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Redes Sociais: qual estratégia ideal para cada uma?

7 minutos de leitura

Você já parou pra pensar o que te atrai em cada social media? O que te leva a passar horas rolando o feed do Instagram ou interagindo em posts no Facebook?  Cada mídia digital te proporciona uma experiência diferente e é nisso que temos que pensar antes de criar qualquer estratégia online: experiência do usuário.

As pessoas geralmente não entram na redes sociais para comprar produtos, mas sim para consumir conteúdos que agregam a elas de alguma forma. Nesse artigo vou te mostrar qual é o conteúdo ideal para cada plataforma para que suas estratégias sejam mais assertivas em todas elas.

Conteúdos que encantam no Instagram

O Instagram é a rede social que mais cresce no mundo. Segundo a própria rede existem mais de 1 bilhão de usuários ativos, sendo 50 milhões brasileiros. Isso nos torna o segundo país que mais usa o Instagram, perdendo apenas para os EUA.

Com tanta gente assim, é claro que a concorrência também é grande. As empresas estão cientes desse potencial e, por isso, também estão onde seus clientes estão, já que 85% dos usuários seguem um perfil comercial. Então, a melhor forma de se destacar é criando conteúdos que encantam.

Ninguém entra no Instagram para ver anúncios, por isso, produza conteúdos que agregam ao feed. Mesmo que queira expor um produto ou serviço, faça isso de forma leve, dando dicas de como usá-los, ou fazendo estratégias de storytelling, falando sobre a experiência de outras pessoas, por exemplo. Fazer parceria com influencers ou usar os Storys são ótimas opções.

Trouxe alguns exemplos de marcas que mandam muito bem, para você se inspirar. Uma delas é a Méliuz, nesse case abaixo ela usou a citação de uma cliente super satisfeita que usou os serviços da marca para realizar seu sonho. Esse é ou não é um post legal de ver passando pelo seu feed?

Outro exemplo que eu não poderia deixar de citar aqui é o nosso. Apesar do nosso público alvo ser B2B não seria legal ter em nosso Instagram apenas posts incentivando as empresas a contratarem nossos serviços. Mas nada impede que nossos conteúdos sejam interessantes para o nosso nicho. Veja o post abaixo onde damos dicas de Marketing Digital e com isso podemos educar o mercado e sermos vistos como autoridade no assunto e não como apenas mais uma agência querendo ser contratada.

Visualizar esta foto no Instagram.

No dia da mentira vamos expor verdades: 𝐌í𝐝𝐢𝐚 𝐏𝐚𝐠𝐚: "Dobrar Investimento = Dobrar Resultados." Muita gente acha que para conseguir aumentar ROI é só aumentar o investimento. Mas não é bem assim que funciona. Para aumentar a performance da sua estratégia é necessário planejar, segmentar campanhas estrategicamente, escolher as melhores mídias, criar anúncios interessantes, mensurar resultados, fazer testes A/B. 𝐀𝐮𝐭𝐨𝐦𝐚çã𝐨: "Automatizar o marketing só serve para otimizar o disparo de e-mails." Esse é o mito mais clássico da automação, porém, mesmo sendo muito usada para isso, essa não é sua única função. As ferramentas de automação também podem ser usadas em outros canais, como redes sociais, blogs e sites. Deixando todos os processos mais ágeis e produtivos. 𝐒𝐨𝐜𝐢𝐚𝐥 𝐌𝐞𝐝𝐢𝐚: "Quantos mais seguidores melhor." Esqueça isso! Não é essa a principal métrica das redes sociais. Apesar de ser um mito antigo também é o mais equivocado. O que importa nas mídias sociais é o engajamento que a marca consegue. De nada adianta colecionar seguidores se sua base é suja e seu público não se interessa e não interage com seus conteúdos. 𝐒𝐄𝐎: "As palavras-chave são a única forma de melhorar o ranqueamento." As palavras-chave são importantes sim, porém, tome cuidado com o uso excessivo delas para que isso não tenho o efeito contrário, o Google pode considerar que você está fazendo uso de uma técnica Black Hat chamada “Keyword Stuffing”, e dessa forma, penalizá-lo. #primeirodeabril #diadamentira #marketingdigital #seo #marketingdeautomacao #automacao #SEO #contentmarkerting #marketingdeconteudo #midiapaga #ads #socialmedia

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Engajamento e conexões com o Facebook

Agora vamos falar da rede social mais usada do Brasil. Com várias possibilidades e bilhões de usuários, as estratégias para usar no Facebook são são muitas. Para quem quer comprar ou vender, a rede oferece funções incríveis como o Marketplace, que ajuda a gerenciar a compra e venda de produtos entre usuários da rede social. Lá é possível procurar produtos à venda em regiões próximas, por geolocalização, ou colocá-los para  vender adicionando fotos, descrição e preço. Outra ferramenta maravilhosa para e-commerces é a loja online dentro da rede, que leva o usuário até o seu site e pode ser integrada ao Instagram.

E não para por aí, o Facebook também é ótimo para aproximar a empresa do público final, por isso já é usado por várias marcas para SAC 2.0, possibilitando inclusive a criação de chatbot no inbox.

Quantos aos conteúdos, além de fotos, infográficos informativos e disseminação de notícias e artigos que interessem ao seu público, aposte em vídeos. Uma pesquisa feita pelo próprio Facebook, constatou que vídeos têm maior alcance que qualquer outro formato e também o maior engajamento.

Uma marca que usa muito bem o Facebook a seu favor é a Avon, que lança vídeos não só dando dicas de uso de produtos mas levantando questões sociais e defendendo valores que ela acredita. Além de ganhar notoriedade com isso, a marca também promove engajamento e produz o que seu público quer ver. Como esse case abaixo, que é um vídeo apoiando a Semana do Orgulho LGBTQIA+.

Fortalecendo a marca no LinkedIn

Segundo Pesquisa de Marketing da Universidade de Massachusetts, o LinkedIn se tornou a ferramenta de mídia social preferida entre as empresas privadas que mais crescem nos Estados Unidos. Não é pra menos, a rede oferece uma lista enorme de benefícios, como prospectar novos negócios e/ou clientes, atrair talentos para sua empresa, promover conteúdos e manter-se informado sobre as tendências do mercado.

Uma estratégia muito boa que as empresas usam no LinkedIn para atrair talentos e se promover é compartilhar conteúdos que mostram os valores da marca e provam que a empresa é um bom lugar para trabalhar ou para fazer parcerias.

Abaixo está o exemplo do iFood, que sempre expõe o dia a dia da empresa e enfatiza os valores da marca em todos os posts. Quem não acha que o ambiente de trabalho fica muito melhor quando pode levar o melhor amigo?

As redes sociais necessitam de estratégias e ações que sejam eficazes para os melhores resultados para a sua empresa. Veja nossas dicas no artigo!

Compartilhando inspirações no Pinterest

Assim como o Instagram, o Pinterest também é uma rede social visual. Produza vídeos e fotos de qualidade e faça dele um canal com grande potencial para alavancar sua popularidade e aumentar significativamente o tráfego do seu site.

Um case de sucesso no Pinterest é a Food Network Brasil, página que divulga receitas e por meio de imagens de comidas de dar água na boca, levam os seguidores até o seu site.

Confira esse exemplo delicioso: 

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Ouvindo o cliente pelo Twitter

O meme “Vou xingar muito no Twitter” ainda vive, e não foi atoa que ele nasceu. Muitas pessoas usam o Twitter para interagir diretamente com as marcas. Por isso, é muito interessante usar esse canal para ouvir o que seu público tem a dizer e também ficar por dentro dos assuntos mais comentados do mundo por meio do #TopTrends.

Mas nem só de reclamações e SAC 2.0 sobrevive a rede. Exemplo disso é o Ponto Frio e Netflix, super famosos por lá devido suas interações originais com os clientes e também a forma como divulgam seus produtos.

Foto Pontofrio

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Gostou das dicas? Qual estratégia faz mais sentido para sua marca? Se quiser ler mais insights para sobre Mídias Sociais dá uma conferida no nosso Guia Completo: tudo que você precisa saber sobre Redes Sociais.

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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