Blog 8D Hubify

Três passos para promover seu negócio nas redes sociais usando recursos visuais

5 minutos de leitura

A mídia tradicional sempre se inclinou para a extremidade mais alta dos orçamentos de marketing. É por isso que a maioria das startups e pequenas empresas preferem métodos de marketing digital, como as mídias sociais, para promover seus negócios.

As social medias rapidamente se tornaram uma das maneiras mais eficazes de se comunicar com fãs e clientes. A crescente popularidade destes canais entre os utilizadores da internet os transformou no cenário ideal para as empresas promoverem seu conteúdo.

Por outro lado, as mídias sociais se tornaram tão saturadas que os profissionais de marketing estão lutando para que sua mensagem seja ouvida.

A mudança de algoritmos em plataformas populares também dificultou que as publicações fossem vistas, mesmo por seguidores existentes.

Para promover o seu negócio nas redes sociais, você precisa usar a criatividade. As postagens de texto não têm mais o mesmo impacto de antes. Como alternativa, posts com imagens aumentam o engajamento e apresentam potencial para se tornarem virais.

Caso queira promover seu negócio nas mídias sociais, você precisa adotar recursos visuais em sua estratégia de marketing.

Aqui estão os três passos que você precisa conhecer para promover seu conteúdo visual nas redes sociais.

Passo 1: Otimize seu branding para as mídias sociais

Como já sabemos, as mídias sociais estão saturadas de conteúdo. Os profissionais de marketing precisam criar material de alta qualidade para manter os leitores envolvidos. Mas eles também precisam garantir que ele cause rapidamente um impacto no público.

Isso é porque, apesar da quantidade de conteúdo disponível nas redes sociais, os usuários não têm tempo suficiente para consumir tudo. As mídias sociais são apenas um aspecto do mundo do marketing digital com o qual se envolvem — os usuários também passam tempo em blogs, fóruns e trocando mensagens privadas.

E mesmo que você consiga chamar a atenção dos seguidores, se eles não souberem a quem o conteúdo pertence, seus esforços não terão o efeito desejado.

Para as empresas, estabelecidas e novas, a construção da marca precisa ser um foco ao redor do qual giram todos os esforços de marketing. Isto é particularmente crucial na esfera social, pois a sua mensagem pode facilmente se perder num amontoado de informações.

Seu branding de mídia social precisa ser óbvio, mas não distrativo. Certifique-se de que suas contas comerciais tenham o mesmo logotipo da imagem do perfil (caso existam variações) e que sua marca esteja visível nas imagens de capa.

No entanto, lembre-se de que as mídias sociais são usadas principalmente para entretenimento. Mesmo que o objetivo seja promover seu negócio e vender produtos ou serviços, você perderá seguidores se deixar transparecer um foco muito forte em vendas.

Embora adicionar o logotipo em todos os recursos visuais pareça uma maneira óbvia de garantir que sua marca seja notada, isso pode espantar completamente os usuários sociais da sua página.

Não concentre seus esforços em incluir seu logotipo em tudo. Em vez disso, crie um estilo que inclua cores, fontes e um tom de voz que transmita sua marca sem ser muito óbvio.

Dê uma olhada nas contas do Instagram de marcas como a GoPro e o AirBnB para se inspirar. Essas empresas não usam o logotipo em seus recursos visuais, mas são imediatamente reconhecidas pela estética visual.

Passo 2: Impulsione a visualização de dados

Nos últimos anos, os dados se tornaram um dos tipos mais envolventes de conteúdo que os profissionais de marketing podem usar na promoção de seus negócios. Mas o maior problema com os dados é que eles podem ser chatos para os leitores — ninguém quer olhar para um mar de números e porcentagens.

No entanto, proporcionar contexto aos dados requer que se escrevam artigos longos que, por sua vez, não terão grandes chances de serem lidos no clima digital movimentado dos dias atuais.

A obtenção de dados é um processo demorado. Se ninguém os vir ou apreciar, terá sido uma grande quantidade de tempo e energia desperdiçada.

Para garantir que seus dados sejam interessantes para o público, você precisa torná-los atraentes. A principal maneira de fazer isso é tornando seus dados visuais.

várias maneiras de visualizar dados nas mídias sociais. Gráficos e diagramas apresentam informações de forma concisa e precisa aos espectadores, como no exemplo abaixo.

Estatística procura por emprego

Eles também são pequenos o suficiente para serem vistos na janela de destaque de um feed nas redes sociais, o que aumentará as chances de engajamento com seu post.

Embora os gráficos possam ser atraentes, os infográficos são um tipo de visualização de dados que tem produzido resultados ótimos consistentemente.

Os infográficos são ricos em qualidade visual e apresentam dados juntamente com recursos visuais e contexto intrigantes. São altamente compartilháveis e têm o potencial de se tornarem virais.

Uma série de recursos online permite que você produza infográficos de forma rápida e fácil no intuito de criar conteúdo de excelente qualidade para as mídias sociais.

Passo 3: Reaproveite seu conteúdo

Talvez você tenha uma enorme quantidade de conteúdo à sua disposição, mas uma vez que ele tenha sido compartilhado, será preciso criar mais. Pelo menos, era nisso que os profissionais de marketing acreditavam até recentemente.

Mas há uma maneira melhor: reaproveitar o conteúdo existente. Analise as postagens em seu blog e escolha pontos-chave para compartilhar como posts separados nas redes sociais. Você pode optar por fazer aspas a partir de trechos do texto ou usar recursos visuais usando modelos prontos, como no exemplo abaixo.

Alternativamente, compartilhe os pontos importantes de uma postagem de blog ou conteúdo mais longo como uma série de gráficos ou em um infográfico.

Caso tenha a capacidade de trabalhar com vídeo, você pode transformar conteúdo escrito em um vídeo de 3 a 5 minutos, com um aviso para ler mais no blog.

Além disso, esses vídeos podem ser condensados em trechos curtos de 30 segundos para serem compartilhados no Instagram ou como GIFs e animações.

O conteúdo que você criou não precisa permanecer do jeito que está. Ao criar recursos visuais com eles, você não só alcança um público diferente, mas também poupa o trabalho de criar novo material.

Conclusão

As mídias sociais podem parecer um obstáculo impossível de superar, especialmente para startups e pequenas empresas. Mas ao otimizar estratégias de marketing visual, você será capaz de promover seu negócio sem gastar muito tempo ou dinheiro.

Certifique-se de que sua marca seja clara, mas não intrusiva, em seus recursos visuais para mídias sociais. Potencialize as técnicas de visualização de dados e reutilize o conteúdo existente em elementos visuais.

Com esses três passos, você estará no caminho certo para divulgar sua marca e aumentar as vendas.

Conteúdo produzido pela Venngage.

Autor Convidado
Buscar por