, o resultado será mais interessante para o público.

Chame a atenção nos primeiros minutos

Os primeiros segundos do vídeo são cruciais para capturar e manter a audiência. Em média, 33% dos espectadores deixam de assistir o vídeo após 30 segundos. No final do primeiro minuto, a taxa de saída subiu para 45%. Aos 2 minutos, 60% da audiência original não está mais assistindo.

Isso não deve desanimá-lo e, sim, estimular a criação de algo que seja engajador desde os primeiros segundos. Despertar emoções desde cedo, como a curiosidade, faz com que as pessoas se envolvam e passem um tempo maior assistindo. Quando for montar o roteiro, lembre-se disso e traga para o começo o que for relevante.

Defina a duração ideal

Como ter uma estratégia customizada é o ideal, não há uma regra quanto à duração do vídeo. No entanto, é importante entender que o engajamento cai com o passar do tempo. No geral, os vídeos com menos de 2 minutos trazem o maior retorno. Contudo, sua produção pode ter que ser mais longa por vários motivos.

Então, o adequado é criar um roteiro de vídeo e lapidá-lo até que ele esteja completo e objetivo, sem deixar aspectos de fora. Essa é a duração ideal para o seu conteúdo e o que pode entregar mais qualidade.

Use o tom adequado na mensagem

Ao elaborar um roteiro de vídeo, é preciso se fazer algumas perguntas, como “o que será dito”, “para quem?”, “com qual objetivo?” e assim por diante. Uma das questões mais importantes é a que define como falar corretamente com o público.

Não adianta ter as informações certas e um roteiro completo se ele não dialogar com a pessoa de interesse. Por isso, é preciso ter um tom adequado em cada fala ou escrita. Substitua palavras difíceis por uma linguagem natural e garanta que a comunicação seja leve para que seja efetiva.

Como revisar o roteiro para encontrar pontos de mudança?

Depois de elaborar o roteiro de vídeo, é essencial revisar o roteiro antes de finalizá-lo. A melhor maneira é fazer uma leitura cronometrada e em voz alta. Assim, você vai identificar dois pontos principais:

  • qual é a duração do conteúdo e
  • se é preciso realizar alguma mudança na linguagem.

Com essa leitura, você saberá exatamente onde mexer e terá a oportunidade de deixar esse direcionamento alinhado. Como consequência, fortalece-se o marketing digital de performance.

Elaborar um roteiro de vídeo impecável é possível e, principalmente, indispensável. Com ele, terá a chance de utilizar todo o potencial desse formato de conteúdo e garantir máximo retorno sobre investimento.

Quer muitas outras dicas para colocar em prática na sua estratégia? Curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram!

Rubens Netto
Administrador, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV, é socio da 8D Hubify e Head do time de Customer Success.
Buscar por