Blog 8D Hubify

Conheça as mudanças que o COVID-19 trouxe ao Mercado Imobiliário

3 minutos de leitura

Nesse momento de crise, como será que o mercado imobiliário está lidando com as novas mudanças e adaptações?

Em nossa série de webinars, trouxemos a presença de Maurício Vaquero, sócio da Ávila Urbanismo — empresa que disponibiliza loteamentos no interior de SP — e Donald Domingues — sócio e fundador do escritório Donadio Domingues, para realizar um bate-papo com Fábio Duran, CEO na Hubify.

Confira os principais insights dessa conversa!

Como lidar com a crise no mercado imobiliário?

O Instituto de força maior é um conceito clássico do Direito, ele se dá por um acontecimento relacionado a fatos externos, independentes da vontade humana, que impedem o cumprimento das obrigações.

Na visão de Donald, para lidar com a crise, devemos visualizar a base econômica do contrato, com todas as mudanças econômicas o valor do imóvel pode ser impactado, dependendo da realidade do contrato, imóvel, local ou momento que estamos passando. É interessante, nesse momento, aplicar a teoria da imprevisão, pois o cenário está em constante mudança.

Maurício acrescentou a sua visão que demonstra que o caminho do acordo e parcerias de longo prazo, geram valor. Ressaltou a importância de manter em mente que a crise é passageira e que se deve ter cuidado com as decisões atuais, pois terão impactos no futuro.

Os impactos do Covid-19

Em meio a este mercado os impactos foram diversificados, Donald acredita que o mercado de locação está um pouco melhor, já a compra e venda não muito. No entanto, este mercado se recupera com mais facilidade. 

 Na visão de Maurício, é importante analisar as tendências do consumidor. As salas comerciais/ escritórios estão sendo mais afetados, pois as empresas estão identificando a possibilidade de reduzir o espaço comercial com a possibilidade do home office.

No mercado residencial, leva-se em conta que a comunicação mudou e consequentemente, o consumidor também. As pessoas estão passando mais tempo em suas casas, então as empresas deste ramo, mudaram sua visão: “se precisa ficar em casa, então fique na melhor casa”.

Apesar dos impactos, existem boas oportunidades de investimento deste mercado. 

Quais os cenários para o mercado atual pós crise

O mercado imobiliário sempre passou por ciclos. O cenário atual pode ser de incertezas, o brasileiro poderá ficar mais cauteloso enquanto a questão de investimento em geral.

Porém, há oportunidade para investimentos no mercado imobiliário em compra e venda, aluguéis e afins. Comentaram que o imóvel, inclusive, é mais seguro do que investimentos financeiros, em ações etc.

Em suma, a economia continuará se adaptando, poderá sofrer mais alguns altos e baixos, mas o consumidor continuará consumindo. 

Como as empresas estão se estruturando para atender o novo consumidor digital

Muitas empresas estão focando em como ser as “melhores” no presente, e pós crise. Isso se dá pela urgência de mudança e adaptação que a situação atual exige. Uma boa alternativa, é se programar da melhor forma para o que virá depois.

No mercado imobiliário, a jornada de compra se tornou quase que 100% digital. Todas instituições que investiram e ou estão investindo no meio digital, saíram na “frente”. Não é de hoje que a tecnologia é essencial para nossas vidas, e agora, mais do que nunca, é preciso olhar para as ferramentas que podem auxiliar nos processos de geração de receita.   

A experiência do usuário é a parte principal que deve ser notada, o investimento em marketing digital, e em outros meios digitais é o caminho para levar o consumidor a ter uma boa experiência na jornada de compra do seu negócio. Por isso, é preciso assimilar o processo de transformação digital e se estruturar. 

Isso envolve o amadurecimento digital. A inovação é um processo de maturação, evolução, e desenvolvimento. É preciso dedicação e persistência, principalmente na situação atual de crise.

Em resumo, apesar do momento que vivemos, é importante que todos os mercados, negócios e empresas estejam sempre atentos e preparados para as incertezas, preparados para adaptação, pois ser adaptável é essencial! 

Gostou de saber mais sobre os impactos no mercado imobiliário? Você pode clicar no vídeo abaixo e assistir este webinar na íntegra gratuitamente!

Gabriela Conceicao
Publicitária formada pela Anhanguera em São Paulo, é apaixonada por Desgin, criação e comunicação com pessoas. Atualmente faz parte do time de Design na 8D Hubify.
Buscar por