Blog 8D Hubify

O guia para receber mais doações online

6 minutos de leitura

Se você tem uma ONG sabe a importância de contar com vários canais para captar recursos, não é? E no cenário atual, saber como receber doações online faz toda a diferença, já que na internet é possível se comunicar com pessoas de qualquer lugar do mundo, independentemente da distância!

Acredito que você já saiba disso, né? Mas, será que a sua ONG está utilizando as ferramentas certas para ter um canal eficiente com seu público? Ok, e se você não tem qualquer presença online, talvez seja o momento de apostar nessa estratégia...

Neste artigo, você vai conferir todos os passos de como criar uma estratégia eficiente para dar voz a sua causa social! Vamos lá?

 

1- Se você ainda não tem um site, agora é a hora!

Você sabia que cerca de 134 milhões de brasileiros têm acesso a internet, segundo pesquisa TIC Domicílios 2019? Isso é um grande indicador de que estar no meio digital não é mais um diferencial, mas sim algo essencial!

 

Independentemente da causa social que a sua ONG defende, ter um site se tornará o principal meio para ser visto online. O que isso significa? Que a identidade da organização estará toda em um único canal, com múltiplas áreas de atuação para gerar identificação com o público, a fim de se tornarem doadores ou até voluntários.

 

Aqui, vale a pena contar com uma equipe especializada no assunto para evitar qualquer erro, mas basicamente, as etapas se resumem em personalizar a identidade da organização, compra de domínio, desenvolvimento do site e criação de conteúdo.

 

2- Crie conteúdos relevantes

Ok, o próximo passo é entender como a sua ONG vai se comunicar com o público, ou seja, já temos a sua identidade, agora é o momento de colocar a mão na massa e gerar materiais de qualidade que, realmente, atendam uma necessidade e sejam fiéis ao propósito central.

 

Você já sabe quais características deseja e a identidade visual já foi definida. Agora, é hora de pensar em qual tipo de conteúdo será produzido. Apostar em artigos no blog é uma escolha segura que pode trazer bastante tráfego orgânico ao site, além disso explore recursos com imagens e vídeos para otimizar sua estratégia.

 

3- Formulários são sempre bem-vindos

Imagino que você já tenha preenchido algum formulário, não é? Bom, eles cumprem bem a função de coleta de dados, que são necessários para arrecadar uma doação.

Isso vai ser um diferencial no seu site, já que enquanto o usuário navega, ter um campo disponível para doar se torna fundamental. E não se esqueça de criar um ambiente simples de navegar e fácil de ser identificado, com indicadores das ações solidárias que a ONG exerce.

Posteriormente, esse local poderá ser divulgado em outros canais como as redes sociais, e-mails, entre outros.

 

4- Divulgue suas ações nos canais de marketing

Qualquer negócio que busque bons resultados entende a importância de investir no marketing, e hoje com a integração no meio digital, isso ganha ainda mais destaque. Para as ONGs é a mesma coisa, por isso existem alguns canais que podem ajudar a receber mais doações online. Saiba mais!

 

E-mail Marketing

Não existe um canal melhor que esse para apostar na transmissão de uma mensagem, a partir da comunicação personalizada! Existem pessoas que acreditam no fim dos e-mails, mas na verdade a sua utilização está em alta, sendo um dos recursos com maiores taxas de conversões

 

Além disso, depois de elaborar o conteúdo do e-mail, você pode contar com um CTA em destaque para incitar a doação.

E o melhor disso é poder programar o envio com bases segmentadas, para depois fazer uma análise de quantas pessoas abriram o e-mail, clicaram nos botões, converteram, entre outros. Assim, a estratégia vai trazer melhores resultados.

 

A Hubify soube muito bem utilizar essa estratégia em nosso case de sucesso com a Oxfam Brasil, que superou a meta de doações com a plataforma RD Station.

 

Redes Sociais

Quem não gosta de passar pelo feed no Instagram, compartilhar um post no Facebook ou publicar algo no twitter? As redes sociais já fazem parte do nosso cotidiano, então por que não aproveitar disso para divulgar sua ONG?

Esse canal é mais acessível e consegue entregar conteúdo para um número maior de pessoas, portanto, é importante estar presente onde o seu público em potencial se localiza, e também é uma oportunidade para estreitar a relação com os usuários, coletando feedbacks, entre outros.

 

Anúncios pagos

Essa é uma das principais estratégias utilizadas por grandes empresas, pois garante um retorno rápido, afinal, nada melhor do que aparecer na primeira página do Google, não é?

Por isso, existe um programa chamado Google Grants que visa ajudar as ONGs a obterem mais visibilidade online com um benefício de 10.000 dólares em publicidade gratuita!

Montar um plano de anúncios também é uma ótima forma de divulgar sua campanha, seja pelo Google, Twitter ou Facebook Ads, por exemplo. Isso é essencial, principalmente no início da campanha, pois gera mais tráfego para essas mídias.

 

Parcerias

Uma vez que você tiver o seu nicho de mercado, é possível selecionar outras organizações ou até pessoas para formalizar uma parceria. Isso ajuda a gerar mais identificação e conquistar novos públicos.

 

5- Defina um processador de pagamento

Partindo da premissa que as doações são online, precisamos de um processador de pagamentos que cumpra esse papel. Existem diversas plataformas, confira a seguir as principais:  

 

PayPal

Talvez, esse seja o mais conhecido de todos, o PayPal é um sistema seguro de processamento de pagamentos que permite aos usuários receber doações online.

Com ele, basta que os doadores tenham o número de telefone, endereço de e-mail ou nome de contato, sem precisar de dados do cartão de crédito. Tudo isso é bastante vantajoso para a plataforma, pois exige que uma conta seja criada para que possa realizar a doação

Assim, ele pode ser vantajoso ou não, dependendo do ponto de vista, já que oferece mais segurança, mas exige ter uma conta no Paypal.

 

GoFundMe

Já ouviu falar sobre crowdfunding? Podemos chamar também de plataforma de financiamento coletivo, aqui o GoFundMe é um ótimo exemplo disso e é projetado especificamente para aceitar doações online.  

Entre seus benefícios, podemos mencionar a criação de metas de arrecadação de fundos, divulgar sua identidade, aceite doações sem criar conta, agradecer aos doadores pessoalmente, atualizar os doadores com fotos e novas atividades, além da possibilidade de realizar atividades em dispositivos móveis

 

Venmo

Outra opção é o Venmo, que é muito fácil de configurar. Para começar, tudo que você precisa fazer é baixar o aplicativo em seu dispositivo móvel. Em comparação com outras plataformas, ele aceita a maioria das moedas estrangeiras.

Embora seja para as ONGs utilizarem, caso os doadores optem pelo cartão de crédito, uma taxa é cobrada. Outra limitação é que o Venmo exige que os doadores criem uma conta.

 

Stripe

Essa alternativa também é uma das queridinhas entre as ONGs, pois ela oferece um desconto na taxa de processamento para organizações sem fins lucrativos e que aceita apenas doações, sem vender produtos ou serviços. Tudo isso acontece com muita transparência.

A Stripe permite que você acesse as doações diretamente em seu site, além de permitir doações recorrentes sem qualquer taxa mensal. Vale lembrar também que não existe taxa além do que você pagará por cada transação.

 

Com esse guia, tenho certeza que ficará mais fácil traçar uma boa estratégia para receber doações online. E se quiser apostar em um plano de marketing para sua ONG, recomendo que leia nosso artigo!

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
Buscar por