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Qual o impacto da pandemia no ecossistema de startup?

4 minutos de leitura

Neste webinar, a Hubify contou com a participação do nosso CEO, Fabio Duran e duas especialistas no tema, Renata Zanuto, co-head no Cubo, e Stephanie Peart, founder da Komus, para debater sobre os efeitos do cenário atual. Boa leitura!

Sobre a Komus e o Cubo

A Komus é uma insurtech, que se lançou no meio de uma pandemia, fundada pela Stephanie, oferece seguro para celulares com a possibilidade de receber o valor de volta, caso o contratante não utilize o serviço dentro daquele ano. 

O Cubo, segundo a Renata, é um “Hub de Conexão” que faz a ponte entre a startup e o investidor, empreendedor, universidade, grande empresas e até outras startups. Dessa forma, eles conseguem ajudar a startup a escalar o seu negócio e ajudam a realizar uma transformação digital na empresa.

Dificuldades das empresas com o isolamento social

Após uma jornada de 2 anos, desde o desenvolvimento da ideia até à captação de investimentos, a Stephanie e sua equipe se organizam para lançar o negócio, e, com apenas um mês de trabalho no escritório, tiveram que adaptar os planos para enfrentarem o isolamento social.

Fábio e Renata, comentam que a Komus logo no seu início, já teve que passar por uma experiência típica de uma startup, que é a adaptação rápida. E de fato, a Komus se mostrou muito resiliente ao contratar os serviços da Hubify, para fazer o lançamento da empresa, por meio de canais digitais.

Fábio comenta que quando o Cubo anunciou que fecharia o prédio, ao conversar com CEOs de outras empresas residentes do local, todos se questionavam se essa não era uma decisão precipitada, e Renata explica que eles já estavam analisando o Ecossistema Global, devido a grandes eventos que iriam realizar no Cubo, assim, na mesma semana fizeram uma reunião com todos os founders de startups residentes para entenderem qual era a opinião deles e etc. 

Internamente pensaram em todos as possibilidades e iniciativas necessárias, caso fosse preciso entrar em “LockDown”, e devido à confirmação de um caso de Covid-19 no prédio, foi necessário decretar o fechamento. Renata comenta também, que a maioria dos founders apoiaram a decisão e se colocaram à disposição para ajudar.

O que mudou no dia a dia das empresas

Stephanie explica que a Komus ainda não tem um número de funcionários muito grande, e que ela já estava acostumada a trabalhar em casa. Para manter a  equipe organizada e engajada, aderiram a reuniões diárias no início do dia, e ferramentas de controle e gestão de tarefas. Além disso, tiveram que cortar custos e deixar de contratar novos colaboradores, aqui passaram a recorrer aos freelas para suprir a necessidades de equipe.

Renata explica que o Cubo teve que passar por uma transformação digital, devido ao fato de que toda a atenção deles era focada no prédio em si, e devido ao isolamento, tiveram que atentar mais ao digital. Uma iniciativa bem legal criada por eles, foi a campanha “Essa Startup Resolve”, que basicamente consiste em uma lista de startups segmentadas por área de atuação, e em cima disso montaram uma newsletter com a lista e alguns cases de sucesso para enviar às grandes empresas. 

Dessa forma, as grandes empresas puderam ter uma visão macro de todos problemas que as startups do Cubo resolvem. O mais interessante é que o final do e-mail continha um botão, possibilitando entrar em contato direto com a startup. 

Perspectiva das Startups em relação ao pós Isolamento Social

A Komus enxerga um cenário bem positivo devido à crise econômica, que veio junto ao isolamento social, a Stephanie explica que nesse momento as pessoas estão mais cuidadosas com gastos extras e em cuidar dos seus celulares. 

O Cubo está se reestruturando para receber as pessoas novamente, fazendo todas as adaptações necessárias para garantir a segurança de todos no prédio. Renata explica que além de toda essa reestruturação no prédio físico, o Cubo passa a ter uma grande vantagem que são as campanhas desenvolvidas no digital. O Fábio comenta que também tem uma visão bem positiva, em relação ao pós pandemia, diz ainda acreditar que as empresas voltarão ainda mais fortes. 

Mulher no Empreendedorismo e Ecossistema de Startups

Stephanie comenta que realmente o número de mulheres empreendedoras ao número de homens empreendedores é bem diferente, porém não sofre muito com o machismo, por ter uma referência muito forte dentro de casa. Ela explicou que sua mãe sempre foi uma mulher empreendedora e que por isso, nunca passou na cabeça dela o fato de existir o machismo e o preconceito. 

A Renata explica que no mundo do empreendedorismo sempre teve muito homens, e em suas experiências profissionais, ela sentia que precisava se provar duas vezes para ser reconhecida como uma boa profissional. Comenta que em reuniões, sentia que os primeiros 15 minutos serviam para ela provar que era capaz de assumir a sua responsabilidade. Encerra aconselhando as mulheres a combater esse tipo de situação, com conteúdo e conhecimento. Além disso, pontua a importância de iniciativas para incentivarem à ascensão de mulheres em startups e a cargos de liderança.

Esses foram os principais temas discutidos no webinar! Agora, que tal assisti-lo na íntegra e ficar por dentro do assunto?

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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