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WhatsApp Business e MoEngage para uma comunicação personalizada

6 minutos de leitura

O padrão de compra passa por transformações e é de extrema importância que as marcas acompanhem as mudanças nas preferências dos consumidores, concorda?

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Foi pensando nessa questão que a plataforma de engajamento do cliente, MoEngage,  introduziu uma nova funcionalidade: o WhatsApp Business. A ferramenta fornece informações detalhadas sobre o cliente e oferece campanhas personalizadas do WhatsApp para diferentes segmentos de consumidores.

Quer saber mais sobre como construir uma comunicação personalizada no WhatsApp Business com a MoEngage? Então, acomode-se e aproveite a leitura! 

Quem é a MoEngage?

A MoEngage é uma empresa sediada em San Francisco, Califórnia, e funciona como uma Plataforma de Engajamento de Consumidores (CEP) que ajuda profissionais de marketing ou gerentes/proprietários de produtos que desejam engajar, readquirir ou reter clientes. 

As empresas de consumo usam a MoEngage como uma ferramenta MarTech completa para manter os clientes engajados em vários canais (como push móvel, e-mail, SMS, no aplicativo ou WhatsApp) e em várias plataformas. 

Ou seja, a empresa é uma plataforma de engajamento de consumidores omnichannel inspirada em insights.

Como é a funcionalidade da MoEngage?

A plataforma de envolvimento baseada em insights da MoEngage analisa o comportamento do cliente em seu aplicativo móvel ou site. Ao usar um mecanismo baseado em inteligência artificial, os usuários da ferramenta podem prever as próximas etapas da jornada do cliente e acompanhá-las com alertas ou lembretes contextualmente relevantes.

A plataforma também divide os clientes em “microgrupos” de acordo com seu comportamento, auxiliando no suporte a uma experiência mais personalizada.

A MoEngage agrupa clientes com base em parâmetros como canais de aquisição, dados demográficos, localização e muito mais. Com essa integração, os profissionais podem fornecer mensagens altamente relevantes para o público desejado. 

Como usar a funcionalidade de WhatsApp Business da MoEngage?

Você sabia que pode usar o WhatsApp Business para compartilhar recomendações sobre novos produtos ou serviços, ou enviar cupons de descontos personalizados?

Quer ver mais exemplos? Acompanhe abaixo!

WhatsApp para varejo e e-commerce

Os comércios eletrônicos e varejistas podem usar esse canal de comunicação para enviar anúncios de vendas e ofertas, recomendar produtos para upsell, compartilhar atualizações, enviar informações de envio e status de rastreamento e coletar feedback de produtos adquiridos recentemente.

WhatsApp para mercado financeiro

As fintechs e empresas com foco no mercado financeiro conseguem aproveitar o WhatsApp para enviar lembretes de conclusão de Know Your Customer (KYC) e atualizações de status, compartilhar ofertas e anúncios de empréstimos e outros serviços de seguros. 

Além disso, ainda podem enviar atualizações de ações e portfólio de criptomoedas, lembrar os clientes sobre pagamentos de empréstimos e cartões de crédito e compartilhar extratos e informações de contas.

WhatsApp para saúde 

Já se seu negócio pertence ao ramo da saúde, você pode usar o WhatsApp Business para enviar ofertas e cupons de desconto, confirmar compromissos e enviar informações de localização, faturas de transações e muito mais.

Quais são os benefícios da comunicação personalizada?

Agora que já vimos sobre a funcionalidade de WhatsApp Business da MoEngage, chegou o momento de entender quais são as vantagens de utilizar esse recurso na sua estratégia. Veja a seguir!

Alta conversão

Quando um negócio transmite a mensagem certa, no momento certo e para a pessoa certa, há mais probabilidades de conversão, concorda?

A partir do momento que a empresa seleciona uma experiência para uma pessoa específica, é provável que o cliente em potencial se converta em um cliente real e efetue uma compra.

Experiência do cliente mais rápida

Atendimento personalizado pode ser traduzido como serviço mais rápido e eficaz, sabia? Com o auxílio de análises avançadas, você pode acompanhar as preferências de um potencial cliente e antever a causa provável dele entrar em contato com a sua empresa.

Isso significa que você se prepara melhor para qualquer consulta, resultando na resposta a perguntas e resolução de problemas mais rapidamente.

Atender às expectativas do cliente

Atualmente, todo e qualquer cliente espera ter uma experiência personalizada, não é mesmo?

Para isso, as empresas devem conhecer seus consumidores por meio da análise de informações, desde que a privacidade seja respeitada e os dados salvaguardados, para oferecer produtos e serviços conforme suas necessidades.

Isso acontece, justamente, porque os clientes sabem que as companhias acompanharão seus históricos de compras e preferências pessoais para oferecer um melhor serviço. 

Compartilhamento social e afinidade com a marca

Se os clientes aprovarem a experiência personalizada oferecida pela sua marca, eles podem compartilhar seus comentários positivos com amigos e conhecidos. Quando um serviço ou produto satisfaz os clientes e eles reagem positivamente, os mesmos começam a compartilhar seu apoio nas mídias sociais, gerando um aumento do alcance da marca ou do produto.

Equilíbrio entre automação e agentes ativos

Na maioria das vezes, os clientes não costumam explicar suas situações exatas para um agente humano. Ou então, suas necessidades são simples o suficiente para serem atendidas por um serviço automatizado.

Porém, em algumas ocasiões, uma consulta ou reclamação pode se transformar rapidamente na necessidade de falar com um agente. E quando isso ocorre, a transição precisa ser rápida e contínua.

Com a estrutura de serviço personalizada operando, você consegue antecipar essas mudanças e fornecer esse serviço sem interrupções.

Estratégia omnichannel

Junto à necessidade de atendimento personalizado, vem a necessidade de garantir que todas as comunicações sejam consistentes e sincronizadas, sabia?

É bem provável que os clientes se envolvam em vários canais da sua empresa. Por exemplo, eles podem procurar suas ofertas na loja antes de fazer uma compra no aplicativo ou tentar resgatar uma promoção por e-mail em seu site.

Essa sincronização de todos esses canais é conhecida como atendimento omnichannel.

Os consumidores desejam o mesmo tipo de recomendação de produtos dos vendedores da loja que recebem dos anúncios online. O atendimento personalizado pode oferecer a eles esse serviço de alta qualidade, onde quer que eles decidam interagir com a sua marca.

Maior receita

A partir do momento que a equipe de marketing conhece os canais de comunicação preferidos de um cliente, ela pode direcionar seus esforços para esses canais, de modo a gerar uma compra. 

Ou seja, se os clientes gostarem do que um negócio lhes oferece, tanto em termos de experiência quanto de produto, eles podem comprar mais dessa empresa e retornar várias vezes, resultando em um aumento no ROI.

Como é a parceria entre 8D Hubify e MoEngage?

Analisar o comportamento do consumidor e agir com base nos insights com mensagens personalizadas no canal preferido de cada um pode ser o que falta para acelerar o crescimento do seu negócio!

Com a 8D Hubify e a MoEngage esse passo fica ainda mais fácil!

Enquanto a 8D Hubify se encarrega de criar a estratégia, implementá-la e gerenciá-la, a MoEngage faz uma análise completa do comportamento dos usuários em aparelhos móveis.

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Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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