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As 8 palestras mais impactantes do RD Summit 2019 de acordo com o time 8D Hubify

15 minutos de leitura

O RD Summit 2019 ocorreu no início do mês de novembro — entre os dias 6 e 8 —, e, como sempre, o time da 8D Hubify marcou presença em peso no maior evento de marketing digital do Brasil.

Pedimos para que cada um dos colaboradores que participou dessa experiência compartilhasse insights das palestras que gostaram mais. Você pode conferir a seguir cada uma delas!

Boa leitura!

1. Escolha do Vinícius (SDR) — Bora vender: A melhor estratégia é a atitude

Escolhi a palestra ministrada pelo Alfredo Soares — carioca de 31 anos, empreendedor e palestrante com vasta experiencia em empreendedorismo e vendas

Atualmente é Head Global SMB da VTEX (maior plataforma de e-commerce da América Latina) e está a frente da Loja Integra (plataforma com mais de 600 mil lojas virtuais criadas).

As principais conquistas da sua carreira foi ter fundado a Xtech Commerce (plataforma que transacionou mais de $500 milhões de reais) e a startup Socialrocket.

Por que essa palestra foi impactante para mim?

Quando descobri que o Alfredo palestraria no Summit, já bloquei minha agenda para prestigiá-lo. Conheço sua trajetória há algum tempo e seu jeito despojado, falastrão e conhecedor de estratégias de vendas e marketing como poucos me deixou ansioso para conhecê-lo ao vivo.

Em sua apresentação, ele contou que começou vendendo cartões de visita para pagar os combos das baladas cariocas que frequentava, porém mal sabia que seria o início de uma trajetória milionária. 

Além disso, gostaria de destacar algumas das suas frases que gostei mais:

  • “não seja o único do seu mercado, seja único para seu cliente”;
  • “vender não é trocar produto ou serviço por dinheiro. Vender é encantar, resolver o problema e entregar o intangível por trás de toda oferta";
  • “no mundo digital não existe 'eu acho', existe métrica”.

2. Escolha da Tainah (Vendedora) — Se faz sentir faz sentido: Estratégias humanas para performar no digital

Decidi falar sobre a palestra da Carol Lima — ela é responsável pelas Estratégias e Conteúdo Digital da Resultados Digitais. É publicitária, com especialização em Moda, Gestão e Marketing.

Em sua jornada profissonal, a Carol atuou na Direção Regional do Senac Santa Catarina, implementando os canais digitais da organização em todo o estado, e coordenou por 5 anos o time de Social Media da Locaweb em São Paulo. Além disso, é autora do livro “Como acabar com sua empresa em apenas 140 caracteres” pela editora Novatec.

Achei muito congruentes os pontos levantados em sua palestra sobre o comportamento das pessoas nas redes sociais e como as marcas podem se posicionar e surfar nessa onda. Acredito que a tendência de discursos humanizados veio para ficar, e as métricas da RD após aplicar essa nova postura, só comprovam isso.

tainah escocard e vinicius pierobon juntos com a palestrante carol lima

Quais foram os highlights da apresentação?

Como as marcas devem se comunicar nas redes sociais? Essa é a pergunta de 1 milhão de dólares que ninguém tem a resposta exata, e o motivo? Cada Marca/Empresa tem que encontrar o seu tom e a forma efetiva de comunicação com o seu público, hoje as pessoas estão hiper expostas a estímulos e comunicações, o ponto x da questão é como que você (enquanto marca) vai gerar uma conexão.

Mesmo que o objetivo de toda estratégia ser uma venda/transação, para conquistar o usuário no digital, hoje você precisa humanizar o seu discurso para impactar verdadeiramente o seu público-alvo. De acordo com uma pesquisa da Ceb Marketing Leadership Council & Google (2015), 79% dos consumidores consideram a conexão com a marca um fator decisivo na hora de comprar. Por trás das marcas existem pessoas, e o consumidor quer ver e sentir isso cada vez mais.

3. Escolha do Márcio (Analista de Sucesso do Cliente): Growth Hacking no Marketing Digital + UX Writing: como transformar seu chatbot em uma máquina de imprimir dinheiro"

Essa foi minha terceira edição do RD Summit e em toda as edições eu sempre separo um tempo para assistir algumas palestras especiais, como as do Fabio Ricotta, Vitor Peçanha, Fabio Prado, entre outros. Esse ano não foi diferente, contudo, meu foco foi outro. Nas últimas duas edições foquei muito em palestras técnicas, mas em 2019 eu assisti muita coisa sobre CS.

Entre uma palestra e outra reservei um tempo para ouvir o que o José Vinagre tinha a dizer. Eu já acompanhava o trabalho do Growth Studio (empresa em que José é sócio, especialista em growth e que faz trabalhos bem legais) e já era amigo dele nas redes sociais. Por isso, queria ver o cara “em ação”.

O tema da sua palestra era sobre Growth Hacking, UX Writing e Chatbot. Três temas super em alta, que muita gente fala mas poucos sabem realmente o que estão fazendo. Posso afirmar, o José mandou muito bem durante sua apresentação sobre as áreas.

Abaixo vão alguns insights bem simples, mas que abriram minha cabeça.

Estudar UX Writing 

Eu achava isso balela, pois quem escreve bem não precisa se preocupar, o próprio conteúdo conduz o usuário. Mas José Vinagre provou que é possível não só conduzir, como induzir decisões e fazer com que o usuário tome ações positivas.

CTA focado em mobile

Atualmente grande parte do tráfego de qualquer site vem do mobile. E o CTA mobile deve ter atenção especial. Por exemplo, no celular não é possível clicar (mas sim apertar, pressionar, arrastar o dedo, etc.). Então, por qual motivo a maioria dos CTA’s é composto por “clique aqui”?

Chatbot é para CONDUÇÃO e não CONVERSÃO

Eu já tive esse erro e gastei investimento dos meu clientes errando ao tentar converter no chatbot. Mas o chatbot (como o próprio nome diz), é para conversar, entreter, conduzir o usuário até um lugar. 

Ou seja, concentre seu esforço em conduzir até o final do processo e não “pedir dados ou cliques de primeira”.

4. Escolha do Rodrigo (Analista de Mídia Paga): Como eu fiz 400 mil leads em 30 dias com Paid Media

Decidi falar sobre a palestra do Pedro Sobral (Sobral Mídias) — ele é hoje a maior referência em tráfego pago do país e já tendo gerenciado mais de 80 milhões de reais em investimentos, soma em seu currículo parcerias com nomes como Mairo Vergara, Erico Rocha, Empiricus, Italo Marsili, Geronimo Theml e tantos outros gigantes do mercado digital.

Em sua palestra, Sobral abordou os 4 passos seguidos por ele para escalar as campanhas de mídia paga:

  • orçamento: você precisa definir o Custo por Lead ideal para sua campanha, caso esteja gerando um custo por lead muito menor do que o desejado você deve aumentar os orçamento para não perder oportunidades.
  • públicos: crie uma base qualificada divulgando conteúdo de qualidade de forma orgânica e de forma paga. O público base será composto por quem caiu na página de captura ou quem assistiu um vídeo quando divulgado.
  • criativos: use o gatilho do “ele está falando comigo” para reter o público. Você não deve parar de produzir novos criativos até atingir o valor desejado. Dica: Faça pergunta no começo dos vídeos.
  • fonte de tráfego: explore o potencial de diversas fontes de tráfego, o YouTube está em alta, utilize como parte da estratégia digital de acordo com a necessidade do cliente, complementando com Google Search, Display, Facebook Ads, Linkedin Ads etc.

Dica final: ultrapasse a linha do cagaço (Medo de se expor, medo do julgamento alheio, medo de falhar, medo do que vão pensar, medo de não gostarem de mim) para sair do nível Padawan e chegar ao nível Jedi.

5. Escolha da Laís (Analista de Sucesso do Cliente) — O Bê a Bá do Growth

Sujan Patel é co-fundador da Web Profits, uma agência de marketing que auxilia empresas a aproveitar a melhor e mais recente estratégia de marketing para alimentar seus negócios. Sujan tem mais de 13 anos de experiência em marketing na Internet e liderou a estratégia de marketing digital para empresas como Salesforce, Mint, Intuit e muitas outras empresas. 

Sua palestra foi impactante porque sujan trouxe uma maneira diferente de pensar sobre a experiência do cliente. Por meio de novos questionamentos e mudanças de pensamento, podemos transformar a maneira com que o cliente enxerga o nosso negócio. Sujan realmente nos mostrou o bê a bá do Growth Hacking e como utilizar a quantidade de informações que temos hoje para melhorar o nosso negócio.

Quais foram os highlights da apresentação?

Um dos principais desafios das empresas é se sobressair em meio ao vasto mercado atual. Sujan Patel trouxe um playbook sobre Growth Hacking e como essa prática pode de fato alterar a perspectiva do cliente quanto ao serviço ou produto oferecido. Separei abaixo os pontos altos da apresentação.

  • Transforme a fraqueza dos seus competidores em suas maiores qualidades — entenda o que as pessoas apreciam e não gostam de seus competidores, assim você terá a receita completa. 
  • Otimize a Primeira experiência do cliente com você — faça com que o seu cliente enxergue, de maneira rápida, o porquê de ter escolhido o seu produto ou serviço. 
  • Expanda seu produto com base no feedback do seu cliente — transforme os feedbacks do seu cliente em oportunidades de crescimento. 
  • Seja prestativo e construa micro-ferramentas para auxiliar o seu cliente — identifique as menores dificuldades do seu cliente e facilite o dia-a-dia dele. Envie observações ao final de cada e-mail com algo novo que possa ajudá-lo, seja uma ferramenta ou mesmo um artigo explicativo. 
  • Construa relacionamentos com outros mercados e influenciadores — identifique oportunidades de co-marketing e aumente o alcance da sua marca através de relacionamentos com empresas de mercados diferentes ou complementares. 
  • Crie conteúdos com base nos feedbacks dos seus clientes — aproveite para criar conteúdos a partir dos assuntos mais conversados junto aos seus clientes. Com certeza, você terá uma alto volume de busca e atingirá o público certo. E não deixe de  encaminhar estes artigos ao final de cada e-mail junto ao seu cliente.

6. Escolha da Izabella (Analista de Sucesso do Cliente) — O poder do e-mail: o crescimento e o futuro da newsletter e como usá-la a favor da sua marca

Beatriz Guarezi é fundadora e editora da Bits to brands (newsletter que conecta marca e tecnologia). Tem graduação em Marketing Internacional pela HULT International Business School (Boston) e experiência em tecnologia, marketing digital e conteúdo.

Ela é uma profissional foda, pois além de ter um incrível repertório pela experiência internacional, é estrategista na Ana Couto, sendo assim, ela ajuda as empresas a definirem o propósito delas.

Essa palestra foi impactante para mim, pois é uma das minhas dores como CS: não saber como melhorar e entender os reais resultados obtidos pelos meus clientes por meio das newsletter deles. Eu gostei da forma como ela apresentou, foi claro e conciso.

Quais são os highlights da apresentação?

 Newsletter é diferente de e-mail marketing. É um conteúdo enviado periodicamente por e-mail. A importância da newsletter:

  • ownership: “ser dono de algo”, ser mais dono da sua base e do seu alcance. Você consegue saber o exato impacto que teve.
  • permissão: autorização deliberada para entrar na caixa de entrada das pessoas.
  • atração: conteúdo que faz com que pessoas dediquem seu tempo.

Dicas:

  • curadoria: procure saber em quais outros formatos e conteúdos os seus clientes podem estar interessados;
  • proximidade: escreva como se você estivesse escrevendo para uma pessoa;
  • consistência: mantenha a frequência, qualidade e periodicidade do conteúdo.

7. Escolha do Rubens (Analista de Sucesso do Cliente) — Inbound Avançado: Como aumentar o faturamento de projetos digitais todos os anos

Fabio Ricotta é CEO e fundador da Agência Mestre, foi eleito duas vezes como melhor profissional de SEO do Brasil pelo prêmio Digitalks. 

Durante sua apresentação, Ricotta expôs por meio de cases práticos, táticas para aplicar o Inbound Marketing de forma avançada. A palestra foi impactante pois em alguns momentos ele apresentou táticas, que apesar de não convencionais, fazem muito sentido.

Checar a entregabilidade

Antes de iniciar as campanhas de e-mail, não basta apenas garantir a qualidade da lista, mas, sim, checar a entregabilidade. É importante garantir se o e-mail realmente chegarão aos destinatários ou se há algum trabalho técnico necessário de ser executado antes do início do projeto. Para isso, pode-se usar ferramentas como glockapps e mail-tester. Além disso, para quem envia no total mais de 300 mil e-mails mês é recomendado o uso de um ip dedicado.

Utilizar pop-ups para aproveitamento do tráfego orgânico

Importante mapear todos os meses no google analytics quais são as páginas que mais estão trazendo tráfego orgânico. Com isso, é possível criar pop-ups específicos para cada página e assim potencializar a conversão de leads.

Pensar na estratégia de anúncios como uma continuidade da jornada de compras

No exemplo, Ricotta mostrou um caminho com três materiais ricos:

  1. [Topo] 10 dicas de anúncios de imóveis comerciais;
  2. [Meio] Vantagens e desvantagens dos canais de divulgação de aluguel ou venda (On ou off);
  3. [Fundo] Ganhe um mês de anúncios grátis;

A cada conversão em um material, são feitos anúncios de remarketing para os leads que converteram, com isso é possível auxiliar o percurso do lead pela jornada de compra.

Criar audiências personalizadas no Facebook Ads por meio de importação de CRM ou RD Station + Lead Scoring

Pelo CRM

  1. extrair do CRM uma lista com todos os leads que consumiram em determinado ecommerce e o quanto cada um gastou (LTV);
  2. baseado na lista, subir na conta do Facebook Ads como uma audiência customizada;
  3. criar uma audiência similar (lookalike) e criar anúncios direcionados a esse público.

Por meio de plataformas de marketing como o RD Station

  1. utilizar o Lead Scoring para simular o LTV, ou seja, atribuir pesos para cada perfil (Quanto mais fit, mais peso) e multiplicar pelos pontos de engajamento;
  2. por meio do do resultado, criar uma lista e subir como audiência customizada no Facebook Ads;
  3. criar uma audiência similar (lookalike) e criar anúncios direcionados a esse público.

8. Escolha da Isadora (Coordenadora de Inbound Marketing) — Audio Marketing: as melhores estratégias para potencializar seu conteúdo e inbound com podcasts, posts em áudio e audiobooks

Confesso que a escolha dessa minha palestra como um dos pontos altos do RD Summit 2019 não foi algo surpreendente. Conheci o Vooozer há aproximadamente 2 anos e sou muito fã da proposta da empresa, então, não poderia perder a palestra do Albert Hayfaz, que é co-fundador e CEO da Startup.

Como profissional de Inbound Marketing, sei da necessidade infindável da busca por novidades para nos destacarmos de nossos concorrentes. Também sei que com a dia-a-dia cada vez mais corrido as pessoas precisam de formas práticas de consumir conteúdo: o Audio Marketing chegou para solucionar esse problema.

Não só chegou, como já veio com o pé na porta! E o Albert fez questão de deixar isso bem claro durante a sua apresentação, ele iniciou nos mostrando como essa estratégia de marketing está cada vez mais presente em nosso cotidiano: se, a cerca de 15 anos atrás era incomum ter um celular, imagine a surpresa de ter um assistente-robô em casa que atende a comandos de áudio?

É importante ter em mente que a era dos assistentes não surgiu atoa: tudo está casado com a falta de tempo que mencionei acima. E, é claro, os mecanismos de busca estão de olho na necessidade dos usuários: o Albert mostrou que a pouco tempo podcasts passaram aparecer nas SERPs do Google.

Fiquei impressionada com o dado apresentado por ele de 83% das pessoas não consegue ler tudo que gostaria na Internet — impressionada, mas não surpresa, teimo dizer, uma vez que claramente faço parte dessa estatística.

Quais foram os highlights da apresentação?

Os pontos fortes de investir em podcasts

  • Existem podcasts de todos os temas que você imaginar! Sua empresa perde tempo e dinheiro em não investir nessa estratégia.
  • Fazer podcast não precisa ser caro! O próprio Albert nos contou que gravou o primeiro audio do Vooozer com a cabeça dentro da gaveta do seu guarda-roupas. Isso só mostra que o mais importante para um plano dar certo e começá-lo.

As melhores práticas para seu podcast

  • Ter uma página para cada episódio do seu podcast em seu blog.
  • Ter consistência na sua pauta e em sua estratégia.
  • Invista na preparação do podcast (desde a estrutura física, até roteiro, convidados etc.).
  • Ter foco na audiência acima de seus objetivos!
  • Criar conteúdos exclusivos — aqui, um adendo importante: exclusivo porque você criou! Você pode muito bem fazer um podcast com o mesmo tema de um artigo do seu blog.
  • Divulgue, divulgue e divulgue.
  • Tenha foco na evolução como um todo.

Dá até um comichão para começar a investir em podcasts logo, não é mesmo?

9. Escolha da Jéssica (Assistente de Inbound Marketing) — Branding

Formada em design pela PUC-Rio e mestre em Comunicação Visual pelo Pratt Institute, em Nova Iorque, Ana Couto é CEO da agência de marketing que leva seu nome com 26 anos de mercado e sede em São Paulo. 

Em sua palestra no RD Summit 2019, Ana trouxe para os presentes as ondas do branding com o passar dos anos. Mostrou como as marcas passaram de um momento de hard sell para o atual momento de passar uma visão de mundo, onde devem apresentar mais do que apenas o produto ou serviço, devem ter propósitos bem definidos e propor a troca de valores.

Ana destacou de maneira enfática como hoje em dia as marcas precisam ser como pessoas e demonstrar personalidade. A construção dessa personalidade leva em conta diversos fatores, sendo eles:

  • sua origem: sua marca quer pertencer à uma categoria ou se destacar? Para tal, é necessário valorizar sua história/cultura e, assim, descobrir a singularidade da marca;
  • relevância icônica: busque o equilíbrio entre suas origens e o contexto de mercado. O propósito é o maior talento que impacta o mundo positivamente, portanto, busque um;
  • criar valor é preciso: mais uma vez: tenha métodos, disciplina e propósito;
  • performance conta: é necessário entender que para ir mais longe, sua marca e cliente devem caminhar juntos! 

A CEO da agência Ana Couto apresentou ainda cases de estudos feitos pela empresa que resultaram em campanhas de reposicionamento de marca.

Como highlight da palestra, é possível destacar que, nos dias atuais, as marcas precisam ser mais humanizadas! Os tempos mudaram, e o consumidor moderno também. Portanto, não tenha medo de assumir um propósito na sua empresa, isso traz uma maior identificação com o público e ajuda a definir propósitos reais que direcionam os negócios.

BÔNUS: Highlights do Fábio — CEO da 8D Hubify

Em vez de apontar uma palestra e passar seus principais insights, eu vou compartilhar um pouco minha experiência geral com o evento.

2019 foi meu sexto RD Summit, o evento foi de cerca de mil participantes para mais de 12 mil pessoas nesse período. Mas se o número de participantes aumentou rapidamente, o amadurecimento do mercado é um pouco mais lento

Além disso, a impressão que temos é que da noite pro dia muita gente começou a querer inbound marketing, mas poucos de fato faziam adequadamente. E isso definitivamente está mudando, notei este ano que o debate mais aprofundado de marketing digital está mais democrático.

Nessa linha, começamos a ver algumas agência despontando como referências no mercado e já há um início de consolidação, alguns casos de fusão e até mesmo de aquisição começam a aparecer, mais um sinal que o mercado evoluiu e está ficando mais maduro.

Na prática, isso significa que o jogo começa a ficar mais complexo. Para se destacar no mercado, não vai ser mais tão fácil, se um dia publicar 4 artigos no blog e mandar uma newsletter gerou resultado, agora as estratégia precisam ser mais customizadas e mais completas. 

As tendências para 2020 é a diminuição de protagonismo do Facebook e ascensão do áudio nas estratégia de marketing digital, por exemplo.

Em suma, no nosso caso, esse RD foi especial. Debutamos como agência Platinum e passamos a fazer parte de um seleto grupo, além de termos sido indicados a 4 dos 7 prêmios entregues anualmente pela RD.

reunião de agencias platinum e diamond rd station

Como funciona a parceria entre 8D Hubify e RD Station?

Em 2018, a 8D Hubify, agência de Marketing Digital para Gerar Prosperidade, anunciou sua parceria com a RD Station, uma plataforma líder de automação de marketing. Essa parceria visa ajudar as empresas a alcançarem seus objetivos de negócios por meio de estratégias de marketing mais eficazes.

Para começar, a 8D Hubify fornece consultoria especializada em marketing digital para ajudar companhias a compreenderem melhor seus clientes e criar campanhas de marketing personalizadas. Além disso, a agência também ajuda as empresas a integrar a RD Station em suas estratégias de marketing, de modo a maximizar o retorno sobre investimento.

Por outro lado, a RD Station fornece sua plataforma de automação de marketing para a 8D Hubify, permitindo que a agência gerencie e otimize campanhas de marketing em escala. Isso inclui a capacidade de segmentar clientes, gerenciar leads e medir o desempenho das campanhas.

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Isadora Toledo
Graduada em Publicidade e Propaganda, Isadora se aventura pelo Marketing Digital desde o início da sua carreira, tendo verdadeira paixão por tudo que envolve criatividade e criação — já atuou na gestão de times nas áreas de Social Media, Automação, Design, Marketing de Conteúdo & SEO.
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