Blog 8D Hubify

Saiba porque você deveria usar um mapa de calor no seu site

6 minutos de leitura

Mapa de calor. O nome pode soar bastante estranho no começo, mas saiba que essa tecnologia pode ajudar — e muito — a melhorar a estratégia de marketing digital da sua empresa.

Ao saber quais partes do seu site ou blog estão chamando mais a atenção do público, você tem informações valiosas para aumentar as suas conversões. Assim como, a chance de modificar e melhorar, com SEO, aquelas que estão recebendo menos cliques.

Descubra, neste post, tudo sobre o mapa de calor, sua importância e como usar os dados fornecidos por ele para o crescimento da sua marca. Acompanhe!

Afinal, o que é o mapa de calor?

O mapa de calor — ou heatmaps em inglês — é uma tecnologia que indica, através de cores, quais pontos do seu site, blog ou landing page estão chamando mais a atenção do leitor.

Sabe quando você está lendo um post e usa o cursor para se orientar? O mapa de calor trabalha justamente aí! Assim, cores como a vermelha, laranja ou amarela, apontam os trechos que mais atraem os usuários, ou que recebem mais cliques. Já tons mais suaves como verde, azul ou turquesa, mostram aqueles que estão sendo “deixados de lado”.

Já ouviu falar em mapa de calor? Pois saiba que essa tecnologia é um excelente auxílio para aumentar suas taxas de conversão. Descubra no post!

A vantagem de tudo isso? Saber exatamente o que está fazendo sucesso e o que precisa ser melhorado! Afinal, são os próprios visitantes do seu site/blog que estão lhe passando essas informações. Isso garante que você modifique o que precisa ser melhorado, ou mantenha o que está dando certo, sem medo de estar se equivocando ou seguindo por um caminho incerto.

Qual a importância do mapa de calor na sua estratégia?

Imagine que você está lançando um novo produto ou serviço. Para isso, você monta uma página bem interessante, divulga bastante, mas mesmo assim as conversões não estão acontecendo como esperava.

Ao verificar o mapa de calor dessa página você nota que justamente o botão do CTA, ou seja, o call to action — aquele que leva o leitor a executar uma ação — é o lugar menos acessado ou clicado, explicando as baixas taxas.

No fim, descobre que a parte vermelha da página de apresentação do seu produto ou serviço — a que está chamando mais atenção — é apenas a imagem de apresentação dele.

Nesse exemplo, se realmente você quer aumentar as suas vendas, o segredo é mudar o CTA de lugar, colocando-o na posição onde os olhos dos visitantes estão sendo direcionados.

Com tudo isso, fica mais claro entender a importância do mapa de calor no seu site: ele é uma das melhores maneiras de maximizar as conversões e, assim, alcançar os resultados de vendas que tanto busca.

Quais tipos de mapa de calor existem?

Basicamente, existem três tipos de mapa de calor: do movimento do mouse, de cliques, de scroll. Veja um pouco mais sobre cada um deles.

Movimento do mouse

Como o próprio nome sugere, esse tipo de mapa tem como base o movimento do mouse do leitor na sua página. Ele pode não ser muito confiável, visto que o lugar onde você para o cursor não é, necessariamente, aquele que mais está chamando sua atenção.

Porém, as pessoas têm o costume, consciente ou não, de deixar o mouse próximo da parte que está sendo lida no momento, ajudando a direcionar o olhar. Assim, ele dá uma boa noção do que mais está atraindo os visitantes.

Cliques

Um dos mapas de calor mais assertivos, ele tem com base de dados as ações efetivas dos leitores, ou seja, ele mensura exatamente as partes da sua página que receberam, ou não, cliques.

Além de apontar os locais, esse mapa de calor também indica o número de cliques e a quantidade de visitantes nessa área do seu site.

Assim, é possível analisar, pontualmente, quando uma foto, uma notícia, uma informação, um vídeo, um botão de compra, entre muitas outras coisas, foram realmente úteis para o seu público.

Scroll

Esse mapa de calor é indicado para análise de landing pages longas, ou seja, aquelas que o visitante precisa rolar várias vezes até chegar ao final dela. Com ele, é possível identificar até que ponto da página o leitor foi e, com isso, fazer os ajustes necessários para aumentar a conversão.

Segundo o Nielsen Norman Group, 80% da atenção dos leitores é direcionada para a parte superior da dobra da página. Sendo assim, trazer os pontos mais importantes da landing page para esse trecho é a melhor estratégia.

Quais informações são possíveis extrair com essa tecnologia?

Existem diversas ferramentas de mapa de calor que você pode instalar no seu site, entre opções gratuitas e pagas. A escolha da mais adequada vai depender das necessidades que pretende suprir e, claro, do orçamento disponível para esse investimento.

De modo geral, elas oferecem a possibilidade de levantar informações como:

  • locais mais clicados da sua página;
  • locais que recebem maior movimentação de mouse;
  • quais pontos chamam mais atenção e quais induzem ao abandono da página;
  • quanto tempo o visitante permanece em cada seção;
  • rastrear a atividade do visitante do seu site de uma página para outra, identificando quais caminhos são mais utilizados por aqueles se tornam clientes, e em quais pontos você está perdendo os demais;
  • acompanhar e rastrear formulários e caminhos utilizados por seus visitantes nas conversões.

Como melhorar a experiência do cliente com base nos dados obtidos?

Considerando a função do mapa de calor, que é identificar os pontos em seu site que mais atraem os clientes, é possível, também, usar esses dados para melhorar a experiência deles nas suas páginas.

Sabendo exatamente quais pontos precisam ser aprimorados, você tem a opção de deixar a distribuição de conteúdo e informações mais dinâmica, facilitando para que ele encontre tudo o que precisa para fazer a conversão.

Ou seja, o mapa de calor não apenas ajuda a sua empresa a crescer mais, como também torna a visita do seu potencial cliente mais produtiva, otimizando as ações que farão com que ele compre ou contrate algo da sua empresa.

Aqui, vale lembrar também que páginas que dificultam o leitor a encontrar aquilo que ele precisa, tendem a ser abandonadas, o que compromete as vendas. Com isso, fica claro que o mapa de calor é fundamental tanto para você quanto para o seu visitante.

O mapa de calor é uma ferramenta de grande peso para páginas que necessitam que os leitores tomem alguma ação. Com base nos dados fornecidos por ele você pode, entre outras coisas, posicionar corretamente CTA’s aumentando, consideravelmente, as conversões.

Porém, mesmo com todas essas vantagens, é importante salientar que o mapa de calor é realmente eficaz apenas para sites e blogs com um bom número de acessos. De modo geral, as ferramentas passam a apontar dados relevantes para quem tem mais de 10.000 ou 20.000 visitas/mês.

Como foi possível ver, o mapa de calor é um excelente auxílio na busca por bons resultados na estratégia de marketing da sua empresa.

Neste link, você tem ainda mais informações sobre como tirar o melhor proveito de técnicas como essa, além de acesso a um material exclusivo criado pela equipe da Hubify. Aproveite que está aqui e acesse agora mesmo!

[rock-convert-cta id="11178"]

Oscar Sigaki
Engenheiro formado pela FEI, com MBA em Gestão de Negócios pela FGV e Professor de Pós-Graduação no curso de Marketing Digital na UMC. Já foi responsável pelo marketing de performance em projetos como Vivo, Smiles, Kroton, entre outros. Hoje é sócio e CGO da 8D Hubify.
Buscar por