Blog 8D Hubify

Tudo que você precisa saber sobre processos criativos, revisão e produtividade

3 minutos de leitura

Existem três frases que, provavelmente, todo profissional de conteúdo já ouviu ou pensou em algum momento, durante os processos criativos

  • “Fiz tantas tarefas, mas parece que não fiz nada”;
  • “Estou sem nenhuma ideia para desenvolver esse projeto”;
  • “Li seu texto e encontrei alguns erros de digitação e gramática, poderia corrigi-los, por favor”.

Isso porque, processos criativos, revisão de blog posts e produtividade são fatores que podem gerar diversos desafios na rotina de um escritor.

Neste artigo, vou te mostrar como lidar com essas questões e utilizá-las a seu favor. É sobre isso que você está procurando? Então, continue a leitura!

Como encarar o temido bloqueio criativo?

E se eu te disser que para lidar com o bloqueio criativo você precisa tratá-lo antes mesmo dele acontecer? 

Processos criativos em marketing

Bom, na verdade existem diversos fatores que podem levar a essa situação, mas a principal forma de evitá-la é se preparar bem para o desenvolvimento do texto.

Por isso, é importante criar uma rotina que traga novas ideias constantemente. Algumas dicas são: 

  • ser um bom leitor e ouvinte;
  • consumir conteúdos de diferentes áreas;
  • buscar as referências das suas referências; 
  • escutar podcasts e assistir filmes que inspirem sua curiosidade.

Agora que você viu como desenvolver os processos criativos, chegou a hora de falar sobre outra questão importante: a revisão. Vem comigo! 

O passo a passo para melhorar seus processos criativos

Para falar sobre revisão, vale ressaltar que ela começa antes de iniciar a produção do seu texto. Assim, é importante que você:

Faça um bom esqueleto

Desenvolva a estrutura que você pretende apresentar no seu texto — introdução, tópicos, considerações e etc.

Exploda suas ideias no papel

Conhecida também como brainstorming, nessa etapa você deve anotar, sem restrições, todas suas ideias. 

Avalie o tamanho dos parágrafos 

Análise a escaneabilidade do seu texto. E caso você encontre parágrafos com mais de 4 ou 5 linhas, avalie a possibilidade de dividi-los.

Quer mais dicas para criar conteúdos para o seu blog? Confira o vídeo!

Dê um tempo de descanso 

É difícil realizar uma revisão aprofundada com o conteúdo fresco na sua cabeça, por isso deixe o texto descansar por um tempo.

Processos criativos em marketing

Após esses 4 passos, você está pronto para fazer a revisão em si do conteúdo. E as dicas para essa etapa são:

  • utilizar editores de textos, como Word e LibreOffice;
  • dar um Ctrl + f para verificar palavras repetitivas, espaçamentos duplos, vícios de linguagem e possíveis erros;
  • ler o texto assumindo um papel de leigo;
  • publicar e ficar atento aos primeiros comentários.

Gostou das dicas? Então, vamos para o último tópico desse artigo!

O segredo da produtividade

A produtividade diz muito a respeito sobre o quanto você se conhece. Assim, para dar início nesse processo de autoconhecimento, pergunte-se: 

  • quais são minhas atividades? 
  • como eu lido com a minha criatividade
  • como funciona minha rotina?

Mas, lembre-se que se ocupar muito não é ser produtivo. Além disso, o trabalho excessivo pode levar ao burnout, um estado de estresse crônico que ocasiona a exaustão física e emocional

Por isso, o principal segredo da produtividade está na organização da sua rotina para ser criativo. 

Dicas extras 

Por fim, tenho algumas dicas que vão te ajudar a ser mais produtivo:

  • trabalhe sempre com prazos;
  • descanse e aprenda a se desligar;
  • crie pequenas recompensas para comemorar;
  • restrinja o tempo de execução das suas tarefas.

Esse conteúdo foi útil? Então, compartilhe com seus amigos e os ajude também a lidar melhor com processos criativos, revisão e produtividade.

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
Buscar por