Blog 8D Hubify

Atualização do Instagram irá penalizar uso de falsos seguidores

3 minutos de leitura

Além de ser uma rede social para entretenimento, o Instagram é uma ferramenta muito útil para fortalecer marcas e influencers digitais, por isso, é muito comum as pessoas usarem aplicativos para automatizar interações e engajamento, ganhando mais seguidores e curtidas em massa.

Com intuito de melhorar a experiência dos usuários, a partir de agora, a plataforma vai tomar medidas para remover curtidas, seguidores e comentários não autênticos de contas que usam essas automações.

Esse tipo de comportamento é ruim para a comunidade, e os aplicativos de terceiros que geram curtidas, seguidores e comentários não autênticos violam nossas Diretrizes da Comunidade e nossos Termos de Uso”, afirmou a social media em seu Centro de Informações.

O Facebook já havia tomado as mesmas medidas, inclusive, recentemente excluiu redes falsas de engajamento, já que também tem políticas de autenticidade e spam.

Quer saber como as coisas vão funcionar daqui pra frente? Entenda o motivo dessa ação, veja quais serão os próximos passos e boa leitura.

Aplicativos que oferecem engajamento automático

Até então essa prática não era vetada pela rede social, com isso, muitas ferramentas foram desenvolvidas só pra automatizar engajamento. Existem aplicativos para gerar curtidas, conseguir seguidores em massa e até criar comentários automáticos. Conheça alguns deles:

Seguir.me: o app promete engajamento, interagindo com perfis de seu interesse, enviando mensagens de boas vindas pros seus novos seguidores e até deixando de seguir quem não te segue de volta e tudo isso automaticamente.

GrowSoci.al.: essa ferramenta deixa de seguir, agenda postagens, curte, segue e envia Direct Messages também de forma automática. O público alvo das interações são definidos por localização e hashtags de interesse dos usuários.

Social Rocket: além de agendar posts, comentar e gerar curtidas automáticas, essa plataforma promete monitorar resultados dessas ações em tempo real.

InstaEasy: criado aqui no Brasil, esse aplicativo também tem funções de interação automática e, além disso, tem vídeos que ensinam seus clientes a melhor forma de usar a ferramenta em seus dispositivos.

Entenda porque não vale a pena usar

Mesmo antes de ser vetado pelo Instagram, o uso de ferramentas para “comprar seguidores” nunca foi uma boa idéia. Isso porque, bons resultados vão muito além da quantidade de likes ou seguidores que você possui, mas sim, da qualidade do seu público.

Mais valem 10 interações verdadeiras, do que 100 interações automáticas criadas por aplicativos. O que traz credibilidade pro seu perfil é a criação de conteúdos relevantes, com isso, sua conta terá engajamento real e espontâneo, sem forçar curtidas nem atrair falsos follows.

Outro perigo de usar esses meios para conseguir  falsa audiência é a perda de credibilidade. Qualquer pessoa percebe quando uma conta está usando interação automática, além de ficar chato, você só irá afastar seguidores reais do seu perfil.

Existem outras maneiras de otimizar seu perfil sem precisar apelar pelos aplicativos de engajamento. Uma delas é criar estratégias, impulsionando os posts para o público certo. E isso é feito pela própria plataforma do Instagram.

Como vai funcionar agora?

Caso seja identificado que sua conta está vinculada aos serviços citados, o Instagram irá notificar sobre a exclusão de comentários, seguidores e curtidas não autênticas.

Também será solicitada a alteração da sua senha de acesso, para que os aplicativos de automação não tenham mais controle sobre seus dados na rede social.

Fique por dentro

E você, também acha que essa mudança vai melhorar a experiência dos usuários no Instagram? Se tiver ficado em dúvida sobre qual melhor estratégia para usar em suas mídias, não deixe de ler nosso artigo sobre Planejamento Digital e saiba qual a melhor maneira de obter o retorno esperado!

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
Buscar por