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O guia de marketing pessoal no LinkedIn para Gestores

10 minutos de leitura

Como desenvolver o marketing pessoal no LinkedIn para gestores? Não existe uma fórmula mágica, mas o desenvolvimento e a aplicação de um conjunto de ações para evidenciar competências e habilidades de forma estratégica!

Pensar em marketing pessoal no LinkedIn para gestores é abrir a reflexão de como a imagem tem um papel fundamental na construção de relacionamentos e contribui para o fechamento de negócios.

Ter uma estratégia bem definida de marketing pessoal vai ajudar a construir uma marca própria, tornando mais visíveis algumas características de hard e soft skills que garantam credibilidade e autoridade no mercado.

Ficou interessado? Trouxemos um guia detalhado sobre o LinkedIn e o funcionamento da rede, além dos benefícios de ter um bom perfil focado em gestores e dicas de como melhorar a interação e o marketing pessoal!

O que você verá neste post!

  • Conheça o LinkedIn
  • Como a rede funciona
  • Benefícios do LinkedIn
  • Agrega valor e autoridade ao perfil
  • Promove a empresa
  • Atrai clientes
  • Constrói relacionamentos profissionais
  • Gera aprendizado e atualização
  • Marketing pessoal no LinkedIn
  • Dicas de como melhorar o marketing pessoal no LinkedIn
  • Crie uma definição sucinta
  • Personalize a URL
  • Inclua os trabalhos voluntários
  • Insira mais de um idioma
  • Use imagens atrativas
  • Preencha todos os campos disponíveis
  • Participe de grupos
  • Atualize sempre as informações
  • Seja ativo na rede
  • Crie estratégias bem definidas
  • Crie postagens específicas para o LinkedIn
  • Seja frequente nas postagens
  • Defina um público
  • Participe de eventos
  • Seja interessado em outras áreas
  • Busque especialização
  • Como interagir no LinkedIn

Conheça o LinkedIn

A social media voltada para negócios — assim é denominado o LinkedIn que tem, aproximadamente, 600 milhões de usuários no mundo inteiro, sendo o Brasil, o terceiro país com o maior número, alcançando quase 30 milhões de pessoas conectadas.

A rede nasceu em 2002 pelas mãos de Reid Hoffman e foi lançada em 2003. Após alguns anos inexpressivos, o LinkedIn passou por uma reestruturação, que engloba a valorização de talentos corporativos, dessa vez sob o comando do atual diretor Jeff Weiner.

Como a rede funciona

Antes de tudo é preciso ter em mente que o LinkedIn é muito mais que uma página de currículo online. Desde que surgiu, a evolução é notória, sobretudo, quanto à interação entre profissionais e empresas.

O cadastro na rede, de profissionais e empresas, permite acesso para acompanhar suas marcas e criar relacionamentos comerciais e trocas de informações. De muitas interações podem surgir grandes negócios, desde a contratação individual até as parcerias corporativas.

O LinkedIn dá visibilidade àqueles que desejam divulgar suas qualificações e coloca em evidência os principais atributos, conforme as informações que você disponibilizar no cadastro.

Mas, para isso, é essencial participar ativamente da rede, interagir com outros profissionais que tenham a ver com o seu segmento de atuação ou até mesmo com aqueles similares, que podem render conexão no futuro.

Como uma rede mundial, disponível em diversos idiomas, não será difícil colher bons frutos se você for um profissional atuante, atento às novidades, disponível para a troca e interessado em fechar negócios rentáveis.

Benefícios do LinkedIn

O LinkedIn traz inúmeros benefícios para quem deseja se colocar em destaque no mercado. O marketing pessoal tem uma abrangência maior quando se usa uma rede como essa para interagir e mostrar os pontos mais fortes. Veja alguns importantes!

Agrega valor e autoridade ao perfil

Ao criar um perfil no LinkedIn e iniciar as chamadas conexões — solicitação e aceite de amizade profissional — você passará a ser visto como um gestor e as pessoas se interessarão pelo que você representa.

Sua atuação nas empresas, sua formação, conhecimento e desempenho serão visualizados e isso pode resultar em bons negócios. Um perfil profissional bem descrito, mostrando o que você é capaz de fazer e como fazer pode atrair que estiver em busca de similaridades.

Promove a empresa

Se você tem uma empresa ou faz parte da gestão, as chances de promover o negócio por meio do LinkedIn são altas. Isso porque, a rede amplificou e se estendeu também para as organizações, ainda que seja através dos perfis pessoais de seus empreendedores e funcionários.

Atrai clientes

Como gestor, certamente, você tem a missão de conduzir a empresa por um caminho de sucesso e isso inclui, atrair clientes para o negócio. Com um bom marketing pessoal você pode gerar credibilidade e conquistar a confiança de diversos clientes que estão em busca do mesmo dentro da rede.

Para isso, é fundamental planejar as ações de utilização da rede, que englobam as conexões, as publicações, as interações e a divulgação da sua marca entre aqueles que fazem parte da sua rede de contatos.

Constrói relacionamentos profissionais

Você encontrará outros gestores no LinkedIn que podem também estar em busca de notoriedade e fortalecimento da posição. Quanto mais conexões com profissionais afins, mais oportunidades de gerar negócios e crescer mutuamente — faça boas conexões e se mantenha constantemente em contato.

Gera aprendizado e atualização

Com as postagens diárias recebidas de diversos tipos e profissionais, você vai aprender e se atualizar com uma frequência muito maior do que se buscasse informações em outros canais. Com as informações centralizadas em um mesmo ambiente, será mais fácil interagir e investir em conhecimento.

Marketing pessoal no LinkedIn

Você precisa criar realces sobre o seu perfil, evidenciando algo de forma que as pessoas notem um profissional de gestão diferenciado, que tem algo a dizer além do que já se vê na rede. Trate e priorizar suas qualificações sem exageros ou invenções.

O marketing pessoal precisa de estratégias que sejam adequadas ao seu perfil e ao da empresa e ramo em que você atua. Não insista em dialogar com pessoas que não consomem o que você vende — elas serão apenas educadas e não darão continuidade à conversa.

Dicas de como melhorar o marketing pessoal no LinkedIn

Existem diversas maneiras de melhorar o marketing pessoal no LinkedIn para gestores e elas são voltadas para o comportamento e a relação que você deve estabelecer com a rede e com suas conexões.

São interações que exigem atenção e, por isso, trazemos algumas dicas de como você pode fazer isso.

Crie uma definição sucinta

Seja claro e objetivo quando falar de si mesmo. É muito importante citar as realizações e conquistas, pois elas costumam ter mais valor do que a nomenclatura de um cargo, mas isso precisa ser feito de um modo prático, sem rodeios ou excessos que podem causar desconforto e fadiga no outro.

Personalize a URL

No LinkedIn você pode optar pelo uso de links personalizáveis e alcançar melhores resultados de SEO, que é a otimização para os motores de busca, ou seja, seu perfil pode aparecer logo nas primeiras posições do Google ou de outro buscador.

Inclua os trabalhos voluntários

Os trabalhos voluntários estão em alta na atualidade e muitas empresas prezam, genuinamente, por essa estratégia que beneficia a terceiros. Causas sociais que envolvem pessoas de baixa renda, resgate de animais e meio ambiente estão no radar de gestores e empresários — se engaje e seja bem-visto no mercado.

Insira mais de um idioma

Falar outro idioma é mais habilidade que chama a atenção e pode ser útil para a evolução de negociações estrangeiras. Se você como gestor, deseja uma experiência fora ou trabalhar com importação e exportação, o LinkedIn vai ajudar quando você inserir a informação no seu perfil da rede.

Use imagens atrativas

Não estamos falando de uma rede social onde são postadas, diariamente, diversas fotos com motivações pessoais, mas daquelas imagens que refletem quem você é como profissional e demonstram o que você faz para obter resultados.

O comando de uma reunião, um resultado alcançado, a participação em um evento importante, uma viagem de negócios, são algumas das imagens que causam impacto positivo e atraem visibilidade para o seu perfil.

Preencha todos os campos disponíveis

Explore ao máximo os campos de preenchimento do LinkedIn, pois eles foram pensados de forma estratégica para cercar todas as informações preciosas sobre um profissional ou uma empresa.

Com isso, quem estiver vendo o seu perfil não terá dúvidas sobre aquilo que você faz ou sobre as experiências e conquistas que fazem parte da sua trajetória.

Participe de grupos

Além de criar conexões pessoais, participe dos grupos que tenham representatividade para o seu negócio e para as suas expectativas como gestor e profissional. Fortaleça a sua imagem trocando experiências ou participado dos debates — criar um grupo pode ser uma boa ideia para ser o mediador entre os diversos participantes.

Atualize sempre as informações

Mantenha suas informações atualizadas, sobretudo, em relação às conquistas, formação, evolução na carreira. Qualquer alteração nas informações que você preencheu anteriormente, devem ser atualizadas, pois, muitas conexões se baseiam nesses dados.

Seja ativo na rede

Não crie um perfil em uma rede de relacionamento profissional se você não tem a intenção de passar por ela ao menos uma vez ao dia. Com um número tão volumoso de usuários é quase impossível não acontecer algo interessante diariamente.

Uma curtida, uma parabenização ou um comentário serão suficientes para as pessoas notarem que você passou por ali e que está ativo na rede.

Crie estratégias bem definidas

Não é fácil manter um perfil bem gerenciado, ainda mais quando esse perfil é profissional e dele se espera resultados para o negócio. Tenha objetivos bem traçados e estabeleça estratégias de acordo com o que você almeja e quem você deseja ter como conexão corporativa.

Crie postagens específicas para o LinkedIn

Cada tipo de rede tem um objetivo, um tom e uma linguagem diferentes. Sabendo disso, tenha o cuidado de fazer postagens ideias para o contexto profissional que dialogue com especialistas e chame a atenção para assuntos relevantes.

Seja frequente nas postagens

Quem não é visto, não é lembrado, logo, não seja apenas ativo nas redes sociais, mas faça postagens com frequência, mostrando suas ideias e que você está aberto ao diálogo — demorar com as postagens pode fazer você cair no esquecimento.

Defina um público

Com quem você deseja dialogar na sua rede LinkedIn? Ter alguns alvos, entre empreendedores, gestores e especialistas, vai ajudar você a construir a sua rede, pois você pode começar a fazer conexões por alguns nomes e ampliar de acordo com essa perspectiva.

Participe de eventos

Muitos eventos são divulgados no LinkedIn e participar deles é uma excelente oportunidade para conhecer algumas conexões pessoalmente. Essa estratégia vai aumentar a comunicação em seu segmento e ampliar ainda mais a sua rede.

Seja interessado em outras áreas

Se interessar por outras áreas pode ser importante para desenvolver melhor o marketing pessoal e se abrir para novos conhecimentos. Esteja atento, pois, você pode ser útil ao ajudar alguém de outro segmento e aprender algo com essa pessoa.

Busque especialização

Quanto maior o conhecimento, maiores também as chances de desenvolver as habilidades e competências. Lembre-se de que você precisa ser o melhor da sua área se quiser se destacar no mercado, portanto, tenha total domínio do seu negócio — seja cada vez mais especializado no que você faz e transmita isso com segurança.

Como interagir no LinkedIn

O LinkedIn é dinâmico e repleto de novidades diárias, que vão desde as publicações, divulgação de eventos e entrada de novas conexões importantes. Deixaremos para você algumas dicas práticas de como se fazer notado na rede!

  • convide as pessoas para a sua rede com uma mensagem personalizada;
  • faça compartilhamento de posts que você gostou e suas conexões saberão o que você visualizou recentemente;
  • construa posts autorais;
  • comece a seguir os influencers renomados da rede e que sejam conectados de alguma forma ao seu negócio;
  • participe ativamente dos grupos, ou seja, comente, pergunte, responda;
  • faça depoimentos sobre as pessoas com as quais já trabalhou e são referências para você;
  • faça o mesmo com aqueles com os quais você trabalha atualmente;
  • se fizer um curso, iniciar os estudos de idioma, participar de um trabalho voluntário, mudar de empresa ou de cargo, concluir um projeto com êxito, atualize seu perfil.

Os principais objetivos do LinkedIn estão em conectar os profissionais de forma mundial, como uma ponte entre as áreas de interesse e as expectativas individuais de cada profissional usuário, por isso, a importância do marketing pessoal no LinkedIn para gestores.

Se você gostou deste guia que tal assinar a nossa newsletter, receber todas as nossas publicações e ficar por dentro de assuntos de grande relevância no mercado!

Revendo a ideia central deste guia!

Benefícios do LinkedIn

  • Agrega valor e autoridade ao perfil
  • Promove a empresa
  • Atrai clientes
  • Constrói relacionamentos profissionais
  • Gera aprendizado e atualização

Dicas de como melhorar o marketing pessoal no LinkedIn

  • Crie uma definição sucinta
  • Personalize a URL
  • Inclua os trabalhos voluntários
  • Insira mais de um idioma
  • Use imagens atrativas
  • Preencha todos os campos disponíveis
  • Participe de grupos
  • Atualize sempre as informações
  • Seja ativo na rede
  • Crie estratégias bem definidas
  • Crie postagens específicas para o LinkedIn
  • Seja frequente nas postagens
  • Defina um público
  • Participe de eventos
  • Seja interessado em outras áreas
  • Busque especialização
Rubens Netto
Administrador, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV, é socio da 8D Hubify e Head do time de Customer Success.
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