Blog 8D Hubify

WordPress: entenda o que é e por que criar seu site nessa plataforma

14 minutos de leitura

Está procurando uma plataforma para criação de sites? O WordPress é um dos sistemas mais utilizados no momento. E não sem motivo! Com uma facilidade de instalação e utilização, além de contar com uma grande equipe de profissionais qualificados, a ferramenta se torna uma ótima opção para as empresas.

Além disso, o WordPress permite que seu site seja customizado visualmente da forma que você deseja, com as funcionalidades necessárias para que seu público tenha uma boa experiência de navegação. Ou seja, com essa plataforma, a chance de você sair na frente da concorrência aumenta.

Para ter mais detalhes sobre o WordPress, neste artigo, você entenderá um pouco sobre o que ele é, quais são suas vantagens, funcionamento, além dos cuidados que são necessários para que os seus dados não sejam invadidos.

Quer ver se o WordPress é para você? Então confira agora as principais características dele. Boa leitura!

O que é WordPress?

WordPress é o CMS (Sistema de Gerenciador de Conteúdo, em português) mais popular do mundo. Tem código aberto (open source) e está presente em pelo menos 1 de cada 3 sites. Além do uso habitual, em 2005, foi criado o WordPress.com, que funciona de forma parecida com o Blogger.

De qualquer modo, atualmente, um usuário pode criar seu site ou blog em poucos instantes. A maioria das hospedagens de sites já conta com uma instalação automática do WordPress. No caso do WordPress.com, tudo depende de um simples cadastro.

Além disso, o gerenciador de conteúdo recebe atualizações constantemente. Um dos objetivos é deixar os processos mais simples de ser realizados, mesmo por pessoas leigas. Mais do que isso, a experiência de uso dos clientes e internautas se torna mais interessante com páginas responsivas e acessíveis mesmo para pessoas com alguma deficiência.

Como é uma aplicação de código aberto, as funcionalidades já são gratuitas e continuarão a ser no futuro. Ou seja, nenhum valor deverá ser pago ao WordPress. Entretanto, para otimizar seus resultados, é importante consultar uma empresa de desenvolvimento de sites.

Nesse caso, cada funcionalidade será desenvolvida pensando no seu cliente ideal, desde a atração até o contato final ou compra de produtos.

Não importa, também, a estratégia que você tem. O WordPress pode te ajudar, seja a partir de um blog corporativo, seja loja virtual ou site completo. A diferença estará apenas na forma com que suas páginas serão pensadas e desenvolvidas, e o sistema é maduro para abarcar todas as principais possibilidades.

História

O sistema é maduro por já ter passado por várias fases de desenvolvimento. Isso significa que diversos problemas já foram resolvidos ao longo dessa caminhada, enquanto várias funcionalidades foram incluídas para facilitar a vida dos usuários e clientes.

Atualmente, a marca WordPress é tão conhecida, que muitas pessoas não conseguem se lembrar ou desconhecem o passado simples da plataforma. Entre 2001 e 2003, Michael Valdrighi desenvolveu o B2 Cafelog, que logo foi descontinuado.

A partir de um post efetuado por Matt Mullenweg sobre a falta de atualização da plataforma, Mike Little propôs a formação de uma equipe que pudesse continuar o trabalho iniciado. O resultado foi uma variação do B2 Cafelog, chamada WordPress. Seu lançamento aconteceu em março de 2003.

Versão 1.0

A primeira versão oficial do sistema aconteceu em janeiro de 2004. Nesse momento, a plataforma já contava com diversas ferramentas usadas até hoje pelos usuários, como otimização para os motores de busca, links amigáveis, moderação de comentários e instalação simples.

Entretanto, os grandes passos da ferramenta foram dados entre 2005 e 2007. Nesse momento, foi criada a Automattic, uma iniciativa separada, que foi importante para o lançamento oficial do WordPress.com (sistema que já conta com a hospedagem das páginas).

Outra iniciativa ousada era pensar em lucro fornecendo produtos e soluções gratuitos para os usuários. Esse intuito foi importante para que, em 2006, investidores colocassem 1,5 milhão de dólares na Automattic para que ela se desenvolvesse como uma plataforma de código aberto.

Outra necessidade era a separação entre as funcionalidades do sistema e seu design. Isso foi possível com a chegada dos temas. Dessa forma, desenvolvedores puderam criar seus próprios temas de acordo com as necessidades deles ou mesmo de seus clientes.

Versão 2.0

Essa versão, também chamada de Duke, adicionou funcionalidades de cache (o que aumentou a velocidade do site), criou um plugin para evitar spam nos comentários, o Akismet, e deu os primeiros passos rumo a uma função de multisite (vários sites simultâneos). Nesse momento, o desejo foi consolidar as principais melhorias conquistadas, em vez de fazer novas implementações.

Mesmo nesse cenário, pôde-se encontrar novidades, como corretor ortográfico, alerta para atualizações, widgets, sistema de tags, além de URLs mais amigáveis. Já em 2007, não havia mais dúvidas quanto à presença online que o sistema teria, tanto que, já em 2009, era reconhecido, por designers e desenvolvedores, como a melhor opção.

WordPress 3.0

A versão trouxe novos tipos de posts, fazendo com que a ferramenta se transformasse, de fato, em um Gerenciador de Conteúdo que contemplasse os mais variados propósitos.

Como o WordPress funciona?

Para alguém começar a utilizar o WordPress, é necessário fazer o download, instalá-lo em seu servidor e começar a otimizá-lo. Veja, agora, como isso funciona!

Download

Para que os usuários de todo o mundo recebam um sistema que seja traduzido para suas línguas, é necessário que haja aqueles que se esforcem de forma voluntária para isso. No Brasil, não é diferente. Então, é possível encontrar o WordPress traduzido para o português.

Para encontrar a versão mais recente em português do Brasil, consulte a página oficial do WordPress. É possível escolher entre os formatos .zip e .tar.gz.

O sistema de hospedagem precisa de algumas configurações para que o WordPress funcione plenamente. Procure um servidor que tenha suporte para:

  • PHP 7 ou superior;
  • MySQL 5.6 ou superior OU MariaDB 10.0 ou superior;
  • HTTPS.

Vale lembrar que o WordPress ainda funciona em versões antigas de PHP (mínima de 5.2.4) e MySQL (mínima de 5.0). Entretanto, essas versões não são adequadas para garantir a segurança do seu site.

Conhecer o WordPress

Após fazer a instalação, você está pronto para conhecer o ambiente do WordPress. A instalação é, normalmente, simples, dependendo, em muitos casos, de apenas um clique. Além disso, as principais atualizações também podem ser feitas facilmente a partir do painel de atualizações.

Há diversas funcionalidades para ajudar a experiência dos usuários de sites em WordPress. Dessa forma, publicar um novo artigo ou atualizar as informações de uma página pode ser uma tarefa fácil e prática. Além disso, o sistema de plugins permite que novas funções sejam integradas ao site em poucos minutos.

A personalização da página também não é nenhum bicho de sete cabeças, sendo possível alterar qualquer recurso. Entretanto, deve-se lembrar que as alterações podem comprometer o funcionamento adequado do site.

Por isso, caso você não tenha conhecimentos avançados em PHP, CSS ou XHTML, procure profissionais habilitados para fazer as modificações necessárias.

Qual a diferença entre o WordPress e outras plataformas?

Existem diversas opções de sistemas de gerenciamento que podem ser usadas para criar seu site. Para saber se o WordPress é a melhor escolha para você, veja, agora, o comparativo entre WordPress, Joomla e Drupal.

Custo

Em todos os casos, o sistema é open source (ou seja, de código livre) e de livre utilização.

Quantidade de temas

O WordPress é a opção que contém o maior número de temas. Mais de 2 mil opções gratuitas. O Joomla conta com mais de 900 e o Drupal oferece, ao menos, 1.800.

Quantidade de plugins

Nesse quesito, o WordPress também é vencedor. Tem mais de 27.000 funcionalidades que podem ser adicionadas gratuitamente ao seu site. O Joomla conta com, ao menos, 7 mil, enquanto o Drupal tem mais de 24 mil.

Tempo de instalação

No caso de instalação manual, o WordPress pode ser instalado com menos de 5 minutos. No caso dos concorrentes, é necessário um pouquinho mais de tempo, próximo de 10 minutos.

Frequência de atualização

Em todos os casos, as atualizações são frequentes. O Joomla é o sistema com tempo médio de atualização menor. Leva cerca de 36 dias para que uma nova atualização esteja pronta. No caso do WordPress, a média é de 42 dias. O Drupal precisa, em média, de 52 dias.

Dificuldade

Embora, nos três casos, os usuários sem conhecimento técnico não costumem ter problemas, o WordPress é a ferramenta que menos precisa de intervenções para o uso diário. Por outro lado, o Drupal é o que mais exige algum tipo de conhecimento técnico.

Melhor uso

O WordPress pode ser usado para blogs, sites corporativos, projetos diversos e, principalmente, aqueles que queiram facilidade de edição. O Joomla, por outro lado, é indicado para portais, redes sociais e e-commerces. Por fim, o Drupal é uma ótima escolha para quem deseja projetos bem personalizados.

Por que criar um site com o WordPress?

Ainda quer motivos para criar um site com WordPress? Veja, agora, as principais razões para escolher essa ferramenta!

Open Source

Além de disponibilizar seu código-fonte (permitindo uma série de personalizações), ele é gratuito. Dessa forma, você pode usá-lo para as mais diversas finalidades que seu negócio demandar. Além disso, você não terá que gastar com compras de licença ou ficar preso a desenvolvedores de determinada empresa.

SEO

Não adianta ter um site se ninguém o visitar, não é mesmo? Por isso, estar entre os primeiros colocados da pesquisa do Google é fundamental.

O WordPress acompanha as mudanças no comportamento dos mecanismos de busca e otimiza seu sistema para fazer com que as páginas tenham mais chances de alcançar boas posições.

Além disso, há vários plugins, como o Yoast SEO, para ajudar os desenvolvedores e clientes. Com essas ferramentas, seu orçamento de marketing ficará ainda mais otimizado, fazendo com que você consiga atrair mais pessoas para seu site.

Design Responsivo

Com o aumento na utilização de dispositivos móveis, como smartphones, os usuários passaram a exigir que as páginas fossem adaptadas a essas tecnologias. Pelo menos 78% das pessoas acessam a Internet pelo smartphone.

Além disso, 60% das pessoas, além de esperar que os sites sejam adaptados, desejam que sejam carregados em poucos segundos. Se a demora for maior que 3 segundos, a chance de o usuário sair da página é grande.

Como se não bastasse, a responsividade é um dos fatores analisados pelo Google no momento da classificação. Ou seja, páginas não responsivas têm menos chances de figurar entre as primeiras opções.

Acessibilidade

A plataforma evoluiu em pontos importantes para proporcionar uma experiência de acesso interessante para os internautas que tenham necessidades especiais e precisem de recursos como leitores de tela. Dessa forma, você conseguirá atingir ainda mais potenciais clientes.

Facilidade de uso

No dia a dia, você precisará encontrar as informações com facilidade. Caso contrário, poderá ficar perdido entre as inúmeras opções e não conseguir fazer o que queria.

O WordPress sempre prezou por uma interface simples, para que o gerenciamento de conteúdo seja uma tarefa simples. Dessa forma, o conteúdo do site pode sofrer modificações sem, necessariamente, contar com uma intervenção técnica. Lembre-se, porém, de fazer apenas o que o desenvolvedor disser que é seguro.

Equipe técnica numerosa

Como é uma empresa open source, seu site não estará nas mãos de um fornecedor. Dessa forma, os diversos profissionais e empresas existentes poderão dar continuidade ou fazer os devidos reparos em seu projeto. As equipes também têm estratégias para fazer a otimização de sites e aumentar o faturamento com a Internet do seu negócio.

Segurança e inovações

Como há muitas pessoas envolvidas com a plataforma, ela sempre está em evolução. Por isso, são liberadas atualizações várias vezes por ano para garantir a segurança do sistema e aumentar os recursos disponíveis. Cada atualização pode fazer com que o sistema continue à frente dos concorrentes, melhorando a experiência dos usuários com a marca.

Participação de mercado

No mercado de CMS, o WordPres domina. Atualmente, 59% dos sites que utilizam algum tipo de ferramenta, usam WordPress. São mais de 26 milhões de páginas ativas.

Quais as principais vantagens de um site em WordPress?

Além de tudo que você já viu, há diversas vantagens em ter um site em WordPress. Veja mais motivos!

Plugins e temas

Como diversas pessoas usam a plataforma, vários desenvolvedores pensam em desenvolver temas e plugins para seu CMS. Todos os dias, há novos plugins e temas prontos para serem baixados. O número de funcionalidades é superior a 40.000. Reforçamos, porém, que você não deve adicionar plugins e temas se não tiver conhecimento para isso. Em alguns casos, seu site poderá sair do ar.

Blog integrado

Com o WordPress, você pode fazer com que sua página conte também com um blog. Tudo de forma conectada e conjunta. Assim, a estratégia da sua empresa será otimizada, melhorando os resultados.

Gestão de usuários

No caso de grandes sites e projetos específicos, é importante contar com uma gestão eficaz de usuários. Nesse caso, você conseguirá dar funções específicas para cada um, diminuindo, assim, os acidentes e as possibilidades de vazamento de informações.

Mobile

O WordPress permite que você gerencie seu site a partir de vários canais e tecnologias, como aplicativos e sites mobile. Assim, você conseguirá resolver eventuais problemas da sua página ou mesmo fazer alguma postagem e atualização de qualquer lugar.

Como criar um site em WordPress?

Para criar um site em WordPress, você tem dois caminhos. É possível começar a partir da plataforma online, o WordPress.com. Entretanto, nem sempre essa é uma boa opção, uma vez que as possibilidades de customização e administração são reduzidas.

O outro é contratar um bom servidor de hospedagem. Na maioria dos casos, o WordPress pode ser instalado de forma automática. Caso essa opção não esteja disponível, basta baixar a versão mais recente, enviá-la para o servidor e seguir o passo a passo. Em poucos minutos, a instalação estará pronta.

Para resumir, veja agora quais passos você deve seguir para ter um site em WordPress:

  • contratar um serviço de hospedagem;
  • verificar se há a opção de instalação rápida;
  • se existir, preencher os campos necessários, como e-mail para administração, senha e nome do site;
  • se não existir, baixar os arquivos no site oficial, enviá-los ao servidor e fazer a configuração manualmente.

Muitas vezes, a melhor opção é contratar um desenvolvedor para fazer a instalação manual, uma vez que seu sistema terá as opções mais seguras e corretas desde o início. Por exemplo, ele conseguirá usar ferramentas para proteger seu banco de dados de invasores.

Além disso, algumas estratégias de SEO e funcionalidades já podem ser incluídas desde a instalação. Nesse caso, os resultados de marketing empresarial serão mais naturais e duradouros, já que seu site contará com as estratégias corretas desde seu lançamento. Assim, não precisará correr atrás do prejuízo.

Quais os cuidados necessários para ter um site eficiente em WordPress?

Falando em segurança, veja agora quais são os cuidados essenciais para ter um site eficiente e seguro!

Defina o tema — o primeiro passo para a segurança do seu site

Para começar, é importante que você evite temas piratas. Como têm o código alterado, podem conter arquivos maliciosos, que comprometerão seu site em algum momento, provocando invasões ou mesmo mineração de criptomoedas (impactando de maneira negativa a qualidade da navegação dos usuários).

Além disso, você não terá nenhum tipo de suporte em caso de problemas, dúvidas e atualizações. Dessa forma, compre o tema de sua escolha ou, melhor ainda, desenvolva um, a partir das necessidades da sua empresa e do seu cliente.

Outra opção é escolher entre um dos temas gratuitos disponibilizados. Entretanto, normalmente, eles não contam com algumas opções para os usuários, como customização maior e mais fácil.

Tenha cuidado também na hora de determinar os plugins

Da mesma forma que você deve ter responsabilidade ao escolher os temas, não instale plugins piratas ou baixados em sites duvidosos. Quando são adquiridos de fontes desconhecidas, você correrá os mesmos riscos dos temas. Qualquer movimento suspeito poderá fazer com que seu site seja compreendido pelos motores de busca como malicioso, diminuindo o alcance das suas páginas.

Para aumentar a segurança, além de desativar os plugins que você não usa ou de cuja procedência duvida, também os exclua do servidor. Dessa forma, você terá a certeza de que não será atingido por nenhum invasor ou código malicioso.

Escolha uma boa hospedagem

Os sites desenvolvidos em WordPress podem ser instalados rapidamente nas mais variadas hospedagens. Entretanto, a escolha do sistema operacional (Linux ou Windows), bem como a qualidade do servidor, é fundamental para que o site funcione plenamente.

Veja qual é a memória RAM disponibilizada para o site, processamento, capacidade e quantidade de núcleos de processamento. Em conjunto, essas características permitirão que o site seja mais rápido, seguro e eficaz. Verifique também como é o suporte da empresa. Como diz o ditado, tempo é dinheiro. Em caso de erros, o suporte deverá garantir que o site estará no ar no mínimo tempo possível.

Dentro de uma estratégia de marketing digital de performance, escolher a plataforma corretamente fará com que você se aproxime dos resultados que deseja. A melhor decisão é pelo CMS que está mais próximo dos objetivos que a empresa tem. Por isso, avalie com calma qual será sua decisão. Em caso de dúvidas, consulte uma empresa especializada no assunto.

Seja qual for o seu objetivo, entretanto, o WordPress é uma opção viável. A possibilidade de personalização garante que seu projeto poderá funcionar bem na plataforma. Para convencê-lo de que essa é uma boa escolha, veja alguns exemplos brasileiros:

  • grandes eventos: Rock in Rio;
  • personalidades: Gisele Bündchen;
  • portais de notícias: TV Gazeta, Gazeta Esportiva; Revistas do Grupo Abril, como a Veja;
  • times de futebol: Santos;
  • montadoras de veículos: Toyota.

Depois de ver que todas essas grandes empresas criaram suas estratégias de marketing incluindo o WordPress, considere também usá-lo. Ele é seguro, rápido e fornece todas as funcionalidades para fazer a página que seu cliente espera para sua empresa. Por isso, não perca tempo e comece agora mesmo a se organizar para criar seu site em WordPress.

Quer mais dicas? Então assine agora mesmo a nossa newsletter ou nos chame para saber mais sobre o WordPress. Vamos adorar falar mais sobre os seus benefícios! 😉

Fabio Duran
Sócio da Agência Hubify | Coordenador e Professor do MBA Data Driven Digital Marketing do IDP | Pós-graduado pela Universidade da Califórnia em Administração de Empresas e Gestão de Projetos, Mestrando em Administração de Empresas pelo Insper, Mentor e Expert de Marketing Digital nos ecossistemas do Cubo.Itaú e da RD Station, fellow do programa BR +Innovators e CEO da 8D Hubify, Top1 agência de Mudança em 2020 e Top 3 Agência de Resultado em 2021 e 2022 de acordo com a RD Station. Apaixonado por Marketing, Vendas e Pessoas.
Buscar por