Blog 8D Hubify

Glossário de termos de automação de marketing

4 minutos de leitura

Automação é o processo de automatizar as atividades do marketing digital, por meio do uso de softwares. Com a automação de marketing, é possível educar e se relacionar com os leads ao longo da jornada, aumentar a fidelização de clientes, facilitar o upsell e cross sell, além da possibilidade de ganhar escala e otimizar a dedicação do time. 

Pensando nisso, elaboramos este glossário de termos de automação de marketing. Confira!

E-mail

Taxa de Entrega

É a porcentagem de e-mails que realmente chegaram na caixa dos destinatários, fatores como bounces (erros temporários ou permanentes que impedem a entrega do e-mail), atrapalham na performance geral da campanha.

Não existe informação absoluta no mercado, mas sobre a entregabilidade, podemos considerar uma base acima de 95% como saudável e, acima de 98%. Para melhorarmos nossa taxa, é preciso se preocupar em produzir conteúdos leves, limpar a lista de contatos frequentemente, manter o domínio de IP com uma boa reputação, ter uma frequência de disparos e enviar e-mails que engajem.

Taxa de abertura 

É a porcentagem de e-mails abertos, em relação aos que foram efetivamente entregues. A abertura é contabilizada uma vez por Lead, ou seja, quando um Lead abre o e-mail várias vezes, será avaliada apenas uma. Segundo um estudo de 2018 realizado pelo mailchimp, a média da taxa de abertura dos participantes foi 20,81%.

Taxa de clique 

É a porcentagem de cliques em e-mails, relacionados aos que foram efetivamente entregues. O clique é individualizado por Lead, ou seja, se ele clicar várias vezes no mesmo e-mail, será avaliado apenas um na taxa. Segundo um estudo de 2018 realizado pelo mailchimp, a média da taxa de clique dos participantes foi de 2,47%.

Tráfego

É a quantidade de visitantes em determinado site ou página, provenientes de campanhas de e-mail. Geralmente é influenciado pela frequência de disparo, tamanho da base e taxa de clique das campanhas de e-mail.

Qualidade do tráfego

A qualidade do tráfego é o atributo que avalia os visitantes do seu site em relação à relevância para sua estratégia. Bots e usuários sem fit (Usuários com características não interessantes para o negócio) em relação a determinado negócio, não trazem tanto retorno, quanto os usuários qualificados. Com a possibilidade de ser dividido em grupos com características semelhantes, geralmente o e-mail marketing é um dos canais que mais traz usuários engajados e qualificados para o site.

Vendas

É a ação máxima que determinado Lead pode realizar em uma estratégia, geralmente a automação de marketing é um impulsionador de vendas por possibilitar a nutrição dos leads e realizar o seu correto direcionamento. Sendo bem integradas, podem ser verificadas facilmente em ferramentas de automação de marketing.

Conversão

Landing Pages 

É ação que um usuário realiza, ao preencher um formulário em certa página de destino, mais conhecida como Landing Page. Normalmente os usuários preenchem informações pessoais e clicam em um botão para conseguir acesso a algo (conteúdo, informação, produtos ou contato).

Landing pages são páginas focadas em induzir o usuário à conversão, elas são criadas sem distrações e com um único objetivo. Sobre as taxas da landing page, fatores como campos de formulário, oferta, meio de divulgação e setor, causam grande influência. É importante criar a Landing Page e realizar testes, até que um dos modelos seja adequado a sua realidade.

Formulários

Formulários podem ser disponibilizados em sites, landing pages, pop-ups, interior de artigos e até redes sociais, eles são o meio em que o lead disponibiliza suas informações para gerar uma conversão. Ela é contabilizada com o clique no botão de CTA (Call to Action, ou, botão de chamada para ação), após o preenchimento do formulário.

Geralmente o número de campos do formulários, está relacionado com sua taxa de conversão, quanto mais campos, menos conversões. O planejamento do número de campos, é baseado nas informações necessárias para realizar a qualificação, e proporcional à qualidade e profundidade da oferta.

Pop-ups 

Pop-ups são “caixas flutuantes” que surgem em uma página a partir de acesso, intenção de saída, rolagem, permanecem ou qualquer outro tipo de ação. Geralmente são informativos ou possuem o objetivo de conversão. Nos pop-ups que possuem formulário, a conversão é contabilizada por meio do preenchimento dos campos obrigatórios, e cliques no botão.

Material Rico

Material rico é todo conteúdo relevante para determinado público, disponibilizado em formatos como e-book, paper, infográfico, vídeo e etc. Geralmente são utilizados como isca para conversão de leads e, para isso, são disponibilizados em locais como pop-ups, landing pages e formulários.

De fato, qualquer ação de marketing exige um olhar crítico, o que pode ser feito com ajuda de softwares especializados que garantem eficiência nos e-mails, vendas, landing pages, formulários, pop-ups e materiais ricos. Esperamos que nosso glossário tenha ajudado você a entender melhor os termos de automação de marketing!

Que tal colocar a automação de marketing em prática com uma equipe especializada? Conheça nossos serviços!

Rubens Netto
Administrador, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV, é socio da 8D Hubify e Head do time de Customer Success.
Buscar por