Blog 8D Hubify

Entenda como a Cibersegurança pode ajudar o seu negócio

3 minutos de leitura

Atualmente, é impossível pensar em gestão, processos (BI) e uma infinidade de atividades que acontecem diariamente dentro das empresas, sem pensar em utilizar a internet, certo? E claro, com todas essas aplicações, é preciso tomar cuidado com possíveis invasões e crimes digitais, com ajuda da cibersegurança!

Em 2017, o Brasil ocupava o sétimo lugar na lista de países mais ameaçados por ataques cibernéticos. Já no ano passado, o país foi apontado como o terceiro país que mais recebe ciberataques, segundo relatório global da Symantec. Por isso, é tão importante construir ambientes corporativos seguros por meio da cibersegurança.  

Foi pensando nisso, que elaboramos este artigo completo sobre a importância de utilizar a cibersegurança. Acompanhe e boa leitura!

Mas, você sabe o que é cibersegurança?

A cibersegurança é um conjunto de medidas tecnológicas que protegem os computadores, redes, programas e dados de qualquer invasão suspeita e indevida, que cause prejuízos para as pessoas físicas e jurídicas.

Enquanto as empresas cuidam da segurança de seu orçamento e instalações físicas, a cibersegurança é utilizada para proteger as ações do mundo online.

Graças ao grande uso da tecnologia, aumento dos sites maliciosos, de hackers e crimes online, ela tem se tornado cada vez mais pautada dentro das empresas em todo o mundo.

Ter as redes e sistemas invadidos pode causar muitos prejuízos como perda de dados, roubo de senhas e identidade, exposição de informações sigilosas, manipulação de dados, entre outros problemas, que por vezes podem ser irreversíveis.

Cibersegurança como aliada para os negócios 

Investir em cibersegurança é essencial para proteger o seu patrimônio e informações dos ataques digitais, e outros benefícios que podem surgir a partir desse investimento. Vamos conferir quais são eles? 

Evita o comprometimento dos dados

A proteção dos dados é uma questão prioritária da cibersegurança. Assim, proteger informações confidenciais, sejam da empresa ou dos clientes são fundamentais para o funcionamento das organizações. Além disso, é importante entender a necessidade desse tópico, afinal, muitas empresas consideram a cibersegurança um gasto e não investimento relevante.

Portanto, ao entender que os dados são importantes e precisam ser seguros, a cibersegurança passa a fazer todo o sentido, independentemente da área e tamanho de um empreendimento.

Confiabilidade das informações

Outro ponto é que a cibersegurança torna os arquivos confiáveis e relevantes, afinal, por meio de ferramentas utilizadas em sua implementação é possível coletar, armazenar dados e perceber os registros de alterações. Se as informações forem alteradas de forma maliciosa, a fim de causar prejuízo, os erros e mudanças são facilmente identificados e é possível fazer correções nos sistemas.

Garantia da Área de TI mais estratégica

A partir das ações de segurança, é possível reduzir riscos, o que economiza tempo da sua equipe de tecnologia para resolver os imprevistos, além de ajudar a focar em atividades estratégicas e automatizar algumas questões em relação ao sistema.

Vantagem competitiva frente ao mercado

Com tantos casos de vazamentos de informações e comprometimentos de dados sigilosos, os clientes passam a se preocuparem mais com a segurança digital, buscando empresas que são responsáveis com seus dados. Assim, a cibersegurança é uma forma de estar à frente dos concorrentes, uma vez que está de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e garantindo maior destaque à empresa, de forma positiva no mercado, e atualizada com os cenários existentes.

Dicas para proteger sua empresa com a cibersegurança

Agora que você já sabe da importância da cibersegurança, podemos listar algumas dicas de como implementar ações de cibersegurança! Vamos lá?

  •  tenha uma política interna de segurança e privacidade;
  • crie rotinas de treinamento para colaboradores;
  • estabeleça boas práticas para gestão de senhas;
  • faça um Mapeamento de Riscos Cibernéticos;
  • crie um processo de Gestão contínua de Vulnerabilidades;
  • defina os mecanismos de proteção baseado no Mapeamento de Riscos;
  • crie um processo de Resposta a Incidentes.

Este conteúdo foi escrito pela equipe ecoit, parceiro da Hubify.

Autor Convidado
Buscar por