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Descubra o que motiva seus públicos com a Pirâmide de Maslow

8 minutos de leitura

O que motiva as pessoas? O que faz com que alguém decida que é o momento de fazer uma compra? Principalmente: o que faz com que seu público escolha a sua marca e não as outras? Todas essas respostas estão relacionadas ao comportamento e até à personalidade dos consumidores. Para desvendar ao menos uma parte, a Pirâmide de Maslow será útil.

Utilizado corretamente, esse recurso tem grande impacto em uma estratégia customizada de marketing, BI e até de vendas; Graças a essa metodologia, fica bem descomplicado entender o seu público e aplicar as informações.

Para não ter dúvidas sobre o que fazer, saiba como usar a Pirâmide de Maslow e descubra as reais motivações!

Afinal, o que é esse recurso?

Foi o psicólogo Abraham H. Maslow o responsável por desenvolver uma metodologia, lá nos anos 1940, para definir como as pessoas se motivam. Organizada em hierarquias ou “degraus”, passou a ser chamada de Pirâmide de Maslow e foi revolucionária para a compreensão dos indivíduos.

De maneira simples, ela estabelece quais são as necessidades das pessoas, em etapas distintas e ligadas à motivação. Inicialmente, era descrito que seria preciso cumprir as necessidades do nível anterior para partir para o próximo.

Hoje, já sabemos que uma pessoa pode se motivar por fatores presentes em vários níveis, simultaneamente. A estrutura se tornou mais flexível, já que as necessidades também mudaram com o tempo. Mesmo assim, o modelo mantém a sua relevância.

Quais são as necessidades descritas?

A representação hierárquica das necessidades ajuda a entender melhor o processo pelo qual todos passamos ao longo da vida — inclusive, os seus clientes. Por isso, é essencial conhecer quais são os grupos de demandas ou desejos e como eles podem ser alcançados.

Para explorar a Pirâmide de Maslow e seus impactos na motivação, confira quais são os níveis de necessidades e como eles impactam a motivação e as ações das pessoas.

Fisiológicas

As necessidades fisiológicas estão ligadas ao aspecto biológico do ser humano. São as mais básicas e, também, relacionadas à própria sobrevivência. Por isso, são comuns a todas as pessoas, independentemente de outras características.

Entre as possibilidades, estão as necessidades fisiológicas, de comer, de dormir, de respirar e assim por diante.

Segurança

o nível de segurança envolve todos os aspectos ligados à proteção e que são necessários para que tenhamos motivação para o próximo passo. O simples fato de ter um lar seguro já é uma opção importante desse nível.

Também há outras questões, como segurança financeira, do patrimônio, da família e questões relacionadas. A teoria afirma que uma pessoa com as necessidades fisiológicas e de segurança atendidas pode se preocupar com o próximo passo.

Social

E esse nível corresponde ao aspecto social da vida das pessoas. Os seres humanos são sociais por natureza e essas necessidades devem ser atendidas. Na prática, envolve o desenvolvimento de amizades, de relacionamentos amorosos e de outros níveis de intimidade.

Além disso, é algo relacionado à capacidade de se reconhecer em seus pares e de ser reconhecido por eles. A ideia de pertencimento, de fazer parte de um grupo e de se ver representado coletivamente ganha força.

Estima

Enquanto isso, as necessidades de estima têm a ver como cada pessoa se vê e como é percebida pelos outros. A palavra-chave desse aspecto é o reconhecimento, pois há o desejo de reconhecer seu potencial e de ser “premiado”, por ele.

É uma questão que envolve capacidades, conhecimentos e habilidades, bem como autoestima, autoconfiança e até status. A imagem criada, para si e para os outros, é um aspecto de elevada motivação.

Realização pessoal

No topo da Pirâmide de Maslow está a necessidade de realização pessoal. De uma forma ou outra, é o que todo mundo busca obter e manter, durante a maior parte da vida. O conceito é individual, mas envolve questões como satisfação pessoal e profissional, autorrealização e autoconhecimento.

Também pode tratar de propósito, de criatividade, de independência e de máximo aproveitamento do potencial. Segundo essa estrutura, é o ponto que permite chegar à felicidade plena.

Qual a importância da Pirâmide de Maslow para os negócios?

Além de conhecer como é a estrutura entre as necessidades, vale reconhecer que a Pirâmide de Maslow não é útil apenas individualmente. Ela também é adequada para o uso nos negócios, em diversos aspectos.

Internamente, é uma forma de motivar colaboradores, o que pode gerar maior produtividade. Em relação ao ambiente externo, ela é aplicável para os clientes e nas estratégias ligadas ao público.

Para entender qual é a real importância, veja o que esse modelo oferece ao ser aplicada na empresa!

Reconhecimento das dores da persona

Naturalmente, utilizar a Pirâmide de Maslow é útil para mapear quais são as principais necessidades do público de interesse. Se a pessoa tiver algum tipo de medo ou dificuldade, provavelmente é resultante de um nível não atendido. Com isso, é mais fácil entender como o seu negócio pode ajudar.

Inclusive, esse entendimento é determinante para ter uma ideia de quais são as dores da persona. Ser capaz de identificar o que as pessoas esperam, desejam ou necessitam aumenta as chances de oferecer algo que atende exatamente a isso.

Abordagem personalizada e persuasiva

Ao conhecer as dificuldades e a motivação das pessoas, é possível criar uma segmentação e uma abordagem específica. Quando parte do público é motivado pela segurança, por exemplo, vale reforçar isso na mensagem que chega até eles. Já quando outros são mais conectados ao reconhecimento, também é importante utilizar isso a favor.

No final, a mensagem de marketing e comunicação se torna mais efetiva, enquanto o time comercial consegue ser mais eficiente na abordagem de vendas. A mensagem ressoará com maior intensidade e as chances de conversão aumentarão.

Desenvolvimento efetivo de produtos e soluções

A Pirâmide de Maslow não é útil apenas para a comunicação ou para fechar as vendas. Ela pode ser usada desde a etapa de desenvolvimento. Ao considerar quais são as demandas e as dificuldades de cada pessoa, é simples criar produtos e soluções que atendam a essas características.

Trata-se de uma possibilidade interessante para garantir que o negócio esteja alinhado com a situação dos clientes. Inclusive, é uma excelente maneira de definir quais são os rumos de criação, sempre com foco nos consumidores.

Aumento do nível de fidelização

Todos esses aspectos, somados, conduzem à fidelização por parte do público. Isso acontece porque quase 60% das pessoas se tornam leais a uma empresa que as entende. Reconhecer o que gera a motivação e as necessidades é uma parte crucial para atingir esse patamar.

Com um nível maior de fidelização, o negócio passa a receber feedbacks mais eficazes e precisava desenvolver menos esforços para conquistar novas vendas. Além de tudo, é uma excelente maneira de consolidar a marca no mercado e firmar uma imagem positiva. Por isso, a pirâmide é um recurso valioso em termos de resultado.

Garantia de vantagem competitiva

Um dos aspectos mais importantes de saber o que motiva o público é o diferencial que isso oferece. Entender melhor o mercado gera atuações mais efetivas e que fazem com que as pessoas prefiram sua marca a outras.

Além disso, o reforço de fidelização reduz os custos, aumenta a lucratividade e amplia a possibilidade de investimentos. Portanto, o uso estratégico eleva o nível de competitividade do negócio e oferece uma ampliação na robustez.

Como aplicar a pirâmide ao cotidiano do seu negócio?

Para explorar todos os aspectos positivos, é indispensável entender como utilizar a Pirâmide de Maslow de forma prática. Ela deve ser adaptada à realidade do negócio, sem se esquecer de que o modelo usado atualmente também assegura flexibilidade. Na sequência, confira o que é mais relevante.

Mapeie a persona de maneira completa

O primeiro passo envolve a compreensão da sua persona de maneira ampla e efetiva. Entenda a sua audiência, seus hábitos, suas preferências e, é claro, as motivações. A partir disso, elabore uma persona representativa.

Isso é altamente conveniente para garantir que todas as ações tenham foco em quem realmente importa. Também ajuda a manter as necessidades específicas sempre à vista. Com isso, as ações serão mais eficientes — do marketing às vendas.

Desenvolva a empatia no desenvolvimento e na abordagem

Para obter uma performance diferenciada, estabeleça uma relação empática com o público. Após reconhecer suas necessidades e preferências, conecte-se e valorizá-las de maneira autêntica.

Com essa característica, o relacionamento é fortalecido e as chances de fidelização se multiplicam. Na prática, é uma ótima forma de desenvolver produtos, soluções e abordagens que realmente conversam com o público.

Trabalhe os aspectos mais relevantes para cada público

Uma das novidades sobre o uso atual da Pirâmide de Maslow é a ideia de que, na verdade, não existe hierarquia. A proposta é que todas as necessidades são importantes, dependendo de cada pessoa. Ao aplicar aos negócios, vale ter isso em mente e dar destaque ao que os clientes priorizam.

Quem compra uma marca de luxo espera obter a realização pela ótima qualidade, mas também deseja o status ligado à estima. Quem busca segurança financeira vai gostar de ter recompensas imediatas, como descontos ou cashback.

Ao mesmo tempo, muitos preferem ter necessidades sociais atendidas, como pela criação de ofertas exclusivas ou de clubes de compras. Um programa de fidelidade, por sua vez, atende às necessidades de estima pelo reconhecimento.

Entenda o que é mais relevante para o seu público e desenvolva ações a partir dessa questão.

Busque a personalização para chegar ao topo

Não basta apenas usar uma estratégia customizada para o negócio. É preciso oferecer personalização para o público, com o objetivo de alcançar o topo da Pirâmide de Maslow. Quanto mais próximo for o contato, maiores serão as chances de sucesso.

Personalizar pontos de contato e manter o acompanhamento do relacionamento são ações interessantes para aumentar o retorno sobre investimento. Assim, é mais tranquilo conquistar a fidelização e a satisfação plena.

O que você não pode deixar de saber?

A Pirâmide de Maslow ajuda a mapear as motivações das pessoas — inclusive, do seu público. Para ter retorno sobre investimento e melhor desempenho, use essa metodologia com empatia, personalização e atendimento às exigências específicas.

Após conhecer a metodologia da Pirâmide de Maslow, seu negócio poderá conquistar mais lucro, performance e fidelização. Não deixe de aplicar essas dicas para maximizar o contato com o público!

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Fabio Duran
Sócio da Agência Hubify | Coordenador e Professor do MBA Data Driven Digital Marketing do IDP | Pós-graduado pela Universidade da Califórnia em Administração de Empresas e Gestão de Projetos, Mestrando em Administração de Empresas pelo Insper, Mentor e Expert de Marketing Digital nos ecossistemas do Cubo.Itaú e da RD Station, fellow do programa BR +Innovators e CEO da 8D Hubify, Top1 agência de Mudança em 2020 e Top 3 Agência de Resultado em 2021 e 2022 de acordo com a RD Station. Apaixonado por Marketing, Vendas e Pessoas.
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