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Reflexões essenciais para o processo de escrita criativa e storytelling

4 minutos de leitura

Na jornada do herói, que é uma técnica cíclica de contar histórias, a etapa do caminho de volta se caracteriza pelo momento de reflexão do personagem principal, em que ele precisa escolher entre a realização de um objetivo pessoal ou um bem coletivo maior. E isso combina com a proposta da escrita criativa e storytelling!

Ao desenvolver uma história com ambas as técnicas, você deve analisar diversos elementos para que a sua história saia do comum e desperte o interesse do leitor

Neste artigo, iremos abordar reflexões para ajudar você no processo de criação de conteúdo que agregue valor a sua audiência e após a publicação do material. Confira a seguir, quais são as considerações essenciais que ajudarão você a desenvolver um conteúdo com as técnicas da escrita criativa e storytelling!

O que é Storytelling?

Antes de apresentar as reflexões, você precisa entender o que é o storytelling

Desde anos atrás, as histórias são contadas e é por conta delas que conseguimos manter viva a nossa herança cultural. Assim, elas são as principais causas de se transmitir ensinamentos para que possamos pensar e planejar o futuro.

Portanto, o storytelling é uma estratégia que visa contar, desenvolver e adaptar histórias com elementos específicos para transmitir uma mensagem de forma inesquecível, fazendo com que o leitor se identifique com o personagem e se sinta atraído pela leitura.

Esses elementos são diversos como: a jornada do herói e leitor, personagem, ambiente, conflito, mensagem, entre outros cuidados importantes para a produção desses conteúdos. Assim, trouxemos duas poderosas reflexões para ajudar você a produzi-los. Confira a seguir quais são elas!

A história é contada pela sua audiência

Nós humanos, temos uma tendência a não acreditar em versões diferentes de histórias que foram contadas para nós e que já aceitamos como verídicas. Ou seja, é muito difícil fazer com que uma pessoa mude de opinião e acredite em uma nova história. 

Com isso, é importante lembrar que a história mais importante de todas não é contada por você, mas sim pela sua audiência.

No marketing pessoal, não é possível contar uma história para construir uma marca pessoal com a imagem que você gostaria. Para isso, é necessário entregar pequenos elementos para que o leitor construa e conte essa história. 

Então, para garantir que ele conte do jeito que você gostaria é preciso:

  • praticar o que você fala e ensina;
  • cumprir as promessas feitas;
  • ser fiel a verdade e sempre transmiti-la. 

Sobre a verdade sempre ser dita, existe uma frase de Ayn Rand que transmite exatamente isso:

“As pessoas acham que o mentiroso triunfa sobre suas vítimas. O que aprendi é que uma mentira é um ato de autoabdicação, porque quem mente entrega sua realidade à pessoa para quem a mentira se dirige tornando-se um servo daquele indivíduo, ficando condenado, dali em diante, a falsear a realidade tal qual ele exige”.

Saiba lidar com as críticas

Ler ou ouvir alguma crítica sobre você mesmo é algo difícil, não é mesmo? Porém, quando você passa a produzir conteúdos online constantemente e utiliza a escrita criativa para fugir do overload, você chama a atenção do público e quando isso acontece, também desperta críticas.

Para lidar com isso, é necessário entender que o hater pode estar tão certo quanto a pessoa que concordou com você. Pode ser que seja apenas uma percepção dele e até ser um descarrego de raiva; portanto não leve para o lado pessoal. Nesses casos, é preciso:

  • digerir a crítica;
  • analisar se ela tem fundamento;
  • refletir e ver o que pode ser feito para melhorar nos próximos conteúdos. 

Além disso, tenha cuidado com a síndrome do impostor e se enxergue como um escritor, respeitando a si próprio. Com isso, as pessoas também te olham com mais admiração e seriedade.

Assim, essas reflexões completam as técnicas e cuidados que você deve analisar ao produzir histórias com a estratégia do storytelling. Utilizando-as com atenção, você poderá aumentar a conversão e a interação de suas histórias! 

Gostou desse conteúdo? Então, entenda como é possível aplicá-las em nosso artigo sobre como fazer um storytelling na prática.

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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