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Total Cost of Ownership: como ter visibilidade de nível empresarial com a plataforma da HubSpot

5 minutos de leitura

O uso de ferramentas e métricas para otimizar a gestão empresarial exerce grandes impactos nos negócios. O Total Cost of Ownership (TCO) é um exemplo disso e tem como principal objetivo auxiliar na redução de custos.

Isso porque essa é uma das melhores métricas para avaliar o quanto custa para adquirir um produto e por quanto tempo esse investimento pode durar. Em outras palavras, trata-se de um recurso que ajuda a fazer uma análise do ciclo de vida de uma aquisição, com base nos gastos diretos e indiretos.

Neste artigo, entenda a importância dessa métrica e saiba como a Hubspot pode ajudar a ter uma boa visibilidade de nível empresarial!

O que representa o Total Cost of Ownership?

O Total Cost of Ownership, conhecido também como TCO ou Custo Total de Propriedade mensura os gastos para adquirir um bem, produto ou serviço. Esse é um valor importante para a gestão empresarial, pois permite ter um controle maior sobre os investimentos e utilizar esses dados para tomar melhores decisões internas.

Para fazer o cálculo do TCO, é possível utilizar a seguinte fórmula:

TCO = valor de compra + despesas de implementação + gastos com a manutenção – preço de venda

Quando o assunto é elaborar um planejamento estratégico para garantir uma gestão eficiente, o uso dessa métrica é bastante recomendado. Afinal, lida diretamente com o valor gasto em uma operação e permite avaliar o custo-benefício de uma decisão. Desse modo, é um recurso que colabora, principalmente, para o controle financeiro de um negócio.

Qual o seu impacto nos negócios?

O principal impacto do TCO em uma empresa é a redução de custos. Com o uso da métrica, é possível fazer a análise de diferentes contextos e caminhos que um negócio pode tomar com determinadas decisões.

Com isso, é possível selecionar a opção que entrega uma maior economia, ao mesmo tempo que proporciona os benefícios esperados para a empresa. Dessa forma, essa métrica se relaciona com produtividade, lucratividade, longevidade e administração de um negócio.

O que considerar para calcular o TCO?

É interessante levar em conta que esses benefícios só podem ser obtidos ao observar os diferentes fatores envolvidos no cálculo do TCO. Para isso, é preciso considerar os custos a seguir.

Custos de aquisição

O primeiro passo é calcular o quanto a empresa precisa para adquirir um determinado bem. Embora o valor da aquisição não seja a única variável do TCO, essa é uma das mais importantes para as decisões da gestão.

Vale destacar que os custos de aquisição não se tratam apenas do preço do bem, serviço ou produto. O tempo despendido para as pesquisas e negociações, o período de depreciação da compra e até mesmo o transporte também estão inclusos.

Custos de implementação

O próximo passo é avaliar o quanto a empresa gasta para implementar o serviço ou produto. Isso envolve instalação, armazenamento, limpeza, aplicação, contratação de terceiros, entre outros pontos que garantem o aproveitamento da aquisição.

Suporte e manutenção

Os gastos com a manutenção e o suporte, sempre que necessário, também devem ser considerados. Até mesmo os seguros, as atualizações e as licenças, por exemplo, precisam fazer parte do cálculo.

Gastos diretos e indiretos

Existem também alguns custos diretos e indiretos que fazem parte do orçamento para a aquisição de um produto, que também precisa ser considerado para calcular o preço de venda, os benefícios do investimento, os retornos financeiros, entre outros pontos.

Custos de gerenciamento, comunicação, produção de conteúdo, inatividade, falhas e queda na produtividade precisam ser considerados. Isso vale tanto para o dinheiro gasto quanto o tempo e os recursos despendidos a longo prazo.

Por que contar com a HubSpot?

Ter o apoio de empresas parceiras e especialistas vai tornar a gestão muito mais prática e eficiente. A HubSpot conta com um software preparado para estratégias, suporte e serviços que auxiliam o crescimento da sua empresa.

Confira algumas das principais vantagens de ter a HubSpot como uma parceira de negócio

Visibilidade empresarial

As licenças gratuitas e ilimitadas da HubSpot têm de tudo para favorecer a visibilidade do progresso do seu negócio. Acompanhar os objetivos, o desempenho das equipes e o sucesso das estratégias adotadas na empresa é muito mais fácil com o acesso aos relatórios avançados que o software produz.

Ferramentas avançadas

Falando nisso, na HubSpot, você tem acesso a ferramentas gratuitas e de qualidade, integradas a um CRM de alto nível empresarial. Tudo isso é de grande utilidade para o processo de vendas, criação de anúncios e relacionamento com o cliente.

Sem custos adicionais

Como visto, as funcionalidades da plataforma HubSpot são totalmente gratuitas e ilimitadas. Ou seja, esses resultados podem ser obtidos sem nenhum custo adicional, o que só favorece a gestão financeira do seu negócio.

Diretório de soluções

Todas as soluções da HubSpot contam com credenciais e expertise para a atuação. A integração dos sistemas, os serviços de CRM, as práticas de marketing e demais iniciativas inovadoras têm o potencial de transformar a realidade da sua empresa e oferecer suporte para atingir cada vez mais objetivos.

Em outras palavras, com a escolha das soluções mais adequadas para o seu negócio, é possível desfrutar de uma série de benefícios. O Total Cost of Ownership, por sua vez, é uma métrica que apoia o seu desenvolvimento e ajuda a ter resultados mais promissores, a partir de uma boa visibilidade empresarial.

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Logo no primeiro ano de parceria, nos tornamos parceiros Gold, assim, conseguimos criar, implantar e gerir estratégias complexas nas 4 plataformas da marca. Em 2021, evoluímos de tier na parceria, passamos a ser membro Platinum da plataforma!

Com a expertise da 8D Hubify, aliada às funcionalidades da HubSpot seu negócio pode crescer ainda mais, de forma escalável e próspera.

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Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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