Blog 8D Hubify

Como o terceiro setor está sendo afetado com a pandemia e crise econômica?

3 minutos de leitura

Com a atual pandemia do coronavírus, alguns segmentos ganharam destaque como é o caso do terceiro setor, isto é, as organizações sem fins lucrativos que prestam serviços públicos a favor da sociedade. 

Pensando nisso, elaboramos este artigo com os principais insights de BI do webinar “Como o terceiro setor está sendo afetado com a pandemia e crise econômica?”, em que o Bruno Barroso, Sócio-Fundador do Prosas e da Nexo — Investimento Social foi o convidado para compartilhar o seu conhecimento sobre o assunto com o Fábio Duran (CEO, Hubify). Boa leitura!

Sobre o convidado — Bruno Barroso

Formado em Comunicação Social, pela UFMG, e pós-graduado em Gestão de Negócios, pela Fundação Dom Cabral. É Sócio-Fundador do Prosas, plataforma online que conecta e fornece soluções para Patrocinadores, Empreendedores Sociais e Cidadãos, e da Nexo Investimento Social, empresa que busca articular empresas, o terceiro setor, governo e a sociedade visando gerar valor compartilhado e impacto social.

A relevância do terceiro setor

O cenário atual da covid-19, demonstra a importância das ONGs na linha de frente, para chegar em lugares onde o governo e as empresas não atuam. É impossível separar a questão social da econômica, uma vez que o mercado precisa do social estável para voltar à ativa. Aqui, podemos destacar o crescimento da filantropia nesse período.

Perspectiva otimista

Podemos selecionar algumas oportunidades desse contexto para o setor. Confira!

Aceleração da digitalização

Segundo a pesquisa da Fundação Salvador Arena, no ano de 2016, 60% das entidades paulistas não tinham site, isso indica dificuldade na comunicação para captar recursos.

Com o isolamento social, a maioria das atividades estão se adaptando ao meio digital e não seria diferente em relação às ONGs. Isso agrega modernidade nas doações com mais transparência, uma vez que o site ajuda a expor a identidade da organização ao público

Aqui, vale mencionar a importância da brand persona, com ela é possível apresentar as ações sociais para garantir segurança nas doações.

Captação de novos recursos e modelos de doações

Antigamente, eventos e bazares eram necessários para atrair atenção do público. Hoje, com ajuda da internet existem sites que exercem o mesmo papel com mais praticidade, por exemplo, a vakinha e benfeitoria. Além disso, existe o Google Grant que é uma plataforma para as ONGs anunciarem suas atividades.

Outra medida recente, é a tendência das lives de artistas com objetivo de atrair doações. Como no caso da dupla Sandy e Junior que arrecadou 1,8 milhão.

Desafios

Em contrapartida, o momento também apresenta obstáculos que merecem destaque. Acompanhe!

Diminuição do potencial de investimentos

Os incentivos fiscais são essenciais para as empresas, mas agora serão limitados por causa do momento de instabilidade econômica. Assim, se o seu caso for urgente, é possível recorrer ao auxílio emergencial do governo, caso contrário, procure ter paciência. Será um ano difícil na captação de recursos para 2021.

Falta de apoio do governo MPV 944

O governo estabeleceu uma série de pacotes emergenciais, que se baseiam em medidas de financiamento da folha salarial com pagamento de até dois salários em momentos de crise. Porém, o terceiro setor não está no grupo de beneficiados.

Setores culturais e esportivos

São segmentos extremamente atingidos pelo cenário, precisam de ajuda para se recuperarem. Um exemplo é a Netflix, que doará um salário mínimo para cinco mil profissionais da produção de audiovisual brasileira que foram atingidos pela crise.

Como sobreviver ao caos

Algumas boas práticas são a redução de receitas, paralisação de parcerias e contratos, além do ajuste nos orçamentos.

Agora que você obteve os principais insights, que tal assistir o webinar completo?

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
Buscar por