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Descubra como criar um webinar de sucesso

8 minutos de leitura

Webinar é uma estratégia de criação de videoconferências com tom educativo, utilizado no Marketing Digital em transmissão online ao vivo ou gravada, para alcançar uma audiência ampliada, objetivando a geração e qualificação de leads!

 

O marketing digital se tornou tão amplo e necessário para as estratégias de negócios que o conteúdo escrito já não é o suficiente para atrair e reter a atenção de usuários, consumidores e clientes, por isso, o uso de webinar vem ganhando destaque no mercado.

A Programação Neurolinguística considera quatro sistemas representacionais como métodos de aprendizado — digital, cinestésico, auditivo e visual. Para  oferecer um atendimento completo e garantir uma experiência agradável ao cliente, muitas empresas estão aderindo à estratégia.

O objetivo deste post é trazer para você um conteúdo relevante com a definição e o  conceito de webinar, como ele pode ser eficiente para o negócio e como implementar em sua empresa em um passo a passo simples de criação. Boa leitura!

O que você verá no conteúdo de hoje?

  • O que é um webinar
  • Eficiência dos webinars para um negócio
  • Implementação do webinar em uma estratégia de marketing
  • Planejamento e desenvolvimento da estratégia para um negócio
  • Passo a passo de como criar um webinar
  • Escolha do tema
  • Roteirização
  • Divulgação
  • Materiais
  • Ferramentas para um webinar

O que é um webinar

Vamos pensar que você queira educar o público da sua empresa sobre o conceito, ou utilização de um determinado produto, ou especificidades de um serviço e seja inviável promover um evento e reunir todas as pessoas em um mesmo espaço.

Suponhamos ainda que seus clientes estejam descentralizados, ou seja, espalhados por várias partes do país. Em vez de desanimar e desistir, você pode recorrer à criação de um webinar para solucionar o problema e alcançar o maior número de pessoas possível.

Mas, como funciona? O webinar é uma espécie de aula educativa online, que tem um objetivo específico e pode ser transmitida ao vivo ou gravada para disponibilização posterior a todos os interessados.

Nele, a ideia é abordar os principais conceitos e aspectos de um determinado assunto que seja uma dúvida ou uma dor potencial dos clientes. A estratégia deve ser configurada com base nos dados que os usuários deixam diariamente no site.

Um dos objetivos principais de um webinar é gerar e qualificar leads (entraremos em detalhes na etapa de implementação), pois, o interesse pelo conteúdo disponibilizado estimula uma abordagem mais profunda na tentativa de acelerar a decisão de compra — o webinar pode ser uma ferramenta incrível de conversão.

Uma das características mais fortes da estratégia é que, embora funcione como uma videoconferência, a comunicação tem uma só via para preservar o roteiro e focar no assunto principal, sem grandes interferências.

Assim, o público terá acesso a um material completo e abrangente, que atenda a diversos interesses concentrados em um só evento. Por mais que os participantes tenham se inscrito motivados por um fator, pode ser que os temas abordados sejam úteis em médio e longo prazo.

Eficiência dos webinars para um negócio

Como dissemos, um seminário requer espaço físico, cuidados logísticos, compra ou locação de equipamentos de som e a torcida pela participação presencial dos interessados. A palavra de ordem na utilização de um recurso como o webinar é otimização.

Se de um lado a sua empresa ganha com a redução de custos e melhor aproveitamento do tempo, do outro está a sua audiência atraída pelas chamadas na divulgação, ansiando por respostas significativas.

Sua empresa terá em um mesmo momento, a atenção do público, o engajamento motivado pelo interesse em assistir ao webinar, com potencial aumento na geração do tráfego orgânico — a marca se torna mais conhecida, com maior credibilidade e interesse por parte dos visitantes e consumidores.

É exatamente esse perfil de usuário que você deve querer atingir — o lead que está interessado, mas ainda pode ter algumas dúvidas que o impeçam de tomar a decisão de efetivar a compra na sua empresa.

Fora isso, essa é uma oportunidade real de estreitar os laços com os clientes já fidelizados. Além da aproximação, o webinar tem o poder de manter o bom relacionamento e a familiaridade com o cliente.

Implementação do webinar em uma estratégia de marketing

Entendemos o que é webinar e agora precisamos saber como implementar a estratégia nas ações de marketing da sua empresa. O webinar é adotado, essencialmente, pelas empresas que priorizam o marketing de conteúdo.

Primeiro vamos pensar quais as etapas do funil de vendas você deseja alcançar com maior efetividade. Essa definição é primordial para orientar o roteiro quanto à linguagem e interação com o lead.

Dissemos a pouco, que a intenção maior do webinar é gerar e qualificar os leads, correto? Logo, antes de mais nada, você deve analisar profundamente o desempenho da sua empresa e verificar se os pontos a serem abordados no webinar são mesmo os que necessitam de maior atenção.

O sucesso do seu webinar está condicionado ao quanto ele será útil para o público convidado. Tenha o cuidado de direcionar a personas que estejam em sintonia com o seu negócio para gerar reais possibilidades de vendas.

Planejamento e desenvolvimento da estratégia para um negócio

Dizem que planejamento é vida e uma precisa relacionar esse ditado às estratégias de negócio. Um bom webinar deve ser pensado meticulosamente, prevendo a necessidade e as expectativas do seu público-alvo.

Passo a passo de como criar um webinar

Como em um filme de curta ou longa-metragem é preciso estabelecer alguns critérios antes de começar a gravar, portanto, vamos a um passo a passo de como criar um webinar espetacular!

Escolha do tema

Sobre o que será o webinar da sua empresa? O que motivou a criação de uma estratégia como essa além de ser na atualidade um recurso de alto impacto? Definir o tema é o princípio de tudo, caso contrário você se perderá dentro do planejamento.

Observe os conteúdos gerados no site e analise, utilizando métricas específicas, quais são os que produzem impacto mais positivo na audiência, os que geram maior volume de tráfego ou ainda, aqueles que se desdobraram em muitas dúvidas deixadas no canal de atendimento ao cliente.

Seja empático e avalie como você gostaria de ser abordado para falar de um tema específico da sua empresa. Se você conhece bem o negócio e acompanha de perto as interações de leads e clientes será mais fácil escolher algo interessante e relevante.

Cuide para que o título e a chamada do webinar sejam totalmente condizentes com o conteúdo que será abordado. O público, ao se inscrever, espera encontrar exatamente o que o título sugere e precisa sair do webinar com a agradável sensação de ter valido a pena.

Se vale uma dica, dê uma atenção especial às principais palavras-chave utilizadas em um período por aqueles que visitaram o site da sua empresa. Sabemos na otimização de SEO, o quanto as KW são responsáveis pelo engajamento e pela audiência.

Roteirização

O webinar deve ter no máximo uma hora de duração e para não extrapolar esse prazo, o ideal e estruturar o roteiro e assim preencher com autoridade o tempo destinado ao vídeo.

É fundamental definir a estrutura e distribuir em minutos para não ficar cansativo e desorganizado. Vamos entender melhor essa distribuição:

  • de 5 a 10 minutos — introduza o assunto do webinar e se apresente aos participantes;
  • de 25 a 30 minutos — apresente a ideia principal e desenvolva o conteúdo de forma clara e objetiva;
  • cerca de 10 minutos — reserve esse tempo para perguntas e respostas, sanando as dúvidas dentro do horário em caso de uma transmissão ao vivo.

Dica bônus: um webinar termina sempre com um call to action como incentivo à continuidade da estratégia — curtir a empresa nas redes sociais, assinar a newsletter, por exemplo.

Divulgação

Defina a data — preferencialmente, com um tempo antecedente para que a sua audiência se programe corretamente — e divulgue nos canais de comunicação que podem ser além dos que sua empresa já utiliza, as mídias pagas para alcançar um público ainda maior.

Utilize todas as redes sociais da empresa para dizer que há um webinar sendo preparado especialmente para um determinado fim — deixe evidente a data e o horário em caso de transmissão ao vivo.

Materiais

Vamos imaginar que o objetivo do webinar seja explicar em detalhes sobre o funcionamento de um produto, já que se percebeu a dificuldade das pessoas no manuseio. Pode ser que as explicações não sejam suficientes e você precise de algumas ilustrações.

Lembra-se do método de aprendizado neurolinguístico? Você pode usar slides criados em PowerPoint, Keynote ou Prezi como um material de apoio e demonstrar por imagens o que estiver explicando. Uma chance maior de alcançar diversos tipos de públicos.

Ferramentas para um webinar

Você precisará definir a plataforma de transmissão do webinar, que seja de fácil acesso do seu público-alvo. Cuide para que o vídeo seja transmitido com qualidade e sem o risco de barulhos ou de travar no meio de uma fala importante — nada mais chato que perder uma informação relevante.

Você pode utilizar o YouTube, que é a escolha mais comum ou recorrer ao Facebook, mas devemos dizer que são duas ferramentas limitadas para transmissão de webinars e que a melhor delas é especializada GoToWebinar que disponibiliza todos os recursos que você precisar para um webinar de sucesso.

Se quiser mais algumas sugestões, considere utilizar o Hangouts, o Twitch, o Skype e o WebinarJam como opções secundárias de apresentação do webinar da sua empresa.

Como vimos, o webinar é mesmo uma ferramenta e tanto para quem deseja engajar leads e clientes, por razões diferentes, ao mesmo tempo. A audiência pode ser maciça, gerada por um interesse específico em um formato centralizado — um benefício que agregará valor para o seu negócio.

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Vamos recapitular?

Planejamento e desenvolvimento da estratégia para um negócio

Para elaborar um webinar — videoconferência online e com tom educativo — você precisará seguir etapas para organizar as ideias e transmitir o conteúdo com autoridade e credibilidade.

  • Escolha do tema
  • Roteirização
  • Divulgação
  • Materiais
  • Ferramentas para um webinar
Fabio Duran
Sócio da Agência Hubify | Coordenador e Professor do MBA Data Driven Digital Marketing do IDP | Pós-graduado pela Universidade da Califórnia em Administração de Empresas e Gestão de Projetos, Mestrando em Administração de Empresas pelo Insper, Mentor e Expert de Marketing Digital nos ecossistemas do Cubo.Itaú e da RD Station, fellow do programa BR +Innovators e CEO da 8D Hubify, Top1 agência de Mudança em 2020 e Top 3 Agência de Resultado em 2021 e 2022 de acordo com a RD Station. Apaixonado por Marketing, Vendas e Pessoas.
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