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Como startups podem investir em marketing digital com poucos recursos

6 minutos de leitura

Começar a investir em marketing digital pode parecer um dos maiores obstáculos para uma startup. Mas a verdade, que poucos empreendedores sabem, é que o meio digital oferece inúmeras maneiras de incluir uma estratégia efetiva sem necessitar de muito capital.

Encontrar uma forma criativa de promover a empresa dentro do meio digital é a solução para aqueles que buscam uma estratégia rentável, e que apresenta resultados relevantes. Para que isso seja possível, é importante entender como seu público se comporta dentro do meio e selecionar ferramentas que impulsionem o alcance do seu negócio.

Esse tipo de esforço é fundamental para qualquer tipo de empresa, mas principalmente para quem está começando agora. Uma startup precisa entender e investir em marketing digital, e você vai saber o porquê agora.

A importância do marketing digital para startups

Com um mercado cada vez mais competitivo e movimentado, é comum as empresas terem dificuldades para se destacar em meio a tanta oferta. Para uma startup, esse cenário não é diferente. Por ser um modelo de negócio que está começando, elas precisam ainda mais de estratégias de marketing eficientes, mesmo que essas empresas não apresentem um fluxo de caixa saudável.

Segundo um estudo realizado em 2019 pela Junto, cerca de 78% das pesquisas online em dispositivos móveis resultam em compras offline. Isso comprova como o marketing digital é uma ótimo para quem busca investir menos, sem abrir mão de bons resultados.

Ele é uma estratégia mais barata, efetiva e mensurável. O conjunto desses benefícios é tudo que uma startup em crescimento precisa!

Aqui, o primeiro passo é lançar seu nome no mercado, e isso vem acompanhado da criação de consciência de marca. Investir em marketing digital se tornou base para multiplicar o fortalecimento de novas marcas.

Assim, ter esses objetivos é mais efetivo dentro de um meio digital. Com um alto poder de divulgação e engajamento, sua startup pode se tornar um diferencial no mercado em pouco tempo, e sem investimentos pesados. Tudo isso gera o reconhecimento de marca e um maior alcance, que possibilitam a atração de clientes. 

O marketing digital também vai impulsionar seus resultados na pré-venda, para que a prospecção destes clientes se torne algo concreto e resulte em conversões de venda. Isso é feito desde a criação de interesse até a pós-venda, podendo gerar uma recompra.

Para uma startup, que precisa desse contato com o mercado, investir em marketing digital é o caminho para se distanciar das demais concorrentes e construir uma autoridade de marca.

4 formas de apostar no digital sem alto investimento

Depois de entender o porquê de investir em marketing digital, agora é hora de saber como entrar nesse novo mercado.

Abaixo vamos te mostrar 4 maneiras de ingressar no meio digital da forma mais assertiva, e claro, obtendo os melhores resultados sem precisar de altos investimentos.

Tenha um blog

Os blogs sempre tiveram grande destaque no ambiente digital, seja para personalidades ou empresas.

Porém, com o impacto das ferramentas de pesquisa dentro da internet, o formato de blog se tornou fundamental para as startups. Empresas que acabaram de nascer podem ter relevância igual ou maior que marcas estabelecidas no mercado.

Isso é possível pela produção de conteúdo, ou marketing de conteúdo, que dominou o mercado digital nos últimos anos. 

É uma estratégia a se considerar, já que segundo o levantamento da Content Trends 2019, as empresas que adotam o Marketing de Conteúdo conquistam até 13,6 vezes mais leads, do que as tradicionais.

Uma empresa não têm relevância dentro do mercado digital, se não produzir conteúdo interessante, buscando ajudar seu cliente ou construir valores de marca.

Esteja presente nas redes sociais

É impossível ignorar esse tipo de plataforma, quando uma startup precisa investir em marketing digital. As redes sociais são locais que geram uma quantidade gigante de interação e engajamento, e contém a maior parte dos usuários web conectados.

Elas podem ser a oportunidade que você precisa para divulgar produtos e serviços, além de gerar autoridade de marca, engajar com a audiência e receber feedback.

Quando falamos de rede social, é possível que sua primeira lembrança seja o Facebook. Isso é comum, já que é a plataforma social mais utilizada do mundo. 

Mas nem para tudo essa informação é suficiente. No caso de uma estratégia de marketing digital eficiente, é fundamental você entender quem é seu público e onde ele está.  Muitas vezes seu público estará dentro do Facebook, mas será que é a rede social que ele mais gasta o tempo? É possível que ele gaste o resto do tempo todo no Instagram ou Twitter, por exemplo.

Então é fundamental que você gaste esforço em plataformas que realmente interessam para o seu público, para que sua estratégia seja mais assertiva.

O e-mail marketing não morreu

É comum escutar que o e-mail marketing é uma estratégia “ultrapassada”, por conta das próprias redes sociais.

Mas a verdade é que esse formato ainda é extremamente relevante, até mais que o Facebook, por exemplo. Em comparação, o e-mail têm maiores taxas de conversão do que ações em redes sociais e pesquisas.

Mas como isso é possível? O e-mail é uma forma de contato mais direta e pessoal com quem realmente se interessa pelo assunto. 

Se captado de forma voluntária, ou seja, em troca de um material gratuito ou por assinatura de newsletter por exemplo, você pode desenvolver uma base de contatos de maneira efetiva.

Porém, o grande triunfo do e-mail é ter evoluído a ponto de ser extremamente personalizável. A inclusão de vídeos em um e-mail, por exemplo, pode oferecer taxas de retorno 3 vezes maiores, do que um e-mail tradicional.

Gerar resultados para sua startup com uma estratégia tão efetiva e barata, é tudo que você precisa para desenvolver seu negócio. 

Para te ajudar nesse objetivo, separamos algumas das melhores plataformas com planos gratuitos, para você começar a investir em marketing digital utilizando o e-mail marketing. Confira!

Benchmark Email

Essa plataforma permite você enviar até 14.000 e-mails marketing grátis por mês, para até 2.000 contatos.

O plano gratuito ainda oferece templates profissionais editáveis, além da possibilidade de elaborar respostas automáticas e possuir integração com mais de 300 plugins.

Toda a plataforma está em português e apresenta relatórios de dados que são fundamentais para a análise dos resultados.

MailChimp

Uma das plataformas mais utilizadas entre os profissionais de marketing. O MailChimp possibilita que seu e-mail tenha uma alta taxa de entrega, além de ser muito fácil de utilizar.

Ele possibilita a integração com diversos serviços e plataformas (WordPress, Facebook, Twitter, etc), criação de formulários personalizados, além de gerar estatísticas em tempo real. O envio gratuito tem limite de 2 mil contatos e até 12.000 envios ao mês.

Crie parcerias estratégicas

Uma boa forma de criar relevância e desenvolver sua marca dentro do mercado é fechar parcerias com empresas que dividem o mesmo espaço que a sua.

Essas atividades em conjunto ajudam a desenvolver o engajamento do público. Isso pode acontecer por uma promoção em comum, pelas empresas cederem espaços para outras em seu blog (guest post), ou por indicação direta.

Para que isso seja feito de forma efetiva, basta entender quem também se interessa pelo seu público e criar essa rede de desenvolvimento, para que sua startup se torne mais conhecida, gerando brand awareness.

Espero que este artigo tenha ajudado a solucionar suas dúvidas e fornecer dicas práticas. Se você ficou interessado e quer investir em marketing digital na sua startup, entre em contato com um de nossos especialistas, e saiba como a Hubify pode ajudar na sua estratégia!

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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