Blog 8D Hubify

Qual mindset o empreendedor precisa ter agora?

7 minutos de leitura

Em mais um episódio da série de Webinars produzidos pela Hubify, nosso CEO, o Fábio Duran convidou os irmãos Leandro e Léo Campos, sócios da Synapse Business e especialistas em comportamento empreendedor e desenvolvimento de negócios, para falar sobre como lidar com situações de incerteza, estresse e os desafios da trajetória do empreendedor e empresário.

Os irmãos começaram a empreender desde muito novos e hoje trabalham com empreendedorismo e desenvolvimento de pessoas, ajudando a repensar os negócios, buscando resultados e equilíbrio. 

Neste artigo você entenderá a diferença entre empreendedor e empresário e quais as dicas para desenvolver o mindset nos dias atuais. Boa leitura!

Mentes empreendedoras e empresárias 

Fábio iniciou o bate papo questionando qual a diferença entre a mente empreendedora e empresária. Em um primeiro momento, precisamos entender qual mente temos ou precisamos ter para saber como agir em situações como a crise causada pelo coronavírus.

Em resumo, Leandro classifica o empresário como alguém focado na gestão, em ajustar a performance da equipe e melhorar os processos. Já o empreendedor tem a mente no futuro, busca novas oportunidades e busca desbravar outras rotas. Ele embasa sua resposta no livro O Mito do Empreendedor, de Michael E. Gerber, que segundo ele, é o que mais adere ao que os irmãos acreditam. 

Em relação ao que acham ser mais viável, empreendedor ou empresário, os irmãos acreditam que a combinação dos dois é o mais interessante, visto que o espírito do primeiro é visionário, enxerga as possibilidades, desafia as leis e abre o negócio. Na crise, as duas personas precisam estar alinhadas, em equilíbrio para encontrar novas saídas, contatos e estratégias para lidar com as incertezas, e essa é a expertise do empresário. 

Outra questão levantada por Fábio foi sobre o processo de aprendizagem dos perfis se temos o espírito de um, desenvolvemos o outro ou buscamos alguém que nos complete? Todos podem desenvolver outra habilidade, mas quando não tem tempo para isso, buscamos alguém para complementar. Mentes que tragam equilíbrio e possuam a capacidade de gerenciar esforços humanos de forma dinâmica e pessoal, ou mesmo quem consiga unir as duas personas.

 O empreendedor precisa seguir um caminho de progressão, sem se acomodar, porém, em momentos de crise é necessário entender o cenário realista e saber quando é hora de atacar ou resguardar.

Empreender Consciente 

O CEO da Hubify falou sobre as armadilhas e exposições quando empreendemos. Independente de onde aprendemos sobre educação financeira, é falado sobre ter uma reserva e não dispor de tudo, visto que as crises são cíclicas e recorrentes. Contudo, no mundo, cerca de 70% das empresas e pessoas não guardam essa reserva para emergências. Então, ele questiona os convidados sobre o que acontece com a mente que nos faz errar dessa maneira. 

Em resposta à questão levantada, Léo comenta que é preciso “empreender consciente”, buscando a solidez e equilíbrio. Na ânsia, o empreendedor não conhece tudo o que o cerca, já o consciente entende o meio social, impacto da criação, traumas e o modelo mental que apresenta, para saber como interferir nas tomadas de decisão. 

Segundo Fábio, empreender é fundamental para o desenvolvimento de um país, e para tal é preciso arriscar. Mudar um padrão comportamental não é como virar uma chave, vem de estruturas internas que levam tempo para se estabelecerem. O conhecimento é o ponto que impulsiona o ser humano a novos modelos e atitudes, mas tudo o que aprendemos leva tempo para ser colocado em prática, como explica Leandro. 

Autoconhecimento e a mentalidade

Seguindo o exemplo pessoal do Fábio, ele conta que não estava satisfeito com sua performance e a da empresa, buscava aprender algo, mas sem sucesso. Encontrou então um grupo de psicodinâmica aplicada a negócios com um psicanalista especialista em mentes empreendedoras, onde conheceu os irmãos. Com o grupo, entendeu que mesmo com os riscos e as defesas que o atrapalham, o melhor que pôde aproveitar do empreendedorismo foi o autoconhecimento. 

Sobre a jornada de autoconhecimento dos irmãos, Leandro diz que quanto mais você se entende e identifica como funciona, mais passa a saber como usar as ferramentas que dispõe, as possibilidades que pode explorar e pratica a empatia para entender como o outro funciona também. O slogan que carregam é o “Tudo é pessoal quando se trata de negócios”, que busca romper o padrão de “Business Man” bem comum na mídia, com o aperto de mão firme e tom de voz grosso. 

Na jornada pessoal, perceberam que no mundo dos negócios, o público feminino é o que apresenta menos travas sociais e autojulgamento, consequentemente quem mais pede ajuda, sem esperar o problema acontecer. 

Viver sem querer ou de propósito? 

Conforme descobriram no grupo de psicodinâmica, 92 a 98% do que fazemos é de forma inconsciente, e cerca de 80% do negócio é construído a partir do comportamento do proprietário. A partir de pesquisas desenvolvidas pelos irmãos, eles entenderam que empreendedores com mais de 30 anos constroem seus negócios com base no emocional, conectado com lado pessoal e enquanto não entendem o que existe por trás disso tudo, não encontram o propósito. 

Nas consultorias, Leandro conta que as pessoas descobriram que não tinham propósito e completa que gosta de fazer uma brincadeira perguntando a elas “você prefere viver sem querer ou de propósito?”, respondendo a Fábio em relação à importância do propósito para enfrentar a crise. 

Considerando o estresse gerado durante períodos de instabilidade, o CEO da Hubify pergunta se isso pode ser bom, visto a adrenalina que ele gera e o impulso que ajuda a realizar tarefas, e quando não é, como podemos aliviá-lo. Em resposta, Leandro diz que segundo a ciência, uma pequena porção de estresse expande algumas características de potência da personalidade, por exemplo a criatividade e o poder de decisão. 

Léo completa que o limite é identificado pela consciência, porque não podemos ser constantemente instigados a partir do externo, portanto, voltamos a lembrar do questionamento, viver sem querer ou por propósito. Segundo ele, na maior parte das vezes o estresse é negativo, mas em pequenas doses pode ser bom, e para controlar utilizando a seu favor, é preciso se conhecer e entender o seu limite pessoal. 

Gestão de pessoas e liderança

Voltando ao exemplo pessoal do Fábio, em sua empresa, ele encontrou o maior desafio que é a gestão de pessoas e fazê-las desenvolver o espírito de liderança. Leandro diz que a dificuldade de gerir pessoas inicia na consciência, quando entendemos quem somos na pior versão, é uma prática que deve ser treinada em casa, na rua, na gestão de conflitos e harmonização de relacionamentos, o erro está em iniciar isso dentro da empresa. Muitas pessoas não possuem educação emocional, nem um acompanhamento para saber lidar, assim, problemas, medos e bloqueios são levados para dentro do ambiente de trabalho.

Para Fábio, a dificuldade está em conhecer a si mesmo, se apoderar de suas qualidades e habilidades, além de entender que cada pessoa é única, aceitando as diferenças e estimulando o que cada uma tem de melhor. 

Criatividade X Performance

Qual a dificuldade em entender que a criatividade é algo bom e não é inimiga da performance? Questiona o CEO da Hubify. Para Leandro, a sociedade elimina a capacidade criativa, e quando nos encontramos em crise, somos chamados a usar a criatividade que passamos a vida toda sendo vedados, para fazer aquilo que garanta o sustento, sem grandes riscos. 

Os irmãos usam o termo “criatividade estratégica”, se referindo a uma forma mais processual e objetiva. Não possuir bloqueios mentais já é uma liberdade para criar, e quem teve espaço para ser criativo, hoje consegue se virar de forma mais rápida. Os colaboradores precisam de coragem, espaço para ousar e que a liderança esteja aberta para aceitar as ideias. 

3 pilares para o desenvolvimento

Para encerrar, Fábio pediu alguma dica que pudesse ajudar a lidar com a situação de incerteza. Leandro conta que junto com o irmão, trabalham com três pilares para o desenvolvimento: 

  • criatividade, para abrir espaço para novas ideias; 
  • conectividade, se referindo ao coletivo, estar junto; 
  • generosidade, que é a virtude de reconhecer as fraquezas, saber pedir ajuda quando precisar e oferecer apoio a quem puder.

Empreender é dolorido. Se relacione, ouça outros empreendedores e se deixe vulnerável em um espaço que confie. Se abrir pode ajudar a aliviar a ansiedade e a se fortalecer, como aconselha o CEO da Hubify. 

Gostou dos insights e quer saber mais sobre o assunto? Então, assista ao Webinar completo abaixo. 

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
Buscar por