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Aprenda como usar hashtags para destacar a sua empresa

5 minutos de leitura

As hashtags são tão comuns nas redes sociais, principalmente no Instagram, que muitos usuários não sabem qual é sua verdadeira funcionalidade, seja para quem divulga ou pesquisa por meio delas.

A verdade é que algumas empresas que querem se destacar no feed, acabam sendo limitadas às regras de quantas hashtags são necessárias, e até esquecem do papel estratégico na hora de interagir com seu público-alvo e organizar suas publicações.

E você? Quer conhecer a maneira mais eficiente de usar as hashtags para conquistar relevância e engajamento nas suas postagens? Então, confira este artigo!

O que são hashtags?

Hashtag é o nome dado para as etiquetas, ou tags, nas redes sociais que organizam e categorizam os conteúdos, fazendo a associação entre a publicação e um termo que pode ser usado em sua pesquisa.

Dessa forma, elas são compostas pelo símbolo #, hash em inglês, e a palavra que denominará sua categorização, ou tag que significa etiqueta.

Por que usar hashtags nas redes sociais?

Elas não são apenas uma solução estética. Apesar de completarem as postagens com cunho comercial, também exercem funções importantes para a experiência do usuário das redes sociais e estratégias de marketing!

Aumentam a visibilidade

As postagens das suas redes sociais ficam disponíveis para os seguidores da sua conta que já conhecem o segmento do seu conteúdo, certo? Usando as hashtags relacionadas ao seu nicho, outros usuários da rede terão acesso pelas pesquisas e associarão sua marca àquele tema.

Uma loja que use a hashtag #roupasparagestantes, por exemplo, atrairá novos usuários que estejam procurando esse tipo de produto, e não apenas aqueles que já seguem o perfil.

Além disso, à medida que um usuário curte e interage mais com alguma hashtag, ele recebe uma notificação sugerindo que a acompanhe. Se ele fizer isso, novas postagens com a etiqueta que tiverem um bom engajamento serão apresentadas em seu feed. 

Elevam o engajamento do perfil

Como a etiqueta atrai usuários com interesse pelo tema, o número de interações com o conteúdo pode aumentar consideravelmente, o que também favorece os conteúdos nos feeds de seus seguidores, por causa da lógica do algoritmo das social medias.

Isso permitirá que você alcance um público mais amplo, além de apenas seguidores. Você pode participar das discussões atuais em seu setor e incentivar outras pessoas a se envolverem na conversa também.

Se suas postagens e tweets relevantes estiverem agrupados nas mesmas tags, você aparecerá e terá mais credibilidade.

Como elas funcionam em cada rede social?

O LinkedIn permite o uso de hashtags para obter informações, sem a necessidade de comentários ou curtidas nas atualizações de status. Isso aumenta o conhecimento da marca no LinkedIn para empresas e marcas pessoais.

O Facebook tem regras bastante rígidas e, devido ao fato que a maioria das postagens e contas dos usuários do Facebook são privadas, é comum notar hashtags que são pesquisadas no Facebook para serem associadas a influenciadores, marcas e editores, em vez de indivíduos. 

Quando falamos em Instagram, as hashtags são peça-chave! Com elas, fica mais fácil ser descoberto por novos usuários, o que pode resultar em mais engajamento, seguidores e clientes para sua empresa.

Quais as melhores dicas para usar hashtags na sua estratégia?

Para criar uma boa estratégia de hashtags é preciso entender que elas são feitas para otimizar a experiência do usuário das redes sociais, assim, usar essa perspectiva vai deixar suas ações mais eficientes.

Use hashtags relevantes para seu segmento

Pensando nos hábitos de pesquisa do lead, é preciso escolher um conjunto de tags que estejam relacionadas ao seu segmento, não necessariamente aquelas com mais menções, mas que tenham importância para seu público, inclusive se o negócio tiver um foco local.

Se a empresa é regional, usar hashtags que relacionam o produto com uma cidade ou estado pode ser importante, como #modagestantesp, por exemplo.

Alterne um grupo de hashtags por postagens

O algoritmo das redes sociais podem penalizar o uso do mesmo grupo de hashtags em todas as postagens, inibindo o conteúdo no feed de seus usuários. Por isso, utilize sinônimos das tags principais e alterne a cada publicação.

Além de fugir das penalizações dos algoritmos nas redes sociais, outros usuários podem ser atraídos com essa variação.

Mostre sua criatividade

Você tem a oportunidade de pensar fora da caixa e mostrar alguma personalidade. Isso criará um ar de entusiasmo em torno de sua marca. Ao criar uma tag que é única e personalizada para sua marca, você se destaca entre a concorrência e diferencia o seu negócio. Você deixa claro que conquistou um lugar em seu nicho específico e que está entusiasmado com o que faz.

Entenda os diferentes tipos de hashtag e quando usar

As hashtags podem ser agrupadas em diferentes grupos e com propostas diferentes para atrair e engajar o público. Entre elas, as principais são:

  • trending hashtags: são os termos utilizados por muitos usuários, e que geram bastante conteúdo;
  • chat hashtags: provocam uma interação com o público a partir da temática de interesse, seja um acontecimento ou movimento;
  • call to action hashtags: engajam o público a tomar uma ação, por isso, normalmente começam com um verbo, como em #dividaumacocacola;
  • brand hashtag: são criadas pelas empresas para ter uma categoria única de suas publicações, e podem ser valiosas para a sua estratégia de mídias sociais.

Faça uma pesquisa da concorrência

Chegamos em uma dica crucial para você estudar quais termos são os mais indicados para sua estratégia. Eu indico a plataforma SEMrush que, apesar de ser paga, oferece diversas funcionalidades, como o volume de cada palavra-chave, os termos semelhantes, as posições dos concorrentes, entre outros.

Quais os cuidados na hora de criar uma hashtag para seu negócio?

As brand hashtags vão criar uma identidade própria para seus conteúdos, e, quando um usuário desejar, terá acesso a todos os registros no resultado de uma única pesquisa.

Mas, é preciso tomar alguns cuidados, como escolher um termo relevante e que transmita a imagem do negócio. Depois, é hora de incentivar que seus seguidores também usem a tag em suas publicações, aumentando o conhecimento da marca entre os contatos.

Além disso, as hashtags do seu negócio também podem ajudar na hora de criar campanhas e promoções, atraindo mais seguidores e alcance das publicações.

É claro que uma estratégia para as redes sociais não se limita ao uso de boas hashtags, é preciso considerar a qualidade das imagens, regularidade das postagens e outros elementos para que o perfil traga resultados consistentes.

Curtiu? Para te ajudar com os demais aspectos, criamos um guia completo sobre esse tipo de gestão. Leia tudo que você precisa saber sobre suas redes sociais!

Rubens Netto
Administrador, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV, é socio da 8D Hubify e Head do time de Customer Success.
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