Blog 8D Hubify

Saiba o que é e qual a importância da canonização de URL

5 minutos de leitura

Manter o seu site totalmente otimizado para sites de buscas com SEO não é apenas uma questão de adaptar seus textos e imagens. A configuração das suas páginas também precisa estar alinhada com as boas práticas desse meio. Você já ouviu falar em canonização de URL?

Esse é um procedimento essencial para que o endereço do seu site seja devidamente compreendido pelo algoritmo de buscadores como o Google. Quaisquer problemas nesse sentido podem prejudicar a sua posição no ranking.

O entendimento adequado da URL do seu site é algo muito importante para a visibilidade dele nos sites de buscas, sendo essa uma das peças decisivas para que o algoritmo entenda a autoridade e relevância da sua marca. A canonização de URL é um processo fundamental para garantir isso.

Entenda, a seguir, o que é a canonização de URL e os principais aspectos da otimização em que esse recurso ajuda.

O que é a canonização de URL?

Pode ser muito benéfico para um site ter o seu conteúdo acessível a partir de múltiplas combinações de URLs. Isso contribui para evitar que o usuário cometa erros e tenha o seu acesso comprometido ao tentar acessar as suas páginas. Esse recurso permite possibilidades como:

  • www.suaempresa.com.br
  • suaempresa.com.br
  • suaempresa.com.br/index.html
  • www.suaempresa.com.br/index.html

No entanto, por conta do funcionamento dos mecanismos de sites de buscas como o Google, essas quatro possíveis portas de entrada para o seu site podem ser vistas como registros de conteúdo duplicado. Ou seja, é capaz de prejudicar seriamente o seu posicionamento no ranking e sua estratégia de otimização.

A solução para esse problema está na canonização de URL. O processo consiste em definir um redirecionamento para uma única variação das URLs do seu site e, assim, permitir que o algoritmo do Google entenda aquele como o oficial. Dessa forma, a sua posição entre os resultados de buscas não fica prejudicada.

Por que a canonização de URL é importante?

A canonização de URL é um recurso fundamental para que o seu site não seja penalizado por conter múltiplos portais de entrada possíveis para visitantes. Também é algo essencial para a manutenção da autoridade e relevância do seu domínio, que é um dos critérios decisivos para o ranking dos resultados de buscas.

Ainda não se convenceu? Então confira a seguir os principais pontos que revelam a importância da canonização de URL para o seu site:

Melhor aproveitamento de links internos

A criação de links internos em seu site é uma excelente forma de aumentar o tempo de permanência dos seus visitantes e também enviar sinais para o Google de que o seu conteúdo é relevante. Porém, esse trabalho pode ser prejudicado sem a canonização de URL.

Afinal, links para diferentes esquemas de URL podem ser encarados como vínculos externos e prejudicar a relevância do seu site. Para ter um melhor aproveitamento do trabalho com links internos, você precisa da canonização de URL.

Autoridade de domínio protegida

A autoridade de uma URL junto ao algoritmo dos sites de buscas é um critério muito importante que define a capacidade dela de alcançar posições cada vez melhores no ranking. Esse aspecto pode ser prejudicado pela duplicidade de endereços, cuja solução é a canonização de URL.

A construção de autoridade de domínio junto aos sites de buscas é um processo lento e que não tolera muitas falhas. Para isso, é necessário tomar cuidado para que todas as suas ações sejam altamente estratégicas.

Risco da duplicidade de conteúdo

O Google e demais sites de buscas são bastante severos quando o assunto é conteúdo duplicado. Se o algoritmo percebe alguma equivalência entre duas páginas, as penalidades são consequências esperadas. Se o seu site não trabalha com canonização de URL, o risco de isso acontecer é quase certo.

Afinal, com múltiplas versões do seu site contendo o mesmo conteúdo, é natural que o sistema as entenda como cópias umas das outras. Uma penalidade como essa pode retirar o seu site do ranking de resultados e tornar difícil a reconquista do seu posto anterior.

Configuração fácil e rápida

Além de ser algo muito importante para o sucesso do seu site e da sua empresa, a canonização de URL não é nada complexa de configurar ou manter. Ainda assim, trata-se de um procedimento que deve ser feito por um profissional qualificado em desenvolvimento web.

Tudo é feito a partir da configuração de um redirecionamento permanente do tipo 301 no arquivo .htaccess do seu site. Não é algo que demandará muito tempo de implementação do time responsável pela manutenção do seu site.

Chances de subir no ranking de resultados

Ao trabalhar de forma alinhada com as expectativas e o funcionamento do algoritmo dos mecanismos de buscas, a sua empresa ganha muito mais chances de subir no ranking de resultados e alcançar mais público dessa forma.

A manutenção de uma URL com autoridade é fundamental para conquistar boas posições e também para mantê-las. Com cada vez mais concorrência na publicação de conteúdo na internet, trata-se de algo bastante valioso para incluir entre as suas prioridades.

Potencialização de compartilhamentos sociais

Ganhar mais visibilidade com o seu conteúdo a partir de um bom volume de compartilhamentos nas redes sociais é algo bastante positivo. No entanto, esse benefício somente contribuirá para a relevância do seu conteúdo no Google se você estiver trabalhando com canonização de URL.

Afinal, os links postados nas redes sociais podem conter múltiplas variações do seu endereço na web. Isso fará com que a relevância social deles fique fragmentada.

Tendo em vista todos os benefícios da canonização de URL e os riscos que ela afasta do seu site, fica nítido o quanto esse recurso precisa estar entre as suas prioridades. Lembre-se de que a boa relação do seu site com os algoritmos de buscas é essencial para manter uma boa visibilidade na internet e contar com um fluxo produtivo de visitantes para o seu negócio.

Para continuar aprendendo sobre como trabalhar de forma estratégica com marketing digital, confira o que é qualificação de leads e como ela pode ajudar a sua empresa a vender mais!

Oscar Sigaki
Engenheiro formado pela FEI, com MBA em Gestão de Negócios pela FGV e Professor de Pós-Graduação no curso de Marketing Digital na UMC. Já foi responsável pelo marketing de performance em projetos como Vivo, Smiles, Kroton, entre outros. Hoje é sócio e CGO da 8D Hubify.
Buscar por