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Saiba como aproveitar as oportunidades das redes sociais

3 minutos de leitura

Trabalhar com Social Media é mais do que publicar um post bem feito. Além de criar, planejar e monitorar, o trabalho de relacionamento com os seguidores deve ser constante. Afinal, você precisa usufruir as oportunidades das redes sociais!

Elas são canais de comunicação entre as conexões, ou seja, é uma relação entre duas ou mais pessoas, em que as partes podem e devem conversar. É preciso aprender a ouvir críticas e aceitar opiniões, e com a devida atenção, pode ter ali, oportunidades de conteúdos, serviços, ações ou produtos.

Confira agora as nossas dicas de como você pode criar um forte relacionamento com os seus seguidores, e aproveitar as oportunidades!

Humanize os conteúdos

As pessoas procuram cada vez mais uma relação humana e menos robotizada, portanto, uma comunicação de pessoa para pessoa tende a ser mais verdadeira e próxima. Em outras palavras, isso significa criar um relacionamento, construir comunidades, mostrar seus valores e propósitos, além de tornar a experiência do seu seguidor mais acolhedora e gerar identificação.

Conheça algumas dicas de como criar posts humanizados:

  • opte por pessoas para ilustrar o conteúdo;
  • traga a sua equipe para participar das redes sociais;
  • vídeos e lives são ótimas opções;
  • tenha sempre empatia.

Não se preocupe com superproduções, às vezes o mais simples é mais autêntico.

Aposte em estratégias de interações e encantamentos

Diariamente, diversas oportunidades surgem durante um atendimento nas redes sociais. Aproveite as interações e identifique formas de como surpreender o seu seguidor.

Confira algumas dicas de como ter insights:

  • anote as sugestões, críticas e elogios que os seguidores fazem na sua página, isso pode trazer boas ideias;
  • pergunte ao seu seguidor. Faça interações no final do seu post com uma pergunta;
  • ou faça enquetes, abra caixinha de perguntas nos stories do Instagram, e peça opiniões ou sugestões.

Fiz algo errado e agora?

Muitas vezes, um conteúdo nas redes sociais é amplificado, o que pode ser tanto para o bem, quanto para o mau. Isso não significa que não deva estar presente nas redes sociais, na verdade é importante que você esteja lá para monitorar e gerenciar as crises.

Segue dicas do que fazer em momentos de crise:

  • seja sempre educado, o respeito está acima de tudo;
  • não fuja da situação, aprenda a reconhecer e aceitar os erros;
  • foque na solução do problema;
  • resolva a situação o mais rápido possível, porém ainda com cautela;
  • procure a origem do problema e evite; 
  • se existe uma discussão, leve para o privado;
  • aprenda com a crise, só assim você pode planejar formas de evitar outra vez.

O que mais você pode fazer?

Boas práticas são sempre bem vindas para aplicar no dia a dia do trabalho, com as redes sociais

  • crie conteúdos de acordo com as dores e objetivos da sua persona;
  • priorize as interações antes da ação;
  • seja transparente e verdadeiro com os seus seguidores;
  • priorize os seguidores: responda aos comentários, gere conversas, mostre interesse;
  • separe o pessoal do profissional;
  • sempre publique e compartilhe conteúdos de fontes confiáveis.

Não existe um manual que diga o que vai dar certo ou não. É importante testar, aplicar e monitorar os resultados, só assim você pode achar uma boa estratégia para encontrar oportunidades das redes sociais.

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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