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Mudanças de comportamento do consumidor em tempos de COVID-19

3 minutos de leitura

Em mais um webinar da série “De quarentena com a Hubify”, Fábio Duran entrevista Ricardo Rodrigues, engenheiro de computação, atuante no mundo das startups e co-fundador da Social Miner, para debater sobre as mudanças de comportamento do consumidor no cenário de pandemia.

Este artigo traz os principais insights para informar você sobre essa temática recorrente no mundo dos negócios, acompanhe e boa leitura!

Sobre o convidado 

O Webinar começa com a apresentação do convidado Ricardo Rodrigues, contando sobre a sua trajetória no mundo digital. Ele afirma que, hoje em dia, ter uma experiência 100% técnica ou 100% “humana” em relação aos negócios, agrega menos do que um equilíbrio entre as duas frentes. 

Ele destaca o fato de que a Social Miner publicou um conteúdo sobre a Análise de Dados dos E-commerces, em que pode-se concluir o declínio das vendas na segunda quinzena de março, com recuperação no final do mês.

Fábio ressalta que, cerca de 71% das pessoas afirmaram que pretendem aumentar as compras pela Internet, com isso surge a pergunta para Ricardo: qual a expectativa de crescimento x realidade?

Crescimento versus realidade

A quarentena começou logo após o dia do consumidor, data de muita relevância no primeiro trimestre. Naquela semana, o índice de vendas estava ótimo para a maioria de seus clientes e depois estagnou, o que é normal acontecer, assim, o que os dados afirmam é válido e o comércio vai se recuperar no futuro.

Devido à quarentena, muitos cenários estão mudando, inclusive, o digital e as empresas precisam se reinventar. Trazendo uma perspectiva diferente, Ricardo comenta que além delas se transformarem digitalmente, o comportamento do consumidor também mudou. Um exemplo são os supermercados online, que agora estão surgindo em nosso cotidiano, portanto, a transformação digital depende do quão culturalmente preparado, o consumidor está.

Vender online x Transformação digital 

Vender online no cenário atual é uma questão de sobrevivência, enquanto a transformação digital é mais do que simplesmente vender, mas também ajustar um e-commerce para que a venda seja feita da melhor maneira possível, a partir de uma experiência em que o consumidor não sinta falta da loja física. 

O Marketing Digital possibilita às empresas conhecerem o seu consumidor, tornando as estratégias mais assertivas. 

O seu comportamento define as intenções da marca, é viável saber quantas vezes ele visitou aquele mesmo produto. Isso faz parte da Análise Comportamental, onde você sabe o que o cliente quer comprar, antes mesmo dele.

Por que os atendimentos via e-mail aumentaram, e os chats perderam força nessa época de COVID-19?

Não é algo óbvio, parece ser contramão ao que falamos, mas no chat é preciso permanecer naquele local e não sair, já o e-mail permite que você envie e esqueça aquilo até ter uma resposta, o que acaba sendo mais cômodo.  

Como aplicar a Economia Comportamental no Marketing Digital?

A teoria da Economia Comportamental desafia o modelo econômico tradicional, de oferta e demanda, ainda que não seja 100% verdadeiro. Como no caso dos ipads e ipods esses produtos não exigem uma demanda específica, ou seja, a empresa pode gerar a sua própria demanda, sem focar nas necessidades do público. 

Estudar o comportamento do consumidor faz com que você atraia ele com a mensagem certa, para oferecer aquilo que ele procura.

A decisão de compra do consumidor perante um produto novo é mais difícil, o ser humano vive com base nos seus históricos, então quanto mais você educar o cliente para entender sobre seu produto, melhor. 

Experiência COVID-19

O legado desse período se resume a tudo que for prático ao consumidor. Se a experiência online for boa, ele não terá dúvidas durante a compra. A nova relação online x offline será baseada na comodidade, e a empresa precisa estar atenta.

Agora que você conheceu os principais insights sobre as mudanças no comportamento do consumidor, que tal assistir ao webinar na íntegra e dominar esse assunto?

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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