Blog 8D Hubify

Tudo que você precisa fazer para criar um blog post que engaje sua persona

7 minutos de leitura

Criar um blog post envolve muita estratégia e planejamento baseado em marketing de conteúdo, pelo menos se seu negócio tem um propósito definido para o relacionamento com seu público e mercado, é claro.

Sua ideia é gerar leads qualificados, apresentar um novo produto ou fortalecer a autoridade da marca no mercado? Pois saiba que existe uma estratégia para cada um desses objetivos e ela vai determinar como o funil de marketing e o calendário de publicações devem ser criados.

Esses detalhes também vão mudar a forma como os blog posts devem ser elaborados, trazendo uma boa experiência de leitura para o público-alvo e, ao mesmo tempo, técnicas que garantam um bom ranqueamento nos mecanismos de busca. E como garantir esse equilíbrio? Neste post listamos o passo a passo essencial.

Tenha uma persona definida para um bom blog post

A persona é a representação semi-fictícia de um cliente típico do negócio, por isso, é elaborado com riqueza de detalhes pessoais, preferências, formação profissional e familiar, dados demográficos, porque o produto seria do seu interesse, bem como as objeções que eventualmente teria antes de fazer a compra.

Cada negócio terá uma ou mais personas criadas exclusivamente para servirem como referência na produção de seus blog posts, ou seja, ao escrevê-los, é preciso ter em mente que o texto deve elucidar as dúvidas desse perfil.

Obedeça o funil de marketing

Com a persona definida como foco do conteúdo, o próximo passo envolve adequar o post  ao momento da jornada que o lead percorre entre a descoberta de sua necessidade e a decisão de compra.

Pela lógica, conteúdos que ajudam a descobrir um problema são publicados em quantidade superior, chamando atenção de um público maior. É a fase do funil de marketing onde o post deve focar no reconhecimento do problema

A fase seguinte é a da consideração, e, os conteúdos devem detalhar quais os critérios são relevantes para a escolha de uma solução para o problema. O volume de conteúdos é mais pontual e pode fazer uma associação indireta ao produto da empresa.

A última fase do funil de marketing recebe apenas os leads que continuaram interessados em resolver aquele problema, e, estão dispostos a tomarem a decisão de compra a partir da oferta mais interessante.

Em cada uma dessas fases, o blog post deve trazer uma informação diferente, mas sempre, obedecendo essa sequência.

Busque palavras-chave relevantes para seu blog post

A palavra-chave é o elo entre o foco do blog post na persona e o ranqueamento nos mecanismos de busca. Portanto, ela deve ser relevante, específica para o nicho e, ao mesmo tempo, ter um bom volume de procura nos buscadores.

As palavras-chave devem ser utilizadas no título do conteúdo, em sua introdução, intertítulos e fechamento do blog post. Outras menções internas também podem ocorrer, mas, sem excessos que atrapalham a leitura e são considerados como artimanhas maliciosas pelos mecanismos de buscas. 

Faça uma pauta para seu blog post

A pauta define qual o assunto será tratado, em qual fase do funil de marketing o texto deverá ser construído, quem é a persona e outros detalhes para que a escrita atinja seu objetivo estratégico.

Ela também é muito importante para o planejamento de um calendário de publicações que distribua os conteúdos em determinado período, considerando a ordem mais estratégica para o funil de marketing.

Organize as referências

As referências são as fontes para a construção do conteúdo do blog post, portanto, devem ser escolhidas com critério considerando o tema a ser escrito e seus posicionamentos.

Se um banco deseja criar um conteúdo sobre compra de imóveis, provavelmente desejará ressaltar que o financiamento é uma boa solução para a realização desse objetivo. Porém, se o texto for produzido por uma empresa de consórcios, a abordagem será diferente.

Ao escolher as referências, portanto, é preciso considerar as ideias que elas trazem. A data em que foram publicadas e se têm fontes confiáveis também é importante.

Faça uma estratégia de link building

Links internos e externos no blog post o tornam mais relevante para os buscadores, além, é claro, de oferecer mais informações para o leitor do conteúdo. Citar pesquisas e dados de algum órgão importante para o setor, por exemplo, dá credibilidade para o assunto.

Escrever e determinar um post satélite também faz parte da estratégia de hiperlinks. Nesse caso, os demais conteúdos serão direcionados a ele, reforçando sua relevância para a palavra-chave que ele foi concebido.

Fazer parcerias com outros blogs para guest post também pode ajudar nessa estratégia, fazendo com que uma publicação do seu negócio seja escrita em outro endereço e tenha links que direcionem para seu conteúdo.

Escolha um bom título

Como já mencionado, a palavra-chave deve constar no título, mas, acima de tudo, ele deve ser atraente e descrever, fielmente, o que será apresentado no conteúdo.

Além disso, para que tenha uma boa apresentação no resultado das buscas e não tenha uma parte inibida, o ideal é que eles não tenham mais do que 67 caracteres, contando inclusive os espaços entre as palavras.

Coloque a mão na massa para escrever

Depois desses cuidados, é hora de começar a escrita. É importante que ela tenha uma linguagem adequada a persona, com tom mais formal ou descontraído.

Para falar sobre um equipamento cirúrgico, o blog post precisa transmitir seriedade, mas, para trazer uma lista dos melhores games para smartphone, deve usar um estilo mais descontraído e alinhado com o perfil dos interessados pelo tema.

Outro ponto é o tamanho do conteúdo, que devem ter, no mínimo, 300 palavras. Isso é relevante para os algoritmos dos buscadores que determinam a ordem com que os links serão apresentados no resultado da pesquisa.

Nesse caso, eles priorizam os blog posts que tragam mais dados, ou seja, conteúdos maiores. Porém, a qualidade das informações também é determinante, e, mais do que escrever muito, é preciso zelar pela relevância das informações.

Saiba o que é um buzz content e evergreen

Conteúdos de buzz são aqueles que estão em alta no momento, como uma notícia ou evento que está para acontecer. Se esses assuntos são relacionados a um negócio, um blog post para tratar esse tema pode gerar tráfego para o site e mostrar que a empresa está atenta as novidades do seu mercado.

Já os conteúdos evergreen são aqueles que se mantém úteis por mais tempo, como posts de definição de um tema, listas de itens relacionados, comparativos, etc. Eles podem ganhar maior atenção e interação dos leads.

Insira um Call-to-action (CTA) no seu blog post

Call-to-actions, os CTAs, são chamadas que devem fazer o leitor do blog tomar uma ação que favoreça a estratégia de nutrição, engajamento ou conversão. Assim, podem sugerir que ele complemente a leitura com outro conteúdo do site, compartilhe o conteúdo em suas redes sociais ou entre em contato com a empresa responsável.

Otimize para Search Engine Optimization (SEO)

Já citamos algumas ações estratégicas de SEO na construção do blog post que ajudam na otimização do conteúdo para os buscadores, mas, ainda é possível melhorar a performance de ranqueamento com algumas medidas, como:

  • criar um título onde a palavra-chave apareça mais à esquerda;
  • fazer a meta descrição usando a palavra-chave. É aquele resumo que aparece logo após o título no resultado da busca;
  • escolha URLs amigáveis, ou seja, endereços da página que estejam relacionados ao tema, e não uma sequência de letras e números que pode ser esquisita para o lead;

Divulgue nas suas redes sociais

Por fim, use as redes sociais e seus recursos como as hashtags para promover seu conteúdo. Seja com a publicação automática, seja por compartilhamento manual, garanta que seu blog post será divulgado nos perfis do Instagram, Facebook, LinkedIn ou outra rede que possua maior concentração do público do seu negócio.

Nesses ambientes ainda é possível promover os conteúdos e engajar para que os seguidores compartilhem a postagem, aumentando seu alcance e visibilidade.

Um blog post ainda pode ser escrito em diversos formatos, como cases de sucesso, checklist, storytelling e muito mais. Também podem comportar conteúdos interativos, infográficos e calculadoras que vão ajudar a avançar os leads em sua jornada de decisão de compra.

Tudo dependerá, é claro, da criação de uma estratégia customizada de marketing digital de resultado, parte do modelo de negócio inovador da Hubify. Quer saber mais a respeito? Entre em contato com nossa equipe e tire suas dúvidas.

Rubens Netto
Administrador, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV, é socio da 8D Hubify e Head do time de Customer Success.
Buscar por