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Aplicação de Estratégias de Branding para engajamento

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Diante de tantas as opções disponibilizadas no mercado, é preciso ter planos e estratégias capazes de fazer com que sua empresa se destaque e consiga ter um bom resultado nas vendas. É exatamente por isso que as Estratégias de Branding podem ser grandes aliadas no marketing digital. De forma resumida, elas auxiliam os empreendedores a aumentarem os seus resultados e lucros. 

Pensando nisso, preparamos este artigo para te ajudar a entender como essa metodologia é capaz de dar um gás em seu engajamento. Continue lendo! 

O que é o Branding? 

O Branding pode ser resumido como uma forma de gerir e cuidar de uma marca. Essa gestão visa melhorar a imagem da empresa, de modo que todos os clientes possam ter uma boa experiência. 

Quando falamos em imagem, não estamos falando somente da identidade visual, o Branding aborda a marca como um todo. As estratégias dessa metodologia investem desde a comunicação visual até a forma como acontece o atendimento ao cliente

Para que seja possível garantir que independente do dia ou horário, todos os consumidores consigam ter a mesma vivência com a empresa — de preferência, a melhor possível. 

É válido ressaltar que essa ferramenta pode ser utilizada por todo e qualquer segmento, desde lojas de varejo até consultórios odontológicos especializados em aparelho invisível. De modo que as avaliações sejam tão boas, que em pouco tempo os empreendedores que fizerem uso da estratégia possam usufruir das vantagens competitivas como o aumento de engajamento

Confira as principais Estratégias de Branding

Existem várias formas de alcançar o engajamento por meio do Branding. Por isso, separamos as principais para te ajudar nessa tarefa. São elas: 

Priorize a experiência do consumidor

A estratégia de Customer Experience busca atrair e engajar o relacionamento do consumidor para sua empresa. 

Diferente do que muitos imaginam, não basta vender um produto por um preço baixo. É preciso ter um cuidado e vínculo maior com o cliente da sua empresa. 

Saber quem são seus consumidores e do que eles precisam é fundamental. Além disso, é preciso acompanhá-los desde o primeiro acesso ao seu site, e continuar nutrindo a relação até mesmo após a venda. 

Por exemplo — imagine que você realizou uma extração de dente, e a clínica odontológica responsável pelo atendimento preza pela experiência do usuário. É muito provável que além de ligarem para saber como está a sua recuperação, alguma comunicação via e-mail marketing será disparado com dicas e cuidados a serem tomados até o dia da retirada dos pontos. 

Com certeza, com esses cuidados, você compartilharia a sua experiência com as pessoas do seu convívio, e até indicaria o atendimento, não é mesmo? Isso pode acontecer com a sua empresa! 

Utilize técnicas de SEO

O SEO, termo para otimização dos mecanismos de busca em inglês, funciona como um grande aliado nas estratégias de branding. 

É por meio desse conjunto de técnicas de otimização de conteúdo, que o seu cliente poderá usufruir de boas publicações, podendo garantir que aquele texto está alinhado com as necessidades do seu potencial consumidor. 

Para isso, é necessário criar conteúdos que agreguem valor ao leitor e, de forma alguma, deixe de utilizar as palavras-chave, que são essenciais para que as publicações apareçam em boas posições de pesquisas do seu potencial cliente. 

Por exemplo, uma pessoa pesquisou por “quanto custa um clareamento” no Google, e os primeiros resultados obtidos serão de empresas do ramo odontológico que utilizam esse termo e suas variantes. 

Mesmo sendo uma ótima técnica, é preciso ter cuidado com os excessos. Não é porque a palavra-chave é capaz de elevar o seu posicionamento, que você deve utilizá-las de forma desenfreada.  É preciso ter um equilíbrio no uso, certificando se existe coerência entre os parágrafos, e não sejam apenas palavras "jogadas" no texto. 

Dentro do SEO, existem diversas técnicas capazes de otimizar ainda mais o engajamento do seu negócio, por isso, é importante que você se aprimore, e descubra quais são as que você ou sua equipe de comunicação podem aplicar. 

Tenha uma identidade forte

Algumas identidades têm tanta presença em nosso dia a dia, que só de ouvir um toque da música de uma das propagandas da marca, já sabemos completar a letra e fazer referência ao produto, não é mesmo?

Isso acontece porque a identidade da marca é forte o bastante para permanecer presente em nossa memória. Para que os clientes permaneçam interessados, com um vínculo bem estruturado, é preciso firmar a sua identidade.

Imagine que uma empresa distribuidora de equipamentos odontológicos, como espátulas utilizadas em um tratamento de canal, criou uma propaganda musical, a fim de atrair mais pacientes. Caso a identidade dessa empresa seja bem firmada, após o lançamento da campanha, além de ter um bom engajamento e compartilhamento, é provável que só de ouvir a música, os seus clientes rapidamente se lembrem da marca. 

Vale ressaltar que é importante padronizar detalhes como os layouts de artes e conteúdos produzidos. Dessa forma, é possível aumentar a relação das cores e logo, diretamente, com a sua marca. 

Considerações finais

Agora que você já sabe quais são as estratégias de Branding essenciais para aumentar o engajamento de uma empresa, é válido ressaltar que você não precisa fazer tudo sozinho(a). Existem diversas agências de Marketing Digital capazes de te guiar e fazer com que o seu resultado seja ainda melhor. 

Trabalhar com profissionais qualificados é fundamental para que a eficiência de sua estratégia seja maior, e que você tenha mais acertos. Pesquise, planeje e, certamente, sua empresa terá um bom desempenho e se tornará referência no mercado!

Este conteúdo foi produzido por Mayara Santos, redatora na empresa Clínica Ideal, uma plataforma do mercado de gestão e marketing especializado em consultórios odontológicos por meio de recursos únicos e inovadores.

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