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Veja os impactos da atualização do Google para sites de saúde e finanças

6 minutos de leitura

Você sabe quais são os impactos da atualização do Google para sites de saúde e finanças (também conhecido como sites YMYL)? Diversas empresas viram repentinas mudanças no número de visitas obtidas a partir da pesquisa orgânica: algumas aumentaram, outras perderam usuários e, consequentemente, clientes.

Para que você minimize os efeitos das mudanças nos algoritmos do Google, neste artigo você aprenderá o que são páginas YMYL, quais foram as principais modificações da atualização, o que o Google considera como páginas interessantes para estar nas primeiras posições, além de saber o que fazer se você tiver sido impactado negativamente com a atualização. Acompanhe!

O que são sites YMYL?

O próprio Google denomina como YMYL as páginas "Your Money or Your Life", que são aquelas que impactam a estabilidade financeira, a felicidade futura e/ou a segurança dos usuários.

Veja a seguir com o que as páginas consideradas como YMYL lidam.

Transações financeiras ou compras

Sites que possibilitam que o usuário efetue compras, faça pagamentos ou transferências (o que acontece com bancos e sites de e-commerce).

Informações financeiras

Páginas que informem sobre impostos, planos de aposentadoria, consórcios, investimentos, financiamentos, seguros e outros serviços relacionados às finanças.

Informações médicas

Sites que informem sobre medicamentos, saúde, nutrição, tratamentos e assuntos relacionados.

Informações legais

Páginas que contenham informações e conselhos jurídicos relacionados à guarda de crianças e adolescentes, divórcio, aposentadoria etc.

Páginas públicas ou que contribuam com a cidadania

Inclui todas as páginas que estejam ligadas a órgãos governamentais, desastres, programas sociais e eventos.

A ideia do Google para essas páginas é que usem o bom senso. Isso significa que esses sites devem ter um cuidado ainda maior na produção de conteúdo, uma vez que impactam diretamente o dia a dia das pessoas e falam de temas fundamentais para o público.

Não são somente as páginas de medicina que são influenciadas pela atualização do Google, mas as ligadas aos assuntos de nutrição, saúde, bem-estar etc. Se você tem uma loja virtual, vende serviços financeiros ou trabalha em um setor jurídico, também deve ter cuidado.

Quais são as principais modificações causadas pela atualização do Google?

Diversas empresas verificaram uma mudança brusca nas primeiras posições de sites que eram ligados a essas áreas, fazendo com que o tráfego vindo de SEO (técnicas de otimização para os mecanismos de busca) despencasse de forma repentina.

Marie Haynes, especialista em atualizações do Google, fez um estudo que mostrou como vários sites perderam quase 500 mil visualizações após as atualizações da empresa.

Por outro lado, algumas páginas dobraram seus visitantes em poucos dias. Embora o estudo tenha restringido a páginas ligadas à saúde, a variedade de sites classificados como YMYL é grande. Como 75% dos usuários não clicam em sites que estão na segunda página da pesquisa, é importante ser um dos primeiros colocados.

Empresas que foram para a segunda página da busca provavelmente apresentaram queda brusca no número de usuários.

Quais pontos são considerados pelo Google em páginas YMYL?

Embora seja difícil determinar os motivos para que mudanças tão drásticas tenham acontecido tão rapidamente, é possível chegar a algumas conclusões entendendo os princípios da empresa. Confira!

Perícia

Para começar, o Google espera que as páginas que tratem de conteúdo sensível, como as YMLYL, sejam escritas por profissionais que tenham conhecimento e experiência no assunto. Para avaliar isso, o Google trabalha com dois conceitos que ajudam a demonstrar qual é o nível de perícia das páginas: o Main Content (Conteúdo Principal) e o Supplementary Content (Conteúdo Adicional).

O conteúdo principal deve ser amplo para que consiga abordar o tema proposto (quanto mais complexo o assunto é, maior deveria ser o conteúdo). Já o adicional é útil para construir a experiência do usuário, reafirmando os propósitos iniciais, mas sem se afastar deles, tangenciando-o.

Autoridade

Oferecer conteúdo e informações que os usuários julguem relevantes não é suficiente, já que as pessoas nem sempre têm conhecimento para julgar as informações lidas. Dessa forma, a qualidade de uma página também está ligada à empresa que produziu o conteúdo. Caso seja uma página de venda de produtos, as avaliações podem ajudar. Em outros casos, a página “Sobre nós” pode ser útil para identificar quem é o responsável técnico pelas páginas.

Credibilidade

O Google também avalia se a empresa ou o autor tem reputação negativa. Caso tenha, há chances de que a página perca pontos importantes na busca pelo topo da pesquisa.

A empresa e os autores são respeitados e reconhecidos nas áreas de atuação? Para ficar claro, um texto que ensine as pessoas a perder peso tem mais credibilidade quando é escrito por um especialista, e isso também vale para os outros temas de YMYL.

Como recuperar posições?

Caso o seu site tenha sido afetado negativamente pela mudança no algoritmo do Google, reveja os seguintes pontos estratégicos para recuperar posições:

  • produza conteúdos com a máxima qualidade possível, evitando distrair os usuários dos pontos principais;
  • identifique de forma clara qual é o autor do conteúdo (seja na página "Quem Somos", seja na autoria do próprio conteúdo) e facilite a comunicação do leitor com você;
  • facilite a avaliação do conteúdo e da empresa externamente (Google, redes sociais, páginas de avaliação de empresas etc.) por parte dos usuários;
  • encontre autores reconhecidos no mercado (que sejam formados na área e tenham boa reputação) para assinar o conteúdo publicado no seu site.

Qual é a importância de contar com uma equipe especializada?

Nem sempre é fácil para as empresas estarem atentas a todas as modificações que os algoritmos do Google recebem. Por isso, pode ser que seu negócio sofra com quedas repentinas de visualizações vindas dos mecanismos de busca, diminuindo o número de vendas.

Para minimizar o impacto dessas ações, é interessante contar com uma equipe especializada em motores de busca. Dessa forma, as páginas serão construídas para maximizar a qualidade do conteúdo, diminuindo as chances de perder posições em novas atualizações. As empresas que investem hoje na qualidade dos seus conteúdos terão mais chances de alcançar as primeiras posições, tanto agora quanto no futuro.

Para garantir boas posições na pesquisa e minimizar as atualizações do Google que aconteceram e ainda acontecerão, é necessário ter um planejamento de produção de conteúdo. Com ele, será possível determinar não somente o que os seus clientes querem encontrar nos sites YMYL, mas também o que fazer para garantir que o conteúdo seja fiel e possa ser útil aos visitantes. Como o assunto é sensível e importante para a vida dos usuários, a produção de conteúdo deve ser rígida e criteriosa.

Precisa de ajuda para produzir boas páginas e ocupar as primeiras posições no Google? Entre em contato conosco agora mesmo e saiba o que podemos fazer para ajudá-lo.

Oscar Sigaki
Engenheiro formado pela FEI, com MBA em Gestão de Negócios pela FGV e Professor de Pós-Graduação no curso de Marketing Digital na UMC. Já foi responsável pelo marketing de performance em projetos como Vivo, Smiles, Kroton, entre outros. Hoje é sócio e CGO da 8D Hubify.
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