Blog 8D Hubify

5 dicas práticas para usar elementos visuais em seus e-mails

9 minutos de leitura

Pesquisas recentes de mercado sugerem que as pessoas tendem a reter mais de 65% das informações transferidas com a ajuda de imagens e elementos visuais, em comparação com apenas 10%, que é lembrado quando outros meios de transferência de dados são usados. Sem dúvida, os recursos visuais estão se tornando imensamente populares para a promoção e o marketing de empresas na internet.

Ao mesmo tempo, o e-mail marketing provou ser uma excelente ferramenta de engajamento e promoção para as empresas, e o retorno sobre o investimento (ROI) através desse tipo de estratégia é muito maior do que com outras formas de marketing.

A combinação de elementos visuais e e-mails pode ser um excelente impulsionador para a promoção e vendas do seu negócio.

Como é a estrutura do e-mail marketing?

É importante termos em mente que os clientes são bombardeados o tempo todo por ofertas, certo? Então, são grandes as chances do seu e-mail passar despercebido na caixa de entrada.

Para que isso não aconteça, veja a seguir quais são os itens essenciais na estritura do seu e-mail marketing!

Assunto

O primeiro passo é fazer com que as pessoas se interessem por abrir o e-mail. Afinal, não há nada mais frustrante do que criar um e-mail perfeito e ninguém ler, concorda?

Por isso, o assunto deve ser a parte mais importante, porque é a primeira coisa que as pessoas irão ver. O ideal é que ele tenha entre 50 e 70 caracteres

Logo

O logotipo é um dos elementos visuais fundamentais em qualquer mensagem comercial, que seja enviada a clientes ou potenciais clientes. Por ser a identidade visual da empresa, ajuda a gerar maior confiança nos leitores que decidiram abrir a mensagem.

Texto e imagem 

O conteúdo deve ser simples de entender e focar nas necessidades dos leitores. Em um e-mail marketing, deve existir uma proporção entre imagem e texto, sabia?

A recomendação é 60% (textos) + 40% (imagens). Logo, a imagem deve ser relevante e complementar a mensagem principal. 

Em muitos casos a imagem faz uma ponte entre o título e o resto do conteúdo do e-mail. Já o texto deve ser mostrado em parágrafos curtos ou, ainda melhor, em listas que mostram os principais benefícios que você deseja destacar.

CTA

A função do call to action é incentivar os leitores a realizar uma determinada ação, os direcionando para a próxima etapa da jornada de compra. Por isso deve ter um destaque considerável no e-mail. 

Geralmente em formato de botão, ele deve coincidir com o assunto do e-mail. Mas também é preciso que você utilize verbos de ação para incentivar o leitor a clicar nele. Além disso, utilize cores que o destaquem do resto do e-mail. 

Quais elementos visuais utilizar nos e-mails?

Agora que já vimos a estrutura básica de um e-mail marketing, chegou o momento de saber quais elementos visuais colocar na sua comunicação. Confira!

1. Conte a história da sua marca através de imagens

Os leitores tendem a ser atraídos e a passarem mais tempo olhando imagens em e-mails relevantes, em vez de lendo textos em uma página.

As imagens podem ser usadas para promover seus produtos para novos usuários. Você também pode criar uma apresentação de slides a respeito de seus produtos ou mostrar avaliações de clientes sobre a sua empresa, o que poderá fazer com que um novo usuário entenda por que ele deve escolher a sua marca.

Alternativamente, use as imagens como diretivas em sua estratégia de e-mail marketing. Embora imagens sejam interativas, aquelas que são especificamente diretivas mostram instruções sobre o papel que você deseja que o cliente desempenhe.

Você também pode usar imagens e outros conteúdos visuais do seu feed de mídia social para promover a empresa visualmente através do e-mail. O conteúdo de mídia social é altamente interativo, e a maioria dos usuários segue empresas e marcas em diferentes plataformas.

Não é necessário incluir imagens de todas as redes sociais. Em vez disso, combine o que há de melhor em todas elas para criar uma promoção visual atraente para a sua empresa.

Usar imagens é uma excelente tática para promover negócios via e-mail, especialmente se os concorrentes ainda estiverem usando as formas tradicionais de e-mail marketing.

Você também pode criar uma estratégia de entregabilidade de e-mail para planejar e gerenciar seus envios, evitando assim práticas que o colocarão na pasta de spam do cliente.

2. Use GIFs em seus e-mails

O formato Graphics Interchange, ou GIF, é uma imagem bitmap que permite animações. 

Inicialmente, os GIFs eram usados como uma ferramenta de mídia social para compartilhar conteúdo divertido. 

Hoje em dia, os GIFs dominam o mundo do marketing visual, e usá-los em seus e-mails demonstrará que sua empresa é moderna e dinâmica para o público tecnologicamente avançado.

Além disso, os GIFs já estão sendo usados pela grande maioria das empresas que operam e fazem marketing através de e-mails devido ao alto engajamento e aceitabilidade por parte dos usuários da internet.

Usar a estratégia de vendas AIDA em seus e-mails junto com GIFs pode aumentar significativamente a interação com os clientes e resultar em mais leads e receita para o seu negócio.

3. Combine os elementos visuais com o texto

Às vezes, os profissionais de marketing entendem as imagens e outros elementos visuais como meras decorações de texto e, por isso, não dão muita importância à relevância desses recursos em seus e-mails.

A não correspondência entre os elementos visuais e o conteúdo principal pode causar confusão e dissonância sobre a mensagem que você está tentando enviar através do e-mail.

Dependendo da natureza do seu negócio, você deve usar os elementos visuais e imagens apropriadas que enviam a mensagem correta para o leitor.

Se estiver usando os serviços de um designer para criar elementos visuais, certifique-se de que ele entendeu a mensagem que você deseja transmitir para o público através do e-mail visual.

Existem muitas ferramentas e softwares que permitem que você crie elementos visuais atraentes e informativos para seus e-mails. Caso não tenha acesso a um designer profissional, invista algumas horas para criar imagens originais usando as muitas ferramentas online que estão disponíveis gratuitamente.

Você também deve estar ciente dos dados demográficos básicos da sua lista de correspondência e de clientes, para que possa escolher o melhor momento para enviar um e-mail. Enviá-lo no momento certo pode aumentar o envolvimento do cliente e gerar mais conversões para sua empresa.

Certifique-se de que o conteúdo de texto do e-mail corresponda ao elemento visual ou imagem usada. Embora o e-mail marketing em si produza uma boa taxa de ROI, o uso de recursos visuais impulsionará o processo e proporcionará uma vantagem sobre os concorrentes que não usam as mesmas estratégias.

Já que falamos em ROI, que tal ver um vídeo sobre o assunto?

4. Faça integração com vídeos

O conteúdo em vídeo é a escolha principal para promoção e marketing dos profissionais do setor devido à excelente maneira de informar, interagir e entreter o público.

Uma estratégia de automação de marketing pode ser implementada para automatizar o processo de engajamento com clientes de um espaço mais amplo de forma mais personalizada, oportuna e eficiente.

Integrar conteúdo de vídeo em sua campanha não só tornará seu e-mail altamente interativo e envolvente, mas também o ajudará a se destacar da multidão.

Suponha que o produto que sua empresa oferece soluciona um problema dos clientes. Uma boa ideia é criar um vídeo “Como usar” ou no estilo “Faça você mesmo” e torná-lo parte da campanha de e-mail, para que os clientes saibam como o produto pode ser útil para eles.

Os usuários da internet geralmente estão mais interessados em assistir a vídeos sobre como fazer as coisas em vez de ler sobre elas. Você pode facilmente aproveitar isso e criar conteúdo em vídeo que o ajude a gerar receita através de e-mail marketing.

5. Estimule emoções através de elementos visuais

É muito difícil provocar uma resposta emocional dos leitores através do conteúdo em um e-mail.

Se o conteúdo for bom o suficiente para evocar uma resposta do destinatário, as chances de você ser notado e influenciar suas decisões aumentarão muito.

Garanta que o conteúdo visual não só complemente sua mensagem, mas também estimule uma resposta emocional.

Crie um esboço da ideia principal e de quais sentimentos você gostaria que as pessoas sentissem ao interagir com seu e-mail.

O tempo gasto na criação de tal conteúdo vale a pena devido à reciprocidade e ROI que este estilo de e-mail marketing oferece.

6. Chame mais atenção com infográficos 

O e-mail com elementos visuais chama muito mais a atenção do que um e-mail composto apenas de texto. Os seres humanos são naturalmente atraídos por imagens e, portanto, se você criar um e-mail com imagens, poderá atrair mais interesse do seu público-alvo.

A melhor maneira de fazer isso é criando um e-mail com infográfico!

Há diversas informações para se absorver por infográficos, mas elas são claramente demarcadas em seções. Cada item tem um cabeçalho e um ícone relativo ao assunto, que já dá ao leitor uma ideia do que esperar do conteúdo do texto.

Para aqueles que recebem vários e-mails por dia (ou seja, a maioria de nós, não é mesmo?), um e-mail gráfico se destaca totalmente na caixa de entrada, já que é uma maneira mais fácil e sucinta de interagir e absorver aquele conteúdo.

7. Trabalhe com visualizações de dados

Assim como os infográficos, as visualizações de dados são uma ótima maneira de compartilhar informações por meio de elementos visuais no e-mail.

Dados podem ser maçantes, quando simplesmente jogados para os usuários. No entanto, quando esses dados são transformados em um conteúdo visual, eles se tornam muito mais fáceis de serem compreendidos.

8. Insira ilustrações

As fotografias são ótimas para compartilhar uma mensagem direta ao público. Mas se você prefere abrir espaço para a interpretação, pode optar por utilizar ilustrações.

Um banner de e-mail que inclui uma ilustração pode ser algo cativante para o seu público, por exemplo.

Por mais atraentes que sejam, as ilustrações podem consumir muito tempo para serem criadas ou obtidas, caso você não tenha acesso aos recursos adequados. O ideal é avaliar o seu processo e capacidade de produção de conteúdo antes de se comprometer com essa atividade.

Vai uma dica bônus aí?

Deixe espaços em branco! Se e-mail precisa ter um layout com espaços em branco para torná-lo mais legível. Se muitos elementos estiverem agrupados, seus inscritos não conseguirão assimilar o texto ou apreciar os recursos visuais que você incluiu.

Com a experiência do usuário comprometida, seus e-mails podem não gerar tantas conversões. Na pior das hipóteses, seus inscritos podem até cogitar cancelar/remover a assinatura em sua lista.

Conclusão

É necessário manter e melhorar a qualidade geral de seus e-mails de tempos em tempos. 

A repetição de elementos visuais pode tornar-se monótona, mas o conteúdo visual renovado mantém os leitores continuamente envolvidos nas ofertas do seu negócio.

Tente manter o formato de seus e-mails simples e não o complique com conteúdo irrelevante, especialmente se houver a possibilidade de que eles não funcionem.

Verifique sempre o conteúdo do e-mail antes de enviar, certificando-se de que não há erros e de que a formatação está correta.

Além disso, tente não sobrecarregar a mensagem com muitos elementos visuais, pois isso pode dificultar a leitura e a visualização para alguns leitores devido ao tamanho do e-mail.

Crie conteúdo que seja agradável para o leitor e benéfico para a sua empresa a longo prazo.

E aí, curtiu o conteúdo? Então siga a Hubify nas redes sociais, estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

Conteúdo produzido por Venngage.

Autor Convidado
Buscar por